Browsing by Issue Date, starting with "2023-05-30"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Efeitos de curto e médio prazo de um programa de educação parental desenvolvido na região centro de PortugalPublication . Guimarães, Cristina Maria Nunes Santos; Martins, Emília; Mendes, FranciscoA educação parental surge como um campo emergente e fundamental na resposta aos problemas que os pais, atualmente, enfrentam na educação dos seus filhos. Focaliza- se nos pais, visando a mudança das suas interações com os filhos, com a finalidade de as tornar mais eficazes na promoção do desenvolvimento e adaptação da criança/adolescente. A intervenção na parentalidade apresenta-se sob diversas modalidades, formatos e contextos e baseia-se em distintos pressupostos teóricos. Neste contexto, os programas de educação parental constituem um recurso devidamente estruturado que disponibiliza aos pais, educadores e famílias um variado leque de ferramentas e estratégias que possibilitam um melhor desempenho da sua função parental, desenvolvimento e satisfação das necessidades das crianças. Com este estudo, de caráter quantitativo, pretende-se perceber qual o impacto que a participação no programa de educação parental Em Busca do Tesouro das Famílias teve nos participantes. A investigação baseou-se na recolha de dados em três momentos diferentes (antes da frequência do programa, no terminus do programa e quatro anos após a conclusão do mesmo), através da aplicação dos instrumentos recomendados pela autora do programa. De acordo com os resultados obtidos neste estudo, pode-se dizer que na generalidade o programa de educação parental “Em busca do tesouro das famílias”, teve um impacto positivo nos participantes, pois é possível observar que quatro anos após a conclusão da frequência do programa, há competências que se evidenciam como adquiridas e consolidadas. Não obstante, é possível verificar pelos resultados obtidos nos três momentos que há competências que apresentam uma tendência negativa no último momento avaliado o que nos leva a refletir sobre a necessidade do cumprimento da duração do programa conforme sugerido pela autora, que prevê um follow-up, desejável, até um ano após a intervenção.
- Intervenção de arte-terapia com crianças em Acolhimento ResidencialPublication . Santos, Maria Inês Moita; Fernandes, Rosina; Martins, EmíliaO trabalho enquadra-se no âmbito do Estágio do Mestrado em Intervenção Psicossocial com Crianças e Jovens em Risco, desenvolvido no Núcleo de Infância e Juventude, da Segurança Social, destacando-se a intervenção numa Casa de Acolhimento Residencial do distrito, no período entre janeiro e junho de 2022. O objetivo passou por promover competências pessoais e sociais em crianças dos 4 aos 7 anos, através da arte-terapia, técnica terapêutica que procura a resolução de possíveis conflitos sociais, cognitivos e pessoais, com recurso à arte. Com efeito, é muito importante que as crianças e jovens consigam expressar-se e que aprendam a ter relações saudáveis entre si. O estágio foi divido por fases: fase de diagnóstico e análise do contexto e dos métodos de trabalho, tanto no Núcleo de Infância e Juventude, como na instituição de acolhