Browsing by Issue Date, starting with "2020-11-27"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Estudo e projecto de um equipamento de impressão 3d e fresagem CNCPublication . Rodrigues, Rogério Gonçalo Tomás; Gaspar, Daniel Augusto Estácio Marques MendesA versatilidade dos equipamentos é uma característica cada vez mais procurada e desejada no meio industrial, visando a melhor eficiência dos recursos na possibilidade de atender uma ampla gama de aplicações. O presente projeto tem como objetivo principal o desenvolvimento de uma máquina de impressão 3D, do tipo FDM (moldação por deposição fundida), com a capacidade de imprimir a grande maioria dos materiais e que para além dessa função seja facilmente convertida em uma máquina de gravação laser e uma pequena fresadora CNC que seja capaz da produção de PCB’s. Tendo isso em conta, surgiu a oportunidade de desenvolver um equipamento que seja capaz de realizar três processos de fabrico, que cada vez mais estão a ser aplicados na indústria em conjunto, que são: fabricação aditiva, fresagem de PCB’s e gravação laser. A conjugação destes processos possibilita que se produza uma placa de circuito impresso. De seguida grava-se o logo da empresa na mesma placa e finaliza-se realizando uma caixa para acondicionar a placa, podendo também produzir peças isoladas de cada processo. Tendo em vista que estes processos, isoladamente, têm vindo a demonstrar as suas potencialidades e suas vastas aplicações em diferentes ramos como na medicina, na indústria automóvel, aeroespacial, entretenimento, na educação entre outros. Assim espera-se que com a combinação dos vários processos essas potencialidades sejam mais evidentes e que possa surgir novas frentes de aplicação. Por tudo isso, a presente dissertação propõe o desenvolvimento do equipamento, começando por realizar o estudo e o projeto de modo a obter a melhor solução possível tendo também em atenção o custo final do projeto.
- Aplicação do TPM e do indicador OEE num posto da linha de montagem automóvelPublication . Gomes, Daniela Filipa Figueiredo; Gaspar, Daniel Augusto Estácio Marques MendesO presente relatório do trabalho de Estágio, está inserido na unidade curricular de Dissertação do Mestrado de Engenharia Mecânica e Gestão Industrial e foi desenvolvido no âmbito de um projeto dirigido à melhoria do desempenho operacional de um posto da linha de montagem, na empresa Peugeot Citroën Automóveis Portugal SA, em Mangualde. Verificando-se um crescente aumento da concorrência a nível mundial, é cada vez mais imprescindível para as empresas apostarem no fator competitividade e na otimização dos seus processos produtivos, a fim de terem a capacidade de responder rapidamente às necessidades e exigências do mercado. Nesse sentido, o objetivo principal deste trabalho foi o estudo da eficiência de um posto da linha de montagem automóvel, conhecido como “ilha das rodas”, integrado na linha de montagem automóvel e que executa a montagem das rodas por via de dois robôs. O estudo da eficiência foi realizado usando algumas ferramentas da metodologia do TPM (Total Productive Maintenance), nomeadamente a análise de Pareto, que após um estudo das paragens que ocorrem no posto, permite identificar quais as falhas prioritárias e as potencialidades de melhorias no posto. Posteriormente, foi aplicado o indicador OEE (Overall Equipment Effectiveness), que permite determinar os parâmetros da disponibilidade, performance e qualidade, imprescindíveis para retirar conclusões acerca da eficiência do posto, através de comparações com valores de referência. Finalmente, a aplicação da metodologia dos “5 porquês” permitiu identificar as possíveis causa-raiz das falhas prioritárias.
- Aplicação de Ferramentas Lean numa linha de montagem de componentes de automóvelPublication . Silva, Beatriz Alexandra de Almeida; Gaspar, Daniel Augusto Estácio Marques MendesEste relatório descreve o trabalho desenvolvido durante o estágio realizado na Brose, uma empresa de componentes do ramo automóvel, situada em Tondela. E teve como objetivo principal, a aplicação de duas ferramentas Lean, sendo estas, o SMED e o FMEA. A aplicação destas ferramentas permite a otimização da produção, através da diminuição de tempos de setup, bem como, através de medidas preventivas, prever e reduzir as falhas existentes nas linhas de montagem. A implementação do SMED, possibilitou uma melhoria em várias linhas de produção na empresa, tendo em conta que a proposta escolhida, podia ser transversal a quase todos os processos da fábrica. Do trabalho feito, conseguiu-se uma melhoria do tempos de ciclo de produto acabado, com um ganho médio de 17%, o que é uma melhoria que resulta em média o ganho de 10 peças por turno. Outro objetivo importante era a manutenção e atualização dos FMEA’s. Para este trabalho, reuniu-se uma equipa multidisciplinar para a avaliação do risco e definição dos planos de ação. Após a obtenção da informação atualizada, era feita uma auditoria pela qualidade para verificação de alguma lacuna ou estivesse algum processo em falta e, por fim, era feita uma reunião onde era desenvolvido o plano de ações para mitigar ou reduzir as falhas. A metodologia Lean, está cada vez mais presente nos dias de hoje, e todas as empresas e das mais variadas áreas, têm o objetivo de melhorar continuamente, sendo esta a definição mais básica da filosofia Lean. - a melhoria contínua dos processos, em conjunto com um balanceamento de custos.