Browsing by Issue Date, starting with "2022-12-16"
Now showing 1 - 5 of 5
Results Per Page
Sort Options
- Retroanálise de um muro de suporte de grande dimensãoPublication . Oliveira, Ana Flavia do Nascimento; Raposo, Nuno Pereira; Vitorino Junior, Paulo CezarEste trabalho tem como objetivo realizar uma retroanálise de um muro de suporte de grande dimensão, construído em concreto armado e localizado na cidade de Seia, em Portugal, buscando entender os fatores que ocasionaram a deformação central de atualmente mensurada em 24 cm. Nesta perspectiva, inicialmente foi realizada uma análise crítica dos projetos de estabilidade do muro e uma inspeção in loco, com o objetivo de diagnosticar as patologias, realizar ensaios não destrutivos na estrutura e coletar amostras deformadas do solo de aterro para a posterior caracterização. A partir disso, realizou-se uma análise do grau de risco da estrutura pelo Método Failure Mode and Effect Analysis (FMEA), com o intuito de quantificar a criticidade para diferentes classificações de acordo com o tipo de falha e o grupo de origem das patologias do muro de suporte. Paralelamente à análise FMEA, a partir da amostra de solo de aterro coletada in loco, foram realizados ensaios em laboratório para a caracterização do material, os quais serviram como referência para a obtenção dos parâmetros necessários para análise com base no Método dos Elementos Finitos (MEF), com o propósito de examinar, principalmente, a deformação da estrutura e do aterro. Para isso, foi utilizado o software PLAXIS 2D V22.01, uma ferramenta de análise bidimensional adequada a problemas axissimétricos e estados plano de deformação. Deste modo, procedeu-se aos cálculos para estimar os parâmetros de resistência que foram retroanálisados, buscando alcançar uma deformada mais próxima possível da realidade. Assim, com a obtenção dos parâmetros retroanalisados, realizou-se uma análise de forma a entender quais fatores e ações influenciaram esses parâmetros na realidade, ocasionando a deformação no muro de suporte.
- Certification of Portuguese companies as an inducer of profitability: A panel data approachPublication . Dos Santos, Anabela Saraiva; Pinto, António; Manuel Nogueira Reis, Pedro; Neves, M. ElisabeteWith the globalization and internationalization of markets, companies need to be more competitive and offer high-quality guarantees to consumers, suppliers, banking institutions, and shareholders. Thus, the objective of this paper is to measure the impacts that these guarantees, analyzed through quality management, environmental management, and management of occupational health and safety standards, will have on the return on assets (ROA) of companies classified by sector of activity, considering each of the certifications individually and as a whole. The panel data approach methodology was used for 10 years in Portuguese- certified companies between 2010 and 2019. The Chow test, the Breusch-Pagan, and the Hausman test were applied to identify a more feasible model between the pooled OLS and the random or fixed effects model. Furthermore, the cluster-robust standard errors model was applied. The results show the existence of synergies when adopting more than one certification to improve firm performance. Moreover, the single certification estimate by sector results are significant and can be positive drivers of profitability, but only for companies in the manufacturing industries related to natural resources. However, they trigger negative results in the accommodation, catering, and information and communication sectors.
- Marketing digital aplicado em B2B no caso da PICadvancedPublication . Teixeira, João Miguel Afonso; Ferreira, Bruno Emanuel MorgadoCom a revolução tecnológica instalada no nosso quotidiano e o consequente aumento do consumo de dados digitais que permitem a prestação de serviços, surgiu a necessidade de igual crescente acompanhamento das plataformas digitais. Com a exigência da adaptação da camada empresarial a este período, o investimento na área do marketing digital é notado como crucial, sendo os principais consumidores mais informados e atentos, tornando assim o mercado cada vez mais exigente e complexo. Neste relatório serão abordados temas do marketing digital considerados relevantes, cruzando vertentes como a integração de palavras-chave no perfil da organização, incorporação do Google Ads para aumentar as visualizações do website, realização de publicações sobre os produtos e serviços disponíveis, assim como a utilização do e-mail marketing com o objetivo de aumentar o engagement da PICadvanced – organização empresarial B2B no sector de telecomunicações onde foi realizado este estágio – com a comunidade envolvente. Através deste estudo e das implementações práticas executadas durante o período de estágio, tornou-se evidente a importância do marketing digital nas organizações, bem como foram demonstradas as vantagens que o investimento nesta área pode beneficiar as mesmas economicamente e financeiramente – no que se refere a conversões em vendas, como na notoriedade da própria marca – através do reconhecimento da comunidade regional e nacional.
