Browsing by Issue Date, starting with "2020-06-08"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- A importância das emoções no processo de escolha de vinhos: O caso dos vinhos do DãoPublication . Martins, Inês Gonçalves; Antunes, Joaquim Gonçalves; Novais, Cristina Maria de Jesus BarrocoO vinho sempre esteve de alguma forma vinculado à história do homem, seja por ser uma bebida com sabor e personalidade próprios, pelos benefícios que traz à saúde, ou simplesmente pela evocação de memórias, sentimentos e emoções. O vinho cada vez é mais caraterizado por parte do consumidor como um estilo de vida e um produto de ostentação. Um produto tão peculiar com atributos intrínsecos e extrínsecos que desencadeia no consumidor uma panóplia de emoções e sentimentos. A região demarcada do Dão é sobejamente conhecida pelos vinhos que oferece ao consumidor. O objetivo desta investigação baseia-se no conhecimento do consumidor de vinhos da região do Dão, percebendo o tipo de vinho que preferem consumir, quais os critérios que estão na base da escolha de um vinho da região do Dão, bem como as emoções associadas ao aroma e consumo de vinho desta região. Foi realizada uma revisão de literatura que permitiu entender a base científica desta investigação e a partir desse ponto desenvolveu-se uma entrevista aplicada no mês de junho a pessoas relacionadas de alguma forma com a área, como um enólogo, uma comercial de vinhos e uma dona de um restaurante, questionário este que permitiu retirar ilações relativamente às questões levantadas na revisão de literatura. Os resultados das entrevistas permitiram a elaboração de um questionário que foi aplicado a 211 indivíduos, em que 168 são consumidores de vinho da região do Dão, obteve-se a sua caracterização, o grau de conhecimento que o consumidor possui relativamente aos vinhos da região do Dão, o tipo de vinho que preferem consumir, os critérios que estão na base da escolha de um vinho da região do Dão e as emoções evocadas pelo aroma e consumo de um vinho desta região. As principais conclusões apontam para um consumidor de vinho da região do Dão com um nível de conhecimentos médio acerca dos vinhos da região, que consomem preferencialmente vinhos branco e tinto, que priorizam critérios como casta, produtor, marca, enólogo e medalhas/prémios aquando da escolha de vinho e que o consumo, bem como o aroma de um vinho da região do Dão evocam primordialmente emoções positivas, como felicidade, entusiasmo, inspiração, orgulho e calma.