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- Desenvolvimento de um datalogger de baixo custo para aquisição de dados de equipamentos em parques solares fotovoltaicosPublication . Almeida, Diogo Miguel Melo de; Costa, Paulo Moisés Almeida da; Tomé, Paulo Rogério PerfeitoA monitorização de parques solares fotovoltaicos é, em particular nas instalações de maior potência instalada, uma atividade crucial para assegurar o adequado desempenho técnico e económico destas unidades de produção de eletricidade. A referida monitorização implica a aquisição de dados relativos ao funcionamento das centrais, em termos de grandezas elétricas e não elétricas (meteorológicas). Estes dados possibilitam o cálculo de indicadores de desempenho (por exemplo energia efetivamente produzida face ao valor expectável) e a deteção de situações de falha. A aquisição dos dados necessários à monitorização contínua de uma central impõe a comunicação com diversos equipamentos instalados no parque fotovoltaico. O presente trabalho, realizado em parceria com a empresa Voltalia Portugal S.A., tem por objetivo fundamental o desenvolvimento de um sistema de aquisição e registo de dados (“datalogger”) provenientes de equipamentos instalados em parques solares fotovoltaicos, nomeadamente inversores, sensores (temperatura, irradiância, tensão e corrente), autómatos e até mesmo servidores. O sistema desenvolvido destina-se, principalmente, a ser utilizado em parques solares mais antigos, cujos equipamentos não possuem acesso a softwares com as funcionalidades pretendidas. O desenvolvimento deste projeto teve como base partes de dataloggers anteriormente desenvolvidos pela Voltalia, em particular no que se refere a drivers de comunicação com dispositivos instalados nas centrais fotovoltaicas. Estes componentes de programação já existentes foram melhorados e adaptados para a utilização no datalogger desenvolvido neste trabalho. Adicionalmente, foi desenvolvido todo o sistema de aquisição, tratamento e armazenamento de dados referentes a grandezas elétricas (potências, tensão elétrica, corrente elétrica, frequência, energia, nível de carga em baterias, etc.) e não elétricas (temperaturas, irradiância, pressão atmosférica, velocidade e direção do vento, humidade relativa, etc.). Além disso, foi também implementada uma interface gráfica que permite visualizar as grandezas relevantes, para além da definição de utilizadores e respetiva atribuição de permissões relacionadas com o uso do sistema. O sistema desenvolvido irá funcionar num Raspberry Pi, que por sua vez terá de efetuar uma comunicação com um sistema central de modo a recolher os dados necessários dos equipamentos, esta comunicação será possível através do uso de um serviço de comunicação desenvolvido (aplicação de comunicação) pela própria Voltalia.
- O uso da Banda Desenhada no ensino da MatemáticaPublication . Rodrigues, Diogo José Dias; Ribeiro, António; Menezes, LuísO presente Relatório Final de Estágio está dividido em duas partes. A primeira parte é referente à reflexão crítica das práticas pedagógicas e às atividades desenvolvidas ao longo dos estágios realizados no 1.º Ciclo do Ensino Básico e no 2.º Ciclo do Ensino Básico em Matemática e Ciências Naturais. Na segunda parte relata-se a investigação sobre as potencialidades da utilização da Banda Desenhada no ensino da Matemática. A investigação insere-se num paradigma qualitativo tendo sido realizada com três alunos do 5.º ano de escolariedade, numa situação de apoio ao estudo. Esta investigação teve, como objetivo compreender as potencilidades da banda desenhada de natureza humorística como recurso didático no ensino da Matemática. Para a realização desta investigação, foram selecionadas e aplicadas quatro tarefas matemáticas com banda desenhada baseada em situações humoristicas, que foram analisadas tendo em conta as seguintes categorias: Adesão dos alunos à tarefa e sua resolução, interpretação da banda desenhada e comunicação de raciocínios, relação com a realidade. Os resultados obtidos neste estudo indicam que as tarefas que se apoiam em BD humorística são recursos didáticos uteis para o ensino da Matemática dado que possibilitam a criação de um bom ambiente para a aprendizagem, possibilitando aos alunos pensar matematicamente, desenvolvendo o seu racíocinio e a comunicação matemática.