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- Educação para a Cidadania no 1.º Ciclo do Ensino Básico: cidadania e questões de géneroPublication . Almeida, Ana Margarida da Costa; Cardoso, Ana Paula; Lacerda, CarlaEste relatório foi elaborado no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionado, do curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Encontra-se dividido em duas partes principais. A primeira parte apresenta o trabalho desenvolvido em contexto de estágio durante as Práticas de Ensino Supervisionado, nomeadamente a caraterização dos contextos e uma apreciação crítica das competências desenvolvidas durante o mesmo. A segunda parte visa a apresentação de um trabalho de investigação. O tema em estudo, cidadania e questões de género, foi inicialmente escolhido por ser uma das preocupações da sociedade atual. Somos confrontados diariamente com as desigualdades entre homens e mulheres nos mais variados contextos. Sendo as crianças o futuro da sociedade é importante perceber quais são as suas perspetivas sobre esta temática com implicações relevantes para a vida em comunidade. Em termos empíricos, este trabalho consistiu numa investigação sobre as práticas no 1.º Ciclo do Ensino Básico, utilizando diferentes técnicas, como a pesquisa documental, a observação participante, o inquérito por questionário e a entrevista através do focus grupo. Com os dados obtidos, e após a sua análise, pudemos concluir que os alunos da turma do 4.º ano que participaram no estudo alteraram as suas perspetivas relativamente à temática da igualdade de género. Compreenderam que é necessário haver respeito por ambos os sexos e que deve predominar a igualdade entre homens e mulheres no meio social e profissional, de modo a que a vida na sociedade seja justa e harmoniosa para todos.
- O Planeamento Estratégico no Marketing para o Setor ImobiliárioPublication . Santos, Ana Sara Lopes Corveira dos; Amaro, Suzanne FonsecaO presente relatório tem como objetivo expor as atividades realizadas no âmbito do estágio curricular realizado na empresa Area Casa, integrado no mestrado em Marketing da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viseu. Este estágio teve a duração de 6 meses e foi realizado ao abrigo do programa Erasmus na empresa Area Casa, dedicada à mediação imobiliária na cidade de Barcelona, Espanha. O objetivo primordial para a realização do estágio nestas circunstâncias nasce do desejo de adquirir conhecimentos a nível prático na área do marketing num ambiente diferente da realidade nacional revestindo esta experiência de outros matizes de aprendizagem, nomeadamente um outro idioma e a gestão das relações laborais num contexto multicultural. O relatório divide-se em 5 capítulos nos quais se pretende demonstrar de que forma é que esta experiência se desenvolveu, o suporte teórico que a norteou e as aprendizagens adquiridas. Ao longo deste trabalho é possível encontrar um enquadramento teórico do marketing no setor imobiliário, como diferentes dimensões deste como o marketing digital, o marketing interno ou o marketing de conteúdo podem ser trabalhadas para este setor. Entrando no tema do estágio, é apresentada uma caracterização da empresa e do contexto em que desenvolve a sua atividade para depois, com mais pormenor, se descrever as atividades que em concreto compuseram o período de estágio, como a relação com portais imobiliários e redes sociais. Na parte final do relatório é feita uma apreciação crítica do período de estágio, enunciando as aprendizagens adquiridas e os pontos positivos e negativos desta experiência, assim como, sugestões de alterações a implementar de forma a impulsionar a empresa no futuro.
- O uso, pelo órgão de gestão, da informação contabilística no exercício das suas funções em pequenas e médias empresas do distrito de ViseuPublication . Chaves, Jessica Fernandes; Martins, Isabel Maria Loureiro Pais EstevesAs empresas são constituídas por pessoas, que para efeitos da prática do comércio (em termos genéricos), se organizam e constituem sociedades. Ao longo dos anos, as novas exigências dos interessados na vida das empresas, tem ajudado a fomentar a utilização de novas tecnologias. É, portanto, essencial ter conhecimento e informação adequada, para poder atuar de forma correta, e de forma a ser eficiente para o bom desempenho da empresa. A informação, tem vindo a ser cada vez mais complexa, e cada vez mais importante para inúmeras situações ao longo do nosso dia a dia. O uso correto da informação e a aplicação da mesma é vista como uma vantagem competitiva. Principalmente, a informação contabilística, que tem vindo a ter um papel importante para a execução de funções na área de gestão. É importante saber qual o tipo de informação contabilística que é fornecida aos órgãos de gestão e, principalmente, se é usada para o exercício das suas funções. Existe muita literatura acerca deste tema, bem como estudos desenvolvidos. Muitos autores afirmam que o uso incorreto da informação contabilística pode prejudicar o bom desempenho da empresa. Assim, o estudo tem como objetivo saber qual o uso que os órgãos de gestão dão à informação contabilística, no exercício das suas funções, nas pequenas e médias empresas do distrito de Viseu. Através dos resultados obtidos não se pode afirmar que os órgãos de gestão deem a devida importância e o correto uso à informação contabilística. A tomada de decisão é um dos fatores, que continua a ser visto como uma situação, em que não é essencial o uso da informação contabilística. Desta forma, o órgão de gestão, ainda tem um longo caminho a percorrer, visto que a importância do uso, dado à informação contabilística ainda está muito aquém das expectativas.