Browsing by Issue Date, starting with "2021-07-22"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Materiais didáticos na aprendizagem da MatemáticaPublication . Santos, Vera Lúcia Costa; Gomes, Helena; Martins, Ana PatríciaO presente relatório final de estágio foi realizado no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB e pretende apresentar o trabalho desenvolvido nas unidades curriculares das Práticas de Ensino Supervisionadas desenvolvidas em ambos os ciclos, assim como o projeto de investigação na área disciplinar de Matemática, no âmbito do 2.º CEB. Este projeto de investigação teve como foco o ensino-aprendizagem da Matemática apresentando como questão problema Em que medida o recurso a materiais didáticos no ensino da Matemática no 2.º CEB potencia aprendizagens significativas?, tendo como objetivos identificar as potencialidades do uso de barras de Cuisenaire, tangram, espelhos, mira, papel vegetal e torre de Hanói, no ensino-aprendizagem da Matemática no 2.º CEB e conceber tarefas matemáticas com recurso a materiais didáticos que sejam potenciadoras de aprendizagens significativas. A partir da revisão detalhada da literatura sobre o tema, criou-se e analisou-se um conjunto de tarefas matemáticas, com recurso a materiais didáticos, apresentando-se propostas de roteiros numa perspetiva de ensino exploratório, sendo o público-alvo alunos do 2.º CEB. O estudo trata-se de uma Investigação Baseada em Design (IBD), apoiando-se numa experiência de prática pedagógica. Esta metodologia parte de uma hipótese, tratando-se neste caso da questão problema já mencionada anteriormente, à qual a investigação pretende dar resposta. As tarefas matemáticas construídas com base no ensino exploratório e com recurso a materiais didáticos, designadamente barras de Cuisenaire, tangram, espelhos, mira, papel vegetal e torre de Hanói, permitiram concluir que o uso de materiais didáticos é potenciador de aprendizagens significativas. As barras de Cuisenaire e o tangram apresentam potencialidades para trabalhar os números racionais não negativos. Todavia a tarefa apresentada com recurso às barras de Cuisenaire aborda o sentido da fração como relação parte-todo e medida, enquanto que a tarefa em que se utiliza o tangram trabalha-se o sentido da fração como medida. A tarefa com recurso a espelhos, mira e papel vegetal revelou potenciar aprendizagens significativas ao nível das isometrias do plano, nomeadamente nas simetrias de reflexão e rotação. Também, a tarefa apresentada com recurso à torre de Hanói demostrou proporcionar aprendizagens significativas nos conteúdos das sequências e regularidades e potências de expoente natural. As tarefas matemáticas apresentadas neste trabalho com utilização dos materiais didáticos potenciam aprendizagens significativas, dado o material facilitar a abordagem dos conteúdos curriculares, promover o trabalho em grupo e proporcionar ainda as discussões matemáticas coletivas, sendo estes aspetos caracterizadores do ensino exploratório.
- Ativismo de marcas: a consolidação de marcas como agentes sociaisPublication . Souza, Rinaldo Wilson Oliveira de; Ferreira, Bruno Emanuel MorgadoNesta dissertação, estudou-se o uso de ativismos sociais pelas marcas e empresas como instrumentos de melhoria e de consolidação da sua comunicação e respetivo posicionamento. Para este estudo definiram-se três principais objetivos: 1) Perceber como é que o consumidor se sente em relação às marcas que utilizam as suas campanhas e as suas redes sociais como plataformas de ativismo; 2) Identificar quais são as pautas sociais que os consumidores tendem a aceitar que as marcas sinalizem nas suas campanhas e publicações, assim como quais os temas que apresentam um uso mais arriscado; 3) Analisar o impacto sobre o brand equity e o que isso pode ocasionar sobre o nível de consumo e buzz de uma marca, com o aparecimento, inclusive, de novos consumidores. Numa primeira parte, a revisão da literatura expõe a evolução do marketing até ao surgimento do conceito de brand activism. Percebe-se, assim, como é que esta nova forma de posicionamento tem consolidado a relação das marcas perante os diversos públicos-alvo e como é que é geradora, em si, de mudanças. Para o desenvolvimento deste projeto, foram levadas a cabo várias investigações com o recurso tanto a questionários como a entrevistas online. O propósito da metodologia foi principalmente exploratório e aconteceu entre outubro de 2019 e agosto de 2020. A análise dos resultados permitiu então obter uma maior visão sobre os diversos tipos de ativismo e quais são aqueles em que as marcas podem, ou não, envolver-se em determinados assuntos do ponto de vista do consumidor, além do reconhecimento da importância do ativismo das marcas pelo público no seu geral.
- Avós, crianças e livros: relato crítico de práticas e investigação na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Rodrigues, Joana Andreia Lourenço; Figueiredo, Maria Pacheco; Rocha, JoãoNa sociedade atual, as características e o papel dos avós na família apresenta diferenças em relação a outras épocas. São avós mais jovens, tendendo a cuidar-se e a manterem-se atualizados, acompanhando a geração dos seus netos em vez de se identificar uma diferença de estilo de vida e cultural significativa. A sociedade levou a uma aumento significativo de condições para um envelhecimento ativo e dinâmico. Também são avós cuja qualidade de vida lhes proporciona oportunidades de viverem de forma mais duradoura, também por avanços na Medicina. A nível familiar, os avós sempre foram considerados como pilares nas necessidades requeridas pela família, auxiliando e, por vezes, substituindo as principais funções dos progenitores na vida dos seus netos. O papel dos avós na vida das crianças foi o tema que orientou este relatório final de estágio que aborda as práticas de ensino supervisionadas realizadas em contextos de educação pré-escolar e 1.º ciclo do ensino básico e um estudo desenvolvido sobre a temática da representação dos avós na Literatura para a Infância. A partir do estudo, pretende-se contribuir para o conhecimento da forma como os avós são representados em livros de Literatura para a Infância, através de uma análise criteriosa de aspetos caraterísticos dos avós e relações intergeracionais. Discute-se, ainda, o potencial dos livros de Literatura para a Infância enquanto suporte para atividades sobre os avós com crianças em idade pré-escolar