Browsing by Issue Date, starting with "2022-11-23"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- A comunicação digital nas empresas de distribuição e comércio online: o caso da FelpingPublication . Cardoso, Ana Beatriz Rodrigues; Augusto, LuísaO digital tem vindo a demonstrar ser uma ferramenta fundamental no âmbito profissional e empresarial, na medida em que ajuda no crescimento e manutenção da relação entre uma entidade e os seus públicos, fomentando, em simultâneo, uma possibilidade de melhoria de negócio através de diversas plataformas digitais, como é o caso das redes sociais. O presente relatório de estágio tem conteúdo referente ao estado de arte do mundo da comunicação, com especial atenção dada à questão da comunicação e marketing digital, tópicos sob os quais assenta a grande maioria da informação auferida ao longo do estágio curricular na Felping, uma empresa de delivery recente no mercado. É apresentado um estudo relativo à comunicação digital nas empresas de delivery, que permite compreender o papel da comunicação digital na projeção de uma empresa na área da distribuição alimentar. Ao mesmo tempo, promove-se uma análise relativa a campos práticos da comunicação, através do relato de atividades efetuadas em período de estágio.
- Comic pornotopia: the theatricalized fiction of sexuality in Magda, Deus aos domingos and garota SilatPublication . F. Miranda Jr, Edmilson; Maria Manuel Baptista; Rui Alexandre Grácio; Renata Castelo Branco Araújo; Thaís Azevedo; Francisco Welligton Barbosa JrThis paper employs Paul B. Preciado’s concept of pornotopia, along with Theresa Tensuan’s critical approach to comics, to analyze the representation of the characters Magda, Deus and Garota Silat, created by the comics artist Rafael Campos Rocha. The investigation also employs the perspective of Marlucy Paraíso, in which the three characters are protagonists in cultural texts oriented to leisure and entertainment. Based on the content analysis methodology outlined by Bardin, pornotopias are posited as models of masculinity invented for the production and consumption of pleasure by way of their presence in comics simultaneously reproductive and critical of that very masculinity. In this view, the representation of the female body reproduces Preciado’s theatricalized fiction of sexuality and, at the same time, challenges this fiction through presenting discourses that interface with discourses of decoloniality, questioning hegemonic patriarchal symbolic structures. In this sense, the characters confirm Tensuan’s reading of the comics, offering a vision of performative practices, family rituals and cultural conventions that articulate individual and collective differences in the context in which they are inserted, the context of a Brazil permeated by complex disputes over the culturally constructed concept of gender.
- Pornotopia em quadrinhos: a ficção teatralizada da sexualidade em Magda, Deus aos domingos e garota SilatPublication . F. Miranda Jr, Edmilson; Maria Manuel Baptista; Rui Alexandre Grácio; Renata Castelo Branco Araújo; Thaís Azevedo; Francisco Welligton Barbosa JrEste trabalho emprega o conceito de pornotopia de Paul B. Preciado e a abordagem crítica de Theresa Tensuan sobre as histórias em quadrinhos para analisar a representação das personagens Magda, Deus aos domingos e Garota Silat, criadas pelo quadrinista Rafael Campos Rocha. A investigação também emprega a perspectiva de Marlucy Paraíso, para assumir os quadrinhos nos quais as três personagens são protagonistas como textos culturais voltados para o lazer e entretenimento. Com base na metodologia de análise de conteúdo descrita por Bardin, pretende-se demonstrar pornotopias como modelos de masculinidade inventados para produção e consumo de prazer afirmando-se em histórias em quadrinhos simultaneamente reprodutoras e críticas dessa mesma masculinidade. Isto é, o modo como as personagens têm seu corpo feminino representado reproduzem a ficção teatralizada da sexualidade sobre a qual fala Preciado e, ao mesmo tempo, desafiam essa mesma ficção ao apresentar discursos que flertam com a proposta decolonial, questionadora de estruturas simbólicas hegemônicas patriarcais. Nesse sentido, as personagens confirmam a leitura de Tensuan sobre os quadrinhos, oferecendo uma visão das práticas performáticas, rituais familiares e convenções culturais que delineiam diferenças individuais e coletivas no contexto nas quais se inserem, o contexto de um Brasil permeado por complexas disputas sobre o conceito de gênero culturalmente construído.