Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

O uso da Banda Desenhada no ensino da Matemática

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
60-Relatório final-1362-1-6-20220906.pdf1.32 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente Relatório Final de Estágio está dividido em duas partes. A primeira parte é referente à reflexão crítica das práticas pedagógicas e às atividades desenvolvidas ao longo dos estágios realizados no 1.º Ciclo do Ensino Básico e no 2.º Ciclo do Ensino Básico em Matemática e Ciências Naturais. Na segunda parte relata-se a investigação sobre as potencialidades da utilização da Banda Desenhada no ensino da Matemática. A investigação insere-se num paradigma qualitativo tendo sido realizada com três alunos do 5.º ano de escolariedade, numa situação de apoio ao estudo. Esta investigação teve, como objetivo compreender as potencilidades da banda desenhada de natureza humorística como recurso didático no ensino da Matemática. Para a realização desta investigação, foram selecionadas e aplicadas quatro tarefas matemáticas com banda desenhada baseada em situações humoristicas, que foram analisadas tendo em conta as seguintes categorias: Adesão dos alunos à tarefa e sua resolução, interpretação da banda desenhada e comunicação de raciocínios, relação com a realidade. Os resultados obtidos neste estudo indicam que as tarefas que se apoiam em BD humorística são recursos didáticos uteis para o ensino da Matemática dado que possibilitam a criação de um bom ambiente para a aprendizagem, possibilitando aos alunos pensar matematicamente, desenvolvendo o seu racíocinio e a comunicação matemática.
This Final Stage Report is divided into two parts, the first refers to the critical reflection of pedagogical practices and activities developed during the internships carried out in the 1st cycle of basic education and in the 2nd cycle of basic education in Mathematics and Science. The second part is about the research on the potential of the use of comics in the teaching of Mathematics. The research developed is part of a qualitative paradigm and was developed with three 5th grade students, in a study support situation, aiming to understand the potential of comics as a didactic resource based on humorous strips in mathematics teaching. For this research, four mathematical comic tasks based on humorous situations were selected and applied, and they were analyzed according to the following categories: Adherence of students to the task and its resolution, interpretation of the comic and communication of reasoning and the relationship with reality. The results gathered in this mathematical study indicate that didactic resources for development are supported by humorous comics, as they enable the teaching of a good environment for learning, teaching students or skills such as reasoning and learning.

Description

Keywords

Ensino-aprendizagem Matemática Banda Desenhada Tarefas matemáticas Teaching and learning Mathematics Comics in teaching Humorous tasks

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue