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A importância das emoções no processo de escolha de vinhos: O caso dos vinhos do Dão

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O vinho sempre esteve de alguma forma vinculado à história do homem, seja por ser uma bebida com sabor e personalidade próprios, pelos benefícios que traz à saúde, ou simplesmente pela evocação de memórias, sentimentos e emoções. O vinho cada vez é mais caraterizado por parte do consumidor como um estilo de vida e um produto de ostentação. Um produto tão peculiar com atributos intrínsecos e extrínsecos que desencadeia no consumidor uma panóplia de emoções e sentimentos. A região demarcada do Dão é sobejamente conhecida pelos vinhos que oferece ao consumidor. O objetivo desta investigação baseia-se no conhecimento do consumidor de vinhos da região do Dão, percebendo o tipo de vinho que preferem consumir, quais os critérios que estão na base da escolha de um vinho da região do Dão, bem como as emoções associadas ao aroma e consumo de vinho desta região. Foi realizada uma revisão de literatura que permitiu entender a base científica desta investigação e a partir desse ponto desenvolveu-se uma entrevista aplicada no mês de junho a pessoas relacionadas de alguma forma com a área, como um enólogo, uma comercial de vinhos e uma dona de um restaurante, questionário este que permitiu retirar ilações relativamente às questões levantadas na revisão de literatura. Os resultados das entrevistas permitiram a elaboração de um questionário que foi aplicado a 211 indivíduos, em que 168 são consumidores de vinho da região do Dão, obteve-se a sua caracterização, o grau de conhecimento que o consumidor possui relativamente aos vinhos da região do Dão, o tipo de vinho que preferem consumir, os critérios que estão na base da escolha de um vinho da região do Dão e as emoções evocadas pelo aroma e consumo de um vinho desta região. As principais conclusões apontam para um consumidor de vinho da região do Dão com um nível de conhecimentos médio acerca dos vinhos da região, que consomem preferencialmente vinhos branco e tinto, que priorizam critérios como casta, produtor, marca, enólogo e medalhas/prémios aquando da escolha de vinho e que o consumo, bem como o aroma de um vinho da região do Dão evocam primordialmente emoções positivas, como felicidade, entusiasmo, inspiração, orgulho e calma.
ABSTRACT: Wine has always been in some way linked to the history of man, whether it is a drink with its own flavor and personality, the benefits it brings to health, or simply the evocation of memories, feelings and emotions. Wine is increasingly characterized by the consumer as a lifestyle and an ostentatious product. A product so peculiar with intrinsic and extrinsic attributes that it triggers in the consumer a panoply of emotions and feelings. The demarcated region of Dão is well known for the wines it offers to the consumer. The objective of this investigation is based on the knowledge of consumers of wines from the Dão region, realizing the type of wine they prefer to consume, which criteria are the basis for choosing a wine from the Dão region, as well as the emotions associated with the aroma and wine consumption of this region. A literature review was carried out that allowed to understand the scientific basis of this investigation and from that point on, an interview was applied in June to people related in some way to the area, such as an oenologist, a wine commercial and an owner of a restaurant, a questionnaire that allowed to draw conclusions regarding the issues raised in the literature review. The results of the interviews allowed the elaboration of a questionnaire that was applied to 211 individuals, in which 168 are consumers of wine from the Dão region, their characterization was obtained, the degree of knowledge that the consumer has regarding wines from the region of Dão, the type of wine they prefer to drink, the criteria that underlie the choice of a wine from the Dão region and the emotions evoked by the aroma and consumption of a wine from this region. The main conclusions point to a wine consumer from the Dão region with an average level of knowledge about the wines of the region, who preferably consume white and red wines, who prioritize criteria such as variety, producer, brand, winemaker and medals / awards when choice of wine and that consumption, as well as the aroma of a wine from the Dão region, primarily evoke positive emotions, such as happiness, enthusiasm, inspiration, pride and calm.

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Emoções Dão Consumo Vinho Escolha

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