- As atividades gímnicas na formação e desenvolvimento das criançasPublication . Azevedo, António Manuel Tavares; Mendes Ribeiro Eira, Paulo Alexandre; Lourenço, Carla; Almeida, MarisaIntroduction: Gymnastics contributes to the education and development of children, as well as in the various proposals associated with Physical Education (PE) in Elementary School. These activities allow self-confidence and enthusiasm, reflected on children´s performance, persistence, well-being, self-esteem and their ability to concentrate. Objectives: To assess the importance of technical activities for the motor development and education of children and whether schools promote and create spaces for the development of these activities. Methods: The study group comprises 2 distinct sets, totaling 36 children. The BOT2 motor proficiency test was used and, later, descriptive and inferential analysis of the data was used using the 28th version 28 of Statistical Software SPSS. Results: Significant differences were evidenced between groups regarding the degree of fine motor precision, fine motor integration and manual dexterity. Conclusion: Gymnastics contributes to children´s cross-sectional development, associated with numerous biopsychosocial benefits. Its activities developed in school, through PE, allow the recreation of gestures and other elements in various contexts, especially in the self-directed activities of school playgrounds. PE plays a crucial role in children´s social integration and, Gymnastics in particular, makes them a more active and conscious citizen, also providing body autonomy and increased capacity for expression in groups.
- Potencialidades do livro -objeto no ensino do Português e da Matemática no 1.º CEBPublication . Macedo, Márcia Alexandra Santos; Melão, Dulce; Menezes, LuísO presente estudo foi desenvolvido no âmbito da Unidade Curricular de Práticas de Ensino Supervisionada, que incorpora o plano de estudos do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e Português e História e Geografia de Portugal no 2.º CEB. Este tem por objetivo compreender as potencialidades do livroobjeto no ensino da Matemática e do Português, no 1.º CEB. Nesta investigação procura-se articular a literatura para a infância com a Matemática por meio da fruição do livro-objeto, em formato pop-up, Oh! O meu chapéu, de Anouck Boisrobert e Louis Rigaud. Foram traçados os seguintes objetivos: i) conhecer a importância que os professores atribuem à articulação da Matemática com a Literatura; ii) promover a fruição e apreciação estética da obra literária; iii) desenvolver nos alunos competências essenciais da Matemática e do Português; iv) analisar as potencialidades do livro-objeto e as suas multidimensionalidades no ensino da Matemática e do Português. O referencial teórico do Relatório Final contempla: i) desafios do ensino do Português e da Matemática no 1.º Ciclo do Ensino Básico; ii) importância da literatura para a infância – valor educativo do livro-objeto, focando-me na literatura para a infância e no livro-objeto, destacando o livro-objeto em formato pop-up, mormente o caráter fulcral assumido pelos espaços que dele transbordam. Optou-se por uma metodologia de carácter qualitativo, através da observação participativa, dos diários de bordo e de entrevistas semiestruturadas a duas docentes da turma do 4.º ano de escolaridade, no âmbito do qual o estudo foi realizado. Concluiu-se que o livro-objeto contribui, de modo significativo, para a promoção e o desenvolvimento de competências matemáticas e da Educação Literária, constituindo uma experiência inovadora. O recurso a estratégias diferenciadas e inovadoras foram ao encontro das expectativas dos alunos, levando ao sucesso na apropriação de conhecimentos. As representações das docentes revelaram haver necessidade de mais conhecimento e fomento de práticas de leitura que possibilitem a inclusão do livro-objeto em contexto de sala de aula, de modo crescente, dado o seu potencial invulgar de fruição. Os alunos demonstraram interesse e gosto pela leitura, levando à promoção do pensamento crítico-reflexivo. O livro-objeto, bem como o seu carácter tridimensional, permitiram a descoberta e compreensão de conceitos no âmbito do Português e da Matemática