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- Literacia em saúde em pessoas com diabetes tipo 2Publication . Ladeira, Cátia Andreia Figueiredo; Cunha, MadalenaEnquadramento: A Diabetes Tipo 2 compõe um grave problema de saúde pública e patenteia a principal causa de morbimortalidade prematura e de anos de vida ajustados para a incapacidade, impondo novos desafios organizacionais e de condutas profissionais. A recente Unidade Integrada de Diabetes do Centro Hospitalar Universitário Cova da Beira tem a necessidade imperativa de alicerçar-se em intervenções de qualidade em saúde, através do ensino da prevenção das complicações/ adesão ao tratamento, ajustando-se ao nível de literacia das pessoas assistidas. Objetivos: Avaliar o nível de literacia em saúde em pessoas com diabetes tipo 2. Métodos: Por prática reflexiva no âmbito do Curso de Mestrado, identificou-se uma realidade que se afigura como um problema passível de resolução – inexistência de informação científica acerca do nível de literacia na recente Unidade Integrada de Diabetes do Centro Hospitalar Universitário Cova da Beira, e por isso propôs-se analisá-lo sob uma abordagem enquadrável na Metodologia de Trabalho de Projeto desenvolvendo também um Projeto de Investigação. Prevê-se desenvolver um estudo do tipo quantitativo, de natureza descritiva, com enfoque transversal descritivo, sob a forma de estudo de caso. Serão aplicados um Questionário estruturado e da Escala de conhecimentos (DKQ-24) e Escala de Atividades de Autocuidado com Diabetes, inquirindo pessoas com diabetes tipo 2, assistidas na Unidade Integrada de Diabetes do Centro Hospitalar Universitário Cova da Beira. Resultados: Estruturou-se um Projeto de Intervenção e um Projeto de Investigação com vista à melhoria na área da qualidade em saúde, com o aumento da literacia em saúde nas pessoas com diabetes tipo 2, diminuindo o impacto desta patologia. Conclusão: A pesquisa científica efetuada e análise dos profissionais do contexto clínico, atestam a existência de necessidade efetiva de avaliar o nível de literacia. Suportada no tratamento da informação recolhida, a equipa multidisciplinar da Unidade Integrada de Diabetes, saberá como otimizar e potencializar intervenções de qualidade, e como zelar pela melhoria da arte do cuidar as pessoas inscritas nas suas consultas. Palavras-chave: Literacia em Saúde; Diabetes; Diabetes Tipo 2
- Níveis de literacia em saúde nos doentes renais crónicos em estadio 4 e 5 e seus preditoresPublication . Costa, Carolina Isabel Teixeira dos Santos; Ribeiro, Olivério de Paiva; Santos, EduardoO presente relatório surge no âmbito da Unidade Curricular “Estágio com Relatório Final em Contexto de Urgência e em contexto de Cuidados Intensivos inserida no plano de estudos do Curso de Mestrado e Pós-Licenciatura de Especialização em Enfermagem Médico-Cirúrgica da Escola Superior de Saúde de Viseu. Ao longo do mesmo foi sistematizado o percurso desenvolvido durante este período na aquisição de Competências Comuns e Específicas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem Médico Cirúrgica. No contexto do percurso académico, além das diferentes unidades curriculares teóricas, tive a oportunidade de realizar um conjunto experiências em dois contextos de estágio distintos, essenciais para o desenvolvimento de competências especializadas, conjugadas com a minha experiência prévia nesta área de intervenção. O primeiro estágio ocorreu no Serviço de Urgência Geral e o segundo na Unidade de Cuidados Intensivos do CHTV. A reflexão acerca das competências comuns e especificas, que se encontram descritas, demonstrou ser muito construtiva e enriquecedora, contribuindo para a perceção das minhas capacidades enquanto futura Enfermeira Especialista. Os objetivos definidos em cada um dos estágios foram atingidos, e as atividades desenvolvidas para a sua concretização foram adequadas. Os estágios foram uma oportunidade para a aquisição de novos conhecimentos e competências. A investigação desenvolvida que culminou na elaboração de um artigo com o tema Níveis de Literacia em Saúde nos Doentes Renais Crónicos em estadio 4 e 5 e seus preditores, a escolha recaiu na área nefrologia /Diálise à qual me dedico nos últimos 20 anos. Introdução: A literacia em saúde melhora a saúde das populações e permite uma melhor utilização dos serviços. Esta dimensão dos resultados em saúde assume particular relevo quando aplicada à gestão da doença crónica, pelo potencial de impacto que a mesma tem na morbimortalidade e na qualidade de vida. Objetivos: Descrever os níveis e determinar os preditores de literacia em saúde nos doentes com doença renal crónica. Métodos: Estudo não-experimental, quantitativo, transversal e de caráter descritivocorrelacional, realizado na Consulta de Esclarecimento da Unidade de Diálise do Centro Hospitalar Tondela Viseu. A análise dos dados teve por base estatística descritiva e foi realizado um modelo de regressão linear multivariado com recurso ao método Forward. Resultados: Foram incluídos 125 doentes, maioritariamente do género masculino (65,4%), com uma idade média de 63,46 anos (±14,64 anos). Prevalecem os doentes com literacia em saúde problemática (35,5%), seguindo-se os que revelam literacia em saúde inadequada (31,5%). Nas mulheres prevalecem níveis mais elevados de literacia em saúde inadequada (36,4%) e, nos homens, de literacia em saúde problemática (36,2%). As habilitações literárias e o género são preditores da literacia em saúde com efeitos positivos moderados a baixos (β=0,47 e β=0,13, respetivamente) e a idade com efeitos negativos baixos (β=-0,20). Conclusões: Considera-se imprescindível a implementação de estratégias que promovam mais literacia em saúde em pessoas com doença renal crónica, para que adotem comportamentos de adesão e de tratamento com resultados positivos na sua saúde. Palavras-chave: Enfermeiro Especialista, Desenvolvimento de Competências; Cuidados de enfermagem especializados; Pessoa em Situação Crítica.