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- Estratégias Inovadoras de Aprendizagem, com o uso de eco-sensores, no 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Tavares, Ana Alexandra Castro; Carvalho, Paula; Ribeiro, AntónioO presente Relatório Final de Estágio foi desenvolvido no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino de Matemática e Ciências Naturais do 2.º Ciclo do Ensino Básico e encontra-se separado em duas partes. Na primeira parte foi elaborada uma reflexão crítica sobre as Práticas de Ensino Supervisionadas, ao longo dos dois anos do Mestrado e na segunda parte foi realizado o projeto de investigação, que tem a finalidade de perceber se a utilização de eco-sensores no 1.º Ciclo do Ensino Básico contribui para sensibilizar alunos para a saúde ambiental da sua escola. Após a concretização de uma breve revisão bibliográfica, foi efetuado um estudo com alunos do 3.º ano do ensino básico, numa escola do 1.º Ciclo, no distrito de Viseu. Os alunos utilizaram eco-sensores para efetuar medições dos valores da temperatura e da humidade, a fim de perceberem como variava o conforto térmico da sua escola. Foram utilizados como instrumentos o inquérito, a entrevista e as notas de campo. Os resultados obtidos e analisados foram o nível de concordância dos alunos às afirmações dos inquéritos, que permitiram perceber a sua sensibilização para a saúde ambiental da sua escola.
- Institutionalization And Autonomy In Adolescents And YouthPublication . Oliveira, Liliana; Fernandes, Rosina; Martins, Emília; Mendes, Francisco; Araújo, PatríciaThe development of autonomy is influenced by different individual and contextual variables, that include socio-demographic and family/institutional (in cases where children live in residential care) background. Hence, the role residential care play in the process of providing children and youth at risk/danger with the adequate skills to prepare them to have an independent adult life is fundamental. A quantitative exploratory study was thus developed to characterize adolescents/young people autonomy (68.8% living in residential care) and to explore individual variables relevance in this area. Most of the participants lived in coastal areas of the country (69%), were female (76.2%) and age ranged between 13 and 24 (17.38±2.33). They completed the Autonomy Questionnaire for Adolescents. SPSS IBM 24 was used for data analysis and statistically significative differences were found (p˂.05): i) between males (with higher results) and females; ii) in functional autonomy according to age (higher scores among the 13-17 year-old group vs. 18- 24); iii) in functional and total autonomy, better in those living in residential care. These results stress the importance of investing in parental education initiatives that may foster the construction of youths’ autonomy in their own families considering the role played by gender and age in intervention.
- Estratégias Inovadoras de Aprendizagem, com o uso de eco-sensores, no 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Tavares, Ana Alexandra Castro; Carvalho, Paula; Ribeiro, AntónioO presente Relatório Final de Estágio foi desenvolvido no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino de Matemática e Ciências Naturais do 2.º Ciclo do Ensino Básico e encontra-se separado em duas partes. Na primeira parte foi elaborada uma reflexão crítica sobre as Práticas de Ensino Supervisionadas, ao longo dos dois anos do Mestrado e na segunda parte foi realizado o projeto de investigação, que tem a finalidade de perceber se a utilização de eco-sensores no 1.º Ciclo do Ensino Básico contribui para sensibilizar alunos para a saúde ambiental da sua escola. Após a concretização de uma breve revisão bibliográfica, foi efetuado um estudo com alunos do 3.º ano do ensino básico, numa escola do 1.º Ciclo, no distrito de Viseu. Os alunos utilizaram eco-sensores para efetuar medições dos valores da temperatura e da humidade, a fim de perceberem como variava o conforto térmico da sua escola. Foram utilizados como instrumentos o inquérito, a entrevista e as notas de campo. Os resultados obtidos e analisados foram o nível de concordância dos alunos às afirmações dos inquéritos, que permitiram perceber a sua sensibilização para a saúde ambiental da sua escola.