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- A importância do marketing social para a sustentabilidade das organizações sem fins lucrativos: a ótica fundraising na Santa Casa de Misericórdia de TaroucaPublication . Machado, Geisa Filipa; Salgueiro Rebelo da Fonseca, Susana MariaAtualmente na conjuntura social que todos nós vivemos, cada vez mais sentimos necessidade de nos reinventarmos, de arranjar soluções que permitam responder e fazer face às necessidades que se apresentam. Ora, transpondo isso para a realidade empresarial e das organizações facilmente compreendemos que esta necessidade de adaptação e inovação também a estas está subjacente. Sabemos que as organizações da Economia Social não têm como premissa basilar o lucro. Todavia, isso não significa que elas não tenham de ser autossustentáveis. É importante perceber que as organizações pertencentes a este setor precisam de ter lucro, de forma a promoverem a sua sustentabilidade, no entanto o mesmo não é dividido por sócios. Assim, e nesta perspectiva de aumentar a sustentabilidade, cada vez mais se começa a pensar na gestão de forma mais profunda e ponderada nestas instituições. Sendo o marketing uma ferramenta da gestão que permite delinear estratégias para alcançar os objetivos propostos, bem como melhorar a imagem da organização ou empresa, chamando a atenção de potenciais clientes e promovendo assim uma maior força de vendas ou difusão de serviços, é importante pensar-se e efetivar esta ferramenta no dia-a-dia das organizações. Quando nos referimos ao marketing direcionado para a Economia Social não podemos descurar aquilo que é uma das vertentes deste mecanismo da gestão, que é o marketing social. Este por sua vez procura ser uma estratégia que permite alinhar a promoção de causas sociais ao valores e princípios defendidos pela nossa organização, obtendo benefícios tanto para a organização como para a causa. A par do marketing cada vez mais se fala e se torna uma necessidade realizar ações de fundraising, isto é, angariações de fundos e forma uma vez mais promover a organização na sociedade, levando-a para o exterior e aumentando assim as doações. Pensar no marketing e no fundraising é pensar na sustentabilidade das organizações do Terceiro Setor.
- A Importância da Educação Visual e da Educação Tecnologógica para o desenvolvimento psicocognitivo e Expressão Criativa dos JovensPublication . Gonçalo, Inês Silva; Pereira, JoséO presente relatório final de estágio é composto por duas partes, uma referente à prática de ensino supervisionada e outra relativa ao trabalho de investigação. Este último, focalizou-se na importância da Educação Visual e da Educação Tecnológica para o desenvolvimento psicocognitivo e expressão criativa dos jovens. Com este estudo pretendeu-se averiguar a perceção de professores, de Educação Visual e Educação Tecnológica, face à problemática em apreço: “A Importância da Educação Visual e da Educação Tecnológica para o desenvolvimento psicocognitivo e Expressão Criativa dos Jovens”. Neste sentido os docentes foram os participantes para a realização do estudo. No que se refere ao enquadramento teórico, procurou-se examinar as questões nucleares interligadas com a temática do estudo, o quadro de ação de um professor de Educação Visual e Educação Tecnológica, a educação pela arte e a expressão criativa. Este quadro teórico serviu de base e sustento para a concretização prática do estudo. Relativamente à componente empírica, a investigação de natureza mista (quantitativa e qualitativa), ou seja, foi utilizada uma metodologia qualitativa não experimental e descritiva, com uma recolha de dados decorrente da aplicação de um questionário. Os resultados obtidos demonstram a opinião de professores face à importância da Educação Visual e da Educação Tecnológica. Daí resultou o reconhecimento de diversas competências, ferramentas e aptidões que estas disciplinas permitem desenvolver com os jovens aos níveis psicológico, cognitivo e expressivo. Salienta-se, ainda, que estas competências são adquiridas/desenvolvidas simultaneamente com as dinâmicas associadas às aprendizagens e conteúdos programáticos que constam dos documentos orientadores das disciplinas.