Browsing by Issue Date, starting with "2022-02-22"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- A aplicação do método SWK e ferramentas lean no abastecimento de peças numa linha de montagem de automóveisPublication . Coutinho, Leandro Manuel Henriques; Gaspar, Daniel Augusto Estácio Marques Mendes; Lopes, Maria Odete MonteiroO presente relatório de trabalho de estágio, no âmbito do mestrado em Engenharia Mecânica e Gestão Industrial, foi realizado numa fábrica de montagem de automóveis do grupo Stellantis, e teve como base a área da Gestão Industrial. O objetivo do projeto de estágio consistiu em otimizar um posto de abastecimento na linha de montagem de um automóvel. Criando, assim, padrões de operações através de uma das ferramentas da metodologia Lean. Desta forma, torna-se possível identificar rapidamente os desperdícios e erros, e, posteriormente, resolvê-los. Para chegar ao objetivo pretendido, a empresa propôs a implementação da metodologia SWK – Standardised Work and Kaizen. O núcleo ou atividade chave desta ferramenta é a criação de modelos de trabalho padronizado. A definição de um posto de trabalho padronizado permite que todos os operadores do posto realizem a operação da mesma forma. Tornando-se mais fácil de identificar potenciais erros e conseguir rapidamente resolvê-los. O trabalho foi realizado no posto de abastecimento logístico ou “Picking MVA”. Partindo de uma observação do posto para posteriormente analisar as possíveis melhorias, de maneira a atingir o objetivo proposto. Através da implementação do SWK foi possível identificar ações de melhoria no posto de “Picking MVA”. Deste modo, ao serem implementadas, permitiram diminuir o tempo de ciclo, reduzir operações que não acrescentavam valor ao produto final e, sobretudo, criar um posto de trabalho ergonómico e eficiente. Em suma, permitiram que os operadores realizassem as operações sem falhas e sem stress.
- Programação da produção com recurso ao Sistema de Custeio Baseado nas Atividades: o caso Brintons PortugalPublication . Riquito, Renato Filipe Amaral Gonçalves; Figueiredo, António José Queirós S. de; Barros, Samuel Ferreira deA indústria de carpetes está inserida num mercado globalizado, o qual tem vindo a ganhar uma maior intensidade e exigência com o aumento da competitividade mundial. Neste contexto, há uma tendência natural para competir a nível global. Numa perspetiva mundial de cadeia de valor, é necessário competir através do menor custo ou diferenciação, ganhando maior relevância a análise de valor e a capacidade de adaptação às novas realidades. Mediante esta necessidade, as organizações têm de adaptar os processos e procurar melhorar, tanto na rapidez de produção, como na redução dos custos de transformação dos produtos, para conseguirem ser competitivas e singrar neste mundo global extremamente concorrencial. Neste projeto pretende-se encontrar formas de apoiar a tomada de decisão no processo produtivo, nomeadamente sobre eventuais características do produto ou do tipo de processo de produção, através de uma programação otimizada. Pretende-se criar uma ferramenta que suporte o planeamento da produção, tendo como base a análise dos custos das atividades necessárias para cada tipo de produção. Visará a melhoria da eficiência da programação de alcatifas, com a contribuição do sistema de custeio baseado nas atividades (ABC) Este sistema comporta a imputação dos custos dos recursos usados e consumidos às diversas atividades desenvolvidas e tem como objetivo melhorar a imputação de custos indiretos aos produtos. A informação obtida pelos sistemas ABC pode ser relevante para a tomada de decisões operacional e estratégica da empresa através da gestão baseada nas atividades (ABM).
- Gestão da manutenção de um parque eólico e análise de indicadores de desempenhoPublication . Rodrigues, Carlos Jorge Pinto; Lopes, Maria Odete Monteiro; Oliveira, Serafim Paulo Melo deA procura por energia, e consequentemente por energias limpas faz com que o setor das energias renováveis esteja em constante desenvolvimento tecnológico, onde se destaca a produção de energia eólica. A maximização dos ativos é essencial para o crescimento das empresas e um parque eólico apesar de todas as especificidades que possui, não deixa de ser uma instalação industrial para a produção de energia elétrica. O objetivo principal deste estudo de caso foi a aplicação de algumas metodologias de gestão Lean focalizadas na melhoria contínua e na manutenção produtiva total (TPM), com base nas normas internacionais (ISO) e as normas europeias (EN) que definem os vários tipos de manutenção bem como os indicadores chave de performance da manutenção (KPI’s). No trabalho desenvolveu-se uma metodologia para a identificação e seleção de indicadores da manutenção, para isso foi necessário efetuar o levantamento, registo e análise de todas as atividades operacionais e registos de paragens dos aerogeradores para o período em estudo. Desta forma foi possível a quantificação, análise e aplicabilidade de diversos indicadores de manutenção, que se tornam ferramentas indispensáveis na tomada de decisão. No âmbito deste estudo de caso selecionaram-se os indicadores mais importantes que serão usados nos relatórios gráficos (dashboards), e que são fundamentais para desenvolvimento de planos futuros e melhorias a implementar na operação e manutenção do parque eólico. A imprevisibilidade no parque eólico, provocada por fatores externos como o excesso de vento ou chuva, condiciona muitas vezes a planificação dos trabalhos, forçando a que o processo de manutenção seja dinâmico e flexível. Apesar do processo de manutenção ser dinâmico todos os indicadores apresentaram resultados bastante satisfatórios salientando-se zero acidentes para os indicadores de manutenção ao nível da higiene, segurança e saúde no trabalho. Ao nível operacional destaca-se a redução de 13% no tempo reportado em tarefas administrativas e um aumento nas atividades fundamentais para a exploração do parque eólico.