Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Conhecimento dos pais sobre recomendações para a higiene do sono em crianças pré-escolares

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
MartaAlexandraAntunesDuque_RM.pdf2.67 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Enquadramento: O presente relatório de estágio é o culminar de um percurso de formação que reflete a aquisição e o desenvolvimento de competências especializadas, que tiveram como tema central a higiene do sono em crianças pré-escolares, com foco no conhecimento dos pais. Enquanto necessidade humana básica, o sono é vital para o crescimento e desenvolvimento infantil, uma vez que é durante o sono que ocorrem vários processos metabólicos necessários ao equilíbrio do organismo a curto, médio ou longo prazo. Objetivos: Descrever objetivamente as experiências e atividades desenvolvidas durante os diversos contextos de estágio para o desenvolvimento de competências especializadas em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica; Analisar criticamente os contributos deste percurso, tendo como base o tema central sobre as recomendações para a higiene do sono em crianças pré-escolares; Identificar os conhecimentos dos pais sobre as recomendações para a higiene do sono em crianças pré-escolares, através da realização de um estudo de Revisão Sistemática da Literatura (RSL) neste âmbito. Metodologia: sobretudo descritiva e reflexiva centrada nas atividades realizadas no percurso formativo para o desenvolvimento de competências especializadas em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica. Integra um estudo de Revisão Sistemática da Literatura segundo o protocolo do Instituto Joanna Briggs®, tendo por base uma pesquisa nas bases de dados MEDLINE e CINAHL via EBSCOhost, de estudos publicados entre 2017 e 2021 nos idiomas inglês, português e espanhol. Os estudos foram posteriormente avaliados com base em critérios de inclusão definidos previamente e avaliados quanto à sua qualidade metodológica por dois investigadores. Dos 448 estudos iniciais foram incluídos 5, cuja meta-agregação permitiu realizar a síntese das evidências. Resultados: As competências desenvolvidas, enquanto futura enfermeira especialista, serão um subsídio para a melhoria da qualidade dos cuidados prestados à criança/família nos diversos contextos onde se encontra. Dos cinco estudos incluídos na RSL foram extraídos 12 achados, sintetizados em três categorias. As evidências sugerem que há pais que demonstram conhecer algumas estratégias/ recomendações para uma boa higiene do sono e aplicam rotinas de dormir. Contudo, há os que que referem nunca ter tido ensinos sobre o tema; os que desvalorizam as rotinas para uma boa higiene do sono na idade pré-escolar e, ainda, os que não têm conhecimento e não aplicam estratégias/recomendações para a boa higiene do sono. Conclusão: O desenvolvimento de competências permitiu criar evidências sobre a temática central em estudo e responder à questão de partida, apurando-se conhecimentos diversos no âmbito do papel parental para uma boa higiene do sono. Os enfermeiros necessitam, frequentemente, realizar ensinos sistemáticos neste âmbito, no sentido de desenvolver habilidades parentais, neste domínio, com repercussões na saúde e qualidade de vida da criança e da família. Palavras-Chave: Crianças pré-escolares; Conhecimento; Estratégias; Pais; Higiene do sono; Perceção; Recomendações
Abstract Introdution: This training report of the internship is the culmination of a development of specialized skills, which had as its central theme the preschool sleep hygiene, focused on the knowledge of parents. While a basic human need, development is vital for the human and basic growth, since the development of various processes sleep is vital for child child growth and development, since it is during sleep that several metabolic processes necessary for the body's balance in the short, medium or long term occur. Objectives: Objectively describe experiences and activities developed in different internship contexts for the development of specialized skills in Child and Pediatric Health Nursing; Critically analyze the contributions of this path, based on the central theme of healthy sleep recommendations in preschool children; To identify parents' knowledge of healthy sleep hygiene habits recommendations in preschoolers, through a Systematic Review in this area. Methodology: mainly descriptive and reflective centered on the activities carried out in the development of specialized competencies in Child and Pediatric Health Nursing. Includes a systematic review, according to the protocol of the Joanna Briggs Institute ®, based on a database research in Medline and CINAHL databases via EBSCOhost, of studies published between 2017 and 2021 in English, Portuguese and Spanish. The studies were further evaluated based on previously defined inclusion criteria and for their methodological quality by two researchers. Of the 448 initial studies five were included, whose meta-aggregation was performed to a synthesis of the joint analyses. Results: The skills developed as a future specialist nurse will be a subsidy for the improvement of the quality of care provided to the child/family in the different contexts where they are. Of the five studies included in the RSL, 12 findings were extracted, synthesized into three categories. Evidence suggests that there are parents who demonstrate that they know some strategies/recommendations for good sleep hygiene and apply bedtime routines, however there are parents who report never having had any education based on the subject; parents devalue routines for good sleep hygiene at preschool age; parents are unaware and do not apply strategies/recommendations for good sleep hygiene. Conclusion: The development of skills allowed creating evidence on the central theme under study and answering the starting question, ascertaining different knowledge in the context of the parental role for good sleep. Nurses need to carry out systematic education in this thematic, in order to develop parenting skills in this area with repercussions on the health and quality of life of the child and the family. Keywords: Preschool children; Knowledge; Strategies; Parents; Sleep hygiene; Perception; Recommendations

Description

Keywords

Conhecimentos, atitudes e prática em saúde Criança de idade pré escolar Directrizes Higiene do sono Pais Revisão Sono Child, preschool Guidelines as topic Health knowledge, attitudes, practice Parents Review Sleep Sleep hygiene

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue