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- Conhecimentos percecionados pela puérpera na alta hospitalarPublication . Feliciano, Anabela AlmeidaO presente documento trata-se de um relatório de estágio, desenvolvido no âmbito da Unidade Curricular “Estágio com Relatório Final: Enfermagem de Saúde Materna, Obstétrica e Ginecológica”, inserida no Curso Mestrado em Enfermagem de Saúde Materna Obstetrícia e Ginecologia do Instituto Politécnico de Viseu – Escola Superior de Saúde de Viseu, e teve por intuito a descrição do processo de aquisição e desenvolvimento de conhecimentos e competências específicas referentes ao Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica, definidas pelo Regulamento n.º 391/2019 da Ordem dos Enfermeiros. Este estágio foi realizado no Centro Hospitalar Tondela-Viseu, EPE e na Unidade de Saúde Familiar Infante D. Henrique. No decorrer deste, foi possível planear e executar cuidados de enfermagem especializados, suportados pela melhor evidência científica, tendo sido realizada a sua descrição, análise e reflexão crítica. Neste percurso formativo, uma das temáticas que me suscitou especial interesse foi o conhecimento percecionado pela puérpera na alta hospitalar. Decorrente do interesse nesta temática, quisemos explorar a relação entre os conhecimentos percecionados pela puérpera na alta hospitalar e as variáveis sociodemográficas, obstétricas e as preocupações maternas. Para o efeito desenvolvemos um estudo analítico, descritivo-correlacional, transversal, quantitativo, com amostra não probabilística por conveniência constituída por 206 puérperas internadas numa unidade hospitalar da região Centro de Portugal, aquando da alta hospitalar. Findo este percurso, verificamos que, relativamente aos conhecimentos percecionados pela puérpera na alta hospitalar, 42.7% possui conhecimentos percecionados moderados, seguido das puérperas com conhecimentos percecionados elevados (30.1%). Os conhecimentos percecionados são influenciados pelas variáveis sociodemográficas (grupo etário e zona de residência) e pelas variáveis obstétricas (tempo de gestação, local onde ficou o bebé após o nascimento e dúvidas quanto ao autocuidado e cuidado ao bebé). Em relação às preocupações maternas, 38.3% manifestou preocupações reduzidas, e estas são as que apresentam conhecimentos percecionados elevados, revelando que as preocupações maternas têm impacto nos conhecimentos percecionados das puérperas na alta hospitalar. Podendo concluir-se que, os enfermeiros especialistas em enfermagem de saúde materna e obstétrica, desempenham um papel fundamental no serviço de internamento de obstetrícia no planeamento e prestação de cuidados de qualidade ao nível do ensino e promoção da literacia em saúde no período puerperal, aumentando os conhecimentos e as competências das puérperas para o autocuidado e cuidado ao recém-nascido. Palavras-chave: puérpera; pós-parto; autocuidado; recém-nascido; conhecimento; alta hospitalar.
- As canções infantis como um recurso didático para o desenvolvimento de ideias matemáticas na Educação Pré-EscolarPublication . Cairrão, Daniela Alexandra da Costa; Aguiar, Maria Cristina; Gomes, HelenaO presente Relatório Final de Estágio foi desenvolvido no âmbito do curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico para a obtenção do grau de Mestre. Este trabalho está dividido em duas partes fundamentais, mais propriamente uma reflexão crítica sobre as práticas desenvolvidas em contexto de estágio e ainda uma investigação que tem como título “As canções infantis como um recurso didático para o desenvolvimento de ideias matemáticas na Educação PréEscolar”. No que diz respeito à reflexão crítica sobre as práticas, pode referir-se que foi feita uma análise sobre as experiências vividas em contexto de estágio em Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico, tendo em consideração os Padrões de Desempenho Docente. O trabalho de investigação realizado teve como objetivo averiguar as conceções e práticas dos educadores de infância relativamente ao potencial didático das canções infantis na aprendizagem da Matemática, pois através da pesquisa bibliográfica foi possível averiguarmos uma forte conexão entre estas duas áreas e sabemos que na aprendizagem e desenvolvimento das crianças as várias áreas do saber estão fortemente articuladas. Desta forma, foram feitas entrevistas semiestruturadas a alguns educadores de infância, de modo a compreendermos se essa mesma articulação era feita e de que forma. As informações obtidas com esta investigação permitiram-nos conhecer a perspetiva dos educadores de infância relativamente às canções infantis como sendo um recurso didático para o desenvolvimento de ideias matemáticas. Conseguimos concluir que os educadores utilizam frequentemente as canções para a aprendizagem da Matemática.