Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
47.97 MB | Adobe PDF |
Authors
Abstract(s)
O objetivo geral desta investigação é conhecer as motivações que estão ligadas à pratica do Geoturismo e o perfil dos visitantes/Geoturistas no Arouca Geopark. Para se atingir o objetivo proposto, adotou-se uma abordagem mista, ou seja, a utilização dos métodos de investigação qualitativo e quantitativo. No qualitativo, foram efetuadas deis entrevistas exploratórias a stakeholders que atuam no território. Na abordagem quantitativa foi aplicado um inquérito online, tendo obtido um total de 840 respostas, das quais 607 pessoas já tinham visitado o Arouca Geopark. Com os resultados da investigação foi possível identificar as características sociodemográficas e de viagem do visitante ao Arouca Geopark. Também foi possível verificar as fontes de informação onde estes procuram detalhes sobre o território, sendo as mais evidenciadas neste estudo o "passa a palavra - família/amigos/colegas!, "site - Associação Geoparque Arouca", "site - Passadiços do Paiva" e "redes sociais". O estudo revela que as principais motivações para visitar o Arouca GeoparK são "Natureza e Aventura" e "Fuga à Rotina", existindo ainda outros fatores motivacionais, nomeadamente "Conhecimento", "Socializar", Desporto e Adrenalina" e "Sem Motivação". Ao nível das experiências foram identificados cinco fatores diferenciadores: "Qualidade Geral", "Educativa", "Evasiva", Relaxante" e "Interativa".Verificou-se que existem diferenças significativas entre as motivações e experiências de acordo com o género, idade, habilitações e rendimentos. A satisfação e a lealdade são também observadas neste estudo, permitindo avaliar a correlação da satisfação com as motivações e as experiências dos inquiriidos. Os resultados demonstram que os visitantes revelam uma elevada satisfação e lealdade com o Arouca Geopark. Este estudo possui grande relevância para os diversos agentes que atuam direta ou indiretamente no Arouca Geopark e outros Geoparques, uma vez que podem, assim, direcionar os seus produtos e serviços para quem os visita.
Description
Keywords
Arouca Geopark Geoturismo Motivações Visitante