Browsing by Issue Date, starting with "2021-05-31"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Estratégias de promoção turística para o Município de Castro Daire com base no estudo da procura turísticaPublication . Ferreira, Telmo Manuel Paiva; Novais, Cristina Maria de Jesus Barroco; Amaro, Suzanne FonsecaO objetivo da realização de um estudo da procura turística é a explicação do comportamento dos consumidores de bens e serviços, identificando motivações e preferências. O planeamento estratégico de um destino turístico deve estar sempre associado ao estudo do comportamento da procura e do consumidor em particular. O estudo da procura turística assume um papel determinante para os destinos, com grande preponderância no processo de tomada de decisões na área de comunicação e marketing. Neste sentido, os destinos turísticos devem desenvolver modelos para estudar a procura turística e efetuar previsões fiáveis da mesma, para elaborarem planos de marketing que contribuam decisivamente para a criação de produtos de acordo com as necessidades dos mercados. Neste projeto de Mestrado realizou-se um estudo da procura turística no concelho de Castro Daire, com o objetivo de identificar as motivações e preferências dos visitantes e aferir qual a imagem de destino que estes detêm de Castro Daire. Numa primeira fase, efetuou-se uma abordagem teórica apoiada numa revisão de literatura, sobre as variáveis Imagem de destino e Motivação turística, realizando-se também uma caraterização social, económica e turística de Castro Daire e uma análise dos produtos turísticos diferenciadores e com potencial de desenvolvimento. O estudo da procura turística foi efetuado através de uma metodologia qualitativa e quantitativa, com a realização de entrevistas aos agentes turísticos e aplicação de inquéritos online a visitantes e não visitantes deste destino turístico. Nas entrevistas, os agentes turísticos foram unânimes na atribuição de grande importância à realização do estudo da procura turística em Castro Daire. Através dos inquéritos registaram-se 829 respostas, 510 de pessoas que visitaram este destino e 319 de pessoas que nunca visitaram, sendo que os resultados do estudo permitiram identificar algumas caraterísticas sociodemográficas, motivações e preferências, medindo também a perceção da imagem de Castro Daire e o grau de satisfação em relação à visita. Dado que o estudo da procura turística é determinante para o planeamento, promoção e competitividade dos destinos, este projeto de Mestrado apresenta, também, algumas contribuições para o Turismo em Castro Daire na área da promoção turística, resultantes do estudo da procura efetuado.
- O perfil do turista e as suas motivações no território do Arouca GeoparkPublication . Chaves, Naír Balula; Novais, Cristina Maria de Jesus Barroco; Amaro, Suzanne FonsecaO objetivo geral desta investigação é conhecer as motivações que estão ligadas à pratica do Geoturismo e o perfil dos visitantes/Geoturistas no Arouca Geopark. Para se atingir o objetivo proposto, adotou-se uma abordagem mista, ou seja, a utilização dos métodos de investigação qualitativo e quantitativo. No qualitativo, foram efetuadas deis entrevistas exploratórias a stakeholders que atuam no território. Na abordagem quantitativa foi aplicado um inquérito online, tendo obtido um total de 840 respostas, das quais 607 pessoas já tinham visitado o Arouca Geopark. Com os resultados da investigação foi possível identificar as características sociodemográficas e de viagem do visitante ao Arouca Geopark. Também foi possível verificar as fontes de informação onde estes procuram detalhes sobre o território, sendo as mais evidenciadas neste estudo o "passa a palavra - família/amigos/colegas!, "site - Associação Geoparque Arouca", "site - Passadiços do Paiva" e "redes sociais". O estudo revela que as principais motivações para visitar o Arouca GeoparK são "Natureza e Aventura" e "Fuga à Rotina", existindo ainda outros fatores motivacionais, nomeadamente "Conhecimento", "Socializar", Desporto e Adrenalina" e "Sem Motivação". Ao nível das experiências foram identificados cinco fatores diferenciadores: "Qualidade Geral", "Educativa", "Evasiva", Relaxante" e "Interativa".Verificou-se que existem diferenças significativas entre as motivações e experiências de acordo com o género, idade, habilitações e rendimentos. A satisfação e a lealdade são também observadas neste estudo, permitindo avaliar a correlação da satisfação com as motivações e as experiências dos inquiriidos. Os resultados demonstram que os visitantes revelam uma elevada satisfação e lealdade com o Arouca Geopark. Este estudo possui grande relevância para os diversos agentes que atuam direta ou indiretamente no Arouca Geopark e outros Geoparques, uma vez que podem, assim, direcionar os seus produtos e serviços para quem os visita.