Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Conhecimentos percecionados pela puérpera na alta hospitalar

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
AnabelaAlmeidaFeliciano_RM.pdf1.79 MBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

O presente documento trata-se de um relatório de estágio, desenvolvido no âmbito da Unidade Curricular “Estágio com Relatório Final: Enfermagem de Saúde Materna, Obstétrica e Ginecológica”, inserida no Curso Mestrado em Enfermagem de Saúde Materna Obstetrícia e Ginecologia do Instituto Politécnico de Viseu – Escola Superior de Saúde de Viseu, e teve por intuito a descrição do processo de aquisição e desenvolvimento de conhecimentos e competências específicas referentes ao Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica, definidas pelo Regulamento n.º 391/2019 da Ordem dos Enfermeiros. Este estágio foi realizado no Centro Hospitalar Tondela-Viseu, EPE e na Unidade de Saúde Familiar Infante D. Henrique. No decorrer deste, foi possível planear e executar cuidados de enfermagem especializados, suportados pela melhor evidência científica, tendo sido realizada a sua descrição, análise e reflexão crítica. Neste percurso formativo, uma das temáticas que me suscitou especial interesse foi o conhecimento percecionado pela puérpera na alta hospitalar. Decorrente do interesse nesta temática, quisemos explorar a relação entre os conhecimentos percecionados pela puérpera na alta hospitalar e as variáveis sociodemográficas, obstétricas e as preocupações maternas. Para o efeito desenvolvemos um estudo analítico, descritivo-correlacional, transversal, quantitativo, com amostra não probabilística por conveniência constituída por 206 puérperas internadas numa unidade hospitalar da região Centro de Portugal, aquando da alta hospitalar. Findo este percurso, verificamos que, relativamente aos conhecimentos percecionados pela puérpera na alta hospitalar, 42.7% possui conhecimentos percecionados moderados, seguido das puérperas com conhecimentos percecionados elevados (30.1%). Os conhecimentos percecionados são influenciados pelas variáveis sociodemográficas (grupo etário e zona de residência) e pelas variáveis obstétricas (tempo de gestação, local onde ficou o bebé após o nascimento e dúvidas quanto ao autocuidado e cuidado ao bebé). Em relação às preocupações maternas, 38.3% manifestou preocupações reduzidas, e estas são as que apresentam conhecimentos percecionados elevados, revelando que as preocupações maternas têm impacto nos conhecimentos percecionados das puérperas na alta hospitalar. Podendo concluir-se que, os enfermeiros especialistas em enfermagem de saúde materna e obstétrica, desempenham um papel fundamental no serviço de internamento de obstetrícia no planeamento e prestação de cuidados de qualidade ao nível do ensino e promoção da literacia em saúde no período puerperal, aumentando os conhecimentos e as competências das puérperas para o autocuidado e cuidado ao recém-nascido. Palavras-chave: puérpera; pós-parto; autocuidado; recém-nascido; conhecimento; alta hospitalar.
Abstract This document is an internship report, developed within the Curricular Unit "Internship with Final Report: Maternal, Obstetric and Gynecological Health Nursing", inserted in the Master's Course in Maternal Health Nursing, Obstetrics and Gynecology of the Polytechnic Institute of Viseu - Escola Superior de Saúde de Viseu, and aimed at describing the process of acquiring and developing specific knowledge and skills regarding the Specialist Nurse in Maternal and Obstetric Health Nursing, defined by Regulation No. nurses. This internship was carried out at Centro Hospitalar Tondela-Viseu, EPE and at the Infante D. Henrique Family Health Unit. During this period, it was possible to plan and execute specialized nursing care, supported by the best scientific evidence, and its description, analysis and critical reflection were carried out. In this training path, one of the themes that aroused special interest in me was the knowledge perceived by the puerperal woman at hospital discharge. Due to the interest in this topic, we wanted to explore the relationship between the knowledge perceived by the puerperal woman at hospital discharge and the sociodemographic and obstetric variables and maternal concerns. For this purpose, we developed an analytical, descriptive-correlational, cross-sectional, quantitative study, with a non-probabilistic convenience sample consisting of 206 postpartum women admitted to a hospital in the Central region of Portugal, at the time of hospital discharge. At the end of this journey, we found that regarding the knowledge of postpartum women at hospital discharge, 42.7% have moderate knowledge, followed by postpartum women with high knowledge (30.1%). Sociodemographic variables (age group and area of residence) and obstetric variables (time of gestation, place where the baby was after birth and doubts about self-care and care for the baby) have an impact on the knowledge of postpartum women at the time of hospital discharge. Regarding maternal concerns, 38.3% expressed low concerns, and these are the ones with high knowledge, revealing that maternal concerns have an impact on the knowledge of postpartum women at hospital discharge. It can be concluded that, nurses specializing in maternal and obstetric health nursing play a fundamental role in the obstetrics inpatient service in the planning and provision of quality care in terms of education and promotion of health literacy in the period postpartum period, increasing the knowledge and skills of postpartum women for self-care and care for the newborn. Keywords: postpartum women; post childbirth; self-care; newborn; knowledge; hospital discharge.

Description

Keywords

Autocuidado Competência profissional Conhecimentos, atitudes e prática em saúde Enfermagem obstétrica Literacia em saúde Papel do enfermeiro Puerpério Health knowledge, attitudes, practice Health literacy Nurse's role Obstetric nursing Postpartum period Professional competence Self care

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue