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- Efeitos da comunicação ativista nas marcas de luxoPublication . Soares, Bruno Filipe Rodrigues; Antunes, Joaquim GonçalvesA presente investigação focou-se na análise da influência de ações de comunicação ativista nos principais elementos que constituem as marcas de luxo, nomeadamente, a perceção de qualidade, autenticidade, prestígio, legitimidade de praticar preços premium e conexão com a marca, por parte de consumidores de marcas de luxo. Estes consumidores foram categorizados de acordo com os principais comportamentos e motivações de consumo de produtos de luxo e de acordo com a perceção perante o luxo, nomeadamente, se deve ou não ser caro e/ou exclusivo. A metodologia assentou na realização de uma pesquisa exploratória, recolhendo dados primários através da divulgação de um questionário online com duas versões: uma com uma ação de comunicação ativista e outra com uma ação de comunicação sem ser ativista. Após a aplicação de uma análise fatorial e da utilização de testes-T ou de Mann-Whitney U, comparando a amostra que respondeu à versão com comunicação ativista com a amostra que respondeu à versão sem comunicação ativista, os principais resultados obtidos demonstraram que a ação de comunicação ativista não influenciou significativamente a perceção dos fatores analisados. O mesmo foi verificado nos consumidores sem motivações de consumo bandwagon, pelos consumidores com motivações de consumo snob e sem motivações de consumo snob, com e sem motivações hedónicas de consumo, com e sem motivações extrínsecas de consumo, pelos que consideram e pelos que não consideram que o luxo deva ser caro, e pelos consumidores que consideram e que não consideram que o luxo deva ser exclusivo. No entanto, foram encontradas diferenças significativas nos consumidores com motivações de consumo bandwagon, onde a comunicação ativista influenciou negativamente a perceção de qualidade da marca. O estudo permite acrescentar conhecimento nas temáticas de marketing de luxo e de comunicação ativista, auxiliando os profissionais de marketing nas suas tomadas de decisão.
- As organizações sociais e o compliance - um estudo de casoPublication . Faceira, Luis Maria Alves Fernandes; Duarte, Filipe Alexandre PereiraA crescente importância das Organizações Sociais no atual contexto social, económico e financeiro, leva a que seja cada vez maior a exigência quanto à qualidade e rigor da administração dessas instituições e que estas procurem adotar novas técnicas e ferramentas de gestão estratégica para a minimização dos riscos decorrentes da sua atividade. A aplicação dessas novas ferramentas, tem levado as organizações à criação de códigos de conduta e de procedimentos de controlo interno. O que se pretende analisar neste estudo é a importância e utilidade que os programas de compliance podem ou devem vir a ter nesses processos de controlo interno. Para essa análise socorremo-nos de uma vasta e profusa bibliografia e baseámos a pesquisa na metodologia humanística, tentando realçar os aspetos qualitativos dos resultados obtidos. A investigação foi suportada num estudo de caso de uma Santa Casa da Misericórdia X e, como técnicas de recolha de dados, foram utlizadas a análise documental e as entrevistas semiestruturadas. Depois das insuficiências, erros e incumprimentos revelados na recolha de dados, os resultados obtidos evidenciam qual a importância e utilidade da introdução de mecanismos de compliance como ferramenta de gestão estratégica e de controlo interno nas organizações sociais, para mitigar ou mesmo anular os riscos decorrentes da sua atividade, bem como as sanções que, eventualmente, lhes possam estar associadas. Com a realização deste trabalho, espera-se ter contribuído para a divulgação da utilidade do compliance e da sua aplicabilidade enquanto ferramenta basilar nas práticas de boa governança das Organizações Sociais.