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- As vivências dos enfermeiros com a utilização de equipamentos de proteção individual numa urgência COVID-19Publication . Figueiredo, Liliana Maria Costa; Ribeiro, Olivério de Paiva; Santos, EduardoEste relatório foi realizado no âmbito da unidade curricular Estágio com Relatório Final, em contexto de Urgência e em contexto de Cuidados intensivos, integrada no Curso de Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica, 7.ª edição, na Escola Superior de Saúde de Viseu. Contexto: o estágio em contexto de Urgência foi realizado num hospital na zona norte de Portugal e o estágio em Cuidados Intensivos num hospital da zona centro de Portugal. Objetivo: aquisição de competências na área de especialidade de Enfermagem Médico-Cirúrgica. Método: descritivo, exploratório, com análise crítica e reflexiva das atividades desenvolvidas e com base em fundamentação científica. Resultados: são descritas as competências adquiridas, atividades realizadas e desenvolvidas e é realizada avaliação de cada competência. Conclusões: O Ensino Clínico em contexto de Urgência e em contexto de Cuidados Intensivos contribuiu para o desenvolvimento de conhecimentos, fomentando aprendizagens e o desenvolvimento de habilidades e competências na área de especialidade de Médico- Cirúrgica. Este documento permite descrever as atividades realizadas e as competências adquiridas nos campos de estágio, descrevendo ambos os percursos e servindo de apoio à avaliação. Na parte III deste documento encontra-se, ainda, um artígo científico realizado no âmbito da mesma unidade curricular: “Vivências dos enfermeiros com a utilização de equipamentos de proteção individual numa urgência COVID-19”. Introdução: A pandemia por doença de Coronavírus de 2019 (COVID-19) teve uma rápida evolução e afetou os profissionais de saúde, que foram obrigados a usar equipamentos de proteção individual (EPI’s) para reduzir o risco de contrair ou transmitir a doença Coronavírus. Os EPI’s têm constituído um desafio à prestação de cuidados ao doente, relacionamento interpessoal e na saúde e bem-estar dos profissionais. Objetivos: Descrever as vivências dos enfermeiros com a utilização de equipamentos de proteção individual, num serviço de urgência COVID-19. Métodos: Foi aplicada uma metodologia qualitativa fenomenológica-hermenêutica, que permitiu uma reflexão sobre as estruturas básicas das experiências vividas, relatadas pelos participantes, tendo sido entrevistados 11 enfermeiros, num hospital na zona norte de Portugal. Resultados: Da análise das entrevistas emergiram 4 temas relativos às vivências dos enfermeiros e relativamente ao tema em estudo foram identificadas várias categorias: dificuldades e obstáculos, implicações na utilização, duração da utilização e atitudes dos utentes e familiares. Dentro destas foram identificadas várias sub-categorias, cuidadosamente analisadas neste estudo. Conclusões: O estudo evidenciou vários efeitos adversos e limitações decorrentes do uso de EPI’s, sugerindo o desenvolvimento de políticas e estratégias que garantam o bemestar dos enfermeiros e melhor capacidade de desempenho na realização de procedimentos e prestação de cuidados. Descritores: Cuidados de enfermagem; Doente Crítico; Urgência; Cuidados Intensivos; Enfermeiro especialista, Infecções por Coronavirus; Enfermagem; Pesquisa Qualitativa; Equipamento de Proteção Individual.
- Protocolos de atuação na abordagem ao doente com sépsis em contexto de Urgência : uma revisão sistemática com metanálisePublication . Ferreira, Carolina do Rosário Santos; Dias, António Madureira; Santos, EduardoO presente relatório surge no âmbito da Unidade Curricular “Estágio com Relatório Final em Contexto de Urgência e em contexto de Cuidados Intensivos inserida no plano de estudos do Curso de Mestrado e Pós-Licenciatura de Especialização em Enfermagem Médico-Cirúrgica da Escola Superior de Saúde de Viseu. Ao longo do mesmo foi sistematizado o percurso desenvolvido durante este período na aquisição de Competências Comuns e Específicas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem Médico Cirúrgica. No contexto do percurso académico, além das diferentes unidades curriculares teóricas, tive a oportunidade de realizar um conjunto experiências em dois contextos de estágio distintos, essenciais para o desenvolvimento de competências especializadas, conjugadas com a minha experiência prévia nesta área de intervenção. O primeiro estágio ocorreu no Serviço de Urgência Geral e o segundo na Unidade de Cuidados Intensivos do CHTV. A reflexão acerca das competências comuns e especificas, que se encontram descritas, demonstrou ser muito construtiva e enriquecedora, contribuindo para a perceção das minhas capacidades enquanto futura Enfermeira Especialista. Os objetivos definidos em cada um dos estágios foram atingidos, e as atividades desenvolvidas para a sua concretização foram adequadas. Os estágios foram uma oportunidade para a aquisição de novos conhecimentos e competências. A investigação desenvolvida que culminou na elaboração de um artigo com o tema Níveis de Literacia em Saúde nos Doentes Renais Crónicos em estadio 4 e 5 e seus preditores, a escolha recaiu na área nefrologia /Diálise à qual me dedico nos últimos 20 anos. Introdução: A literacia em saúde melhora a saúde das populações e permite uma melhor utilização dos serviços. Esta dimensão dos resultados em saúde assume particular relevo quando aplicada à gestão da doença crónica, pelo potencial de impacto que a mesma tem na morbimortalidade e na qualidade de vida. Objetivos: Descrever os níveis e determinar os preditores de literacia em saúde nos doentes com doença renal crónica. Métodos: Estudo não-experimental, quantitativo, transversal e de caráter descritivocorrelacional, realizado na Consulta de Esclarecimento da Unidade de Diálise do Centro Hospitalar Tondela Viseu. A análise dos dados teve por base estatística descritiva e foi realizado um modelo de regressão linear multivariado com recurso ao método Forward. Resultados: Foram incluídos 125 doentes, maioritariamente do género masculino (65,4%), com uma idade média de 63,46 anos (±14,64 anos). Prevalecem os doentes com literacia em saúde problemática (35,5%), seguindo-se os que revelam literacia em saúde inadequada (31,5%). Nas mulheres prevalecem níveis mais elevados de literacia em saúde inadequada (36,4%) e, nos homens, de literacia em saúde problemática (36,2%). As habilitações literárias e o género são preditores da literacia em saúde com efeitos positivos moderados a baixos (β=0,47 e β=0,13, respetivamente) e a idade com efeitos negativos baixos (β=-0,20). Conclusões: Considera-se imprescindível a implementação de estratégias que promovam mais literacia em saúde em pessoas com doença renal crónica, para que adotem comportamentos de adesão e de tratamento com resultados positivos na sua saúde. Palavras-chave: Enfermeiro Especialista, Desenvolvimento de Competências; Cuidados de enfermagem especializados; Pessoa em Situação Crítica.