Browsing by Issue Date, starting with "2022-07-21"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Inovação Pedagógica no 1.º Ciclo do Ensino Básico: processos de inclusão numa Escola da periferia de ViseuPublication . Santos, Carolina Alexandra Andrade dos; Cardoso, Ana Paula; Rocha, JoãoO Relatório Final de Estágio desenvolvido no âmbito do Mestrado em Educação PréEscolar do 1.º do Ensino Básico é um documento que integra uma primeira parte que remete para a reflexão crítica sobre as práticas desenvolvidas em contexto, no âmbito da Educação Pré-Escolar (EPE) e do 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB) e uma segunda parte, que inclui um estudo desenvolvido para compreender os processos de inclusão que foram implementados numa Escola do 1.º CEB da periferia de Viseu. Relativamente à primeira parte deste relatório, foi necessário recorrer a documentos orientadores, incluindo os Padrões de Desempenho Docente, bem como aos materiais desenvolvidos e utilizados durante os estágios. Na segunda parte deste relatório, realizámos um estudo de caso de cariz qualitativo, recorrendo à observação, à pesquisa documental, a entrevistas semiestruturadas a vários intervenientes educativos e aos testes sociométricos para percebermos os fatores que potenciam a inclusão de alunos numa escola maioritariamente frequentada por alunos de etnia cigana. Com os dados obtidos durante a investigação, foi possível tirar algumas conclusões, algumas das quais vão ao encontro das ideias e estudos dos autores apresentados. Dessa forma, conseguimos responder às questões-problema expostas neste estudo, bem como pudemos compreender e analisar as práticas na escola do 1.º CEB que é objeto de estudo. As conclusões deste estudo evidenciam o trabalho que tem sido desenvolvido no âmbito da inclusão de alunos ciganos, tendo como base um conjunto de pressupostos, linhas orientadoras e uma pedagogia inovadora e diferenciada que se enquadra no contexto em particular. A escola do 1.º CEB alvo de estudo apresenta, assim, uma metodologia inovadora e alternativa que visa a inclusão de alunos de alunos de várias etnias, promovendo a existência de diversidade cultural no espaço educativo. Uma metodologia que parte dos interesses e da experiência dos alunos para o desenvolvimento de outras competências e novos conhecimentos fundamentais para o desenvolvimento social, pessoal e cognitivo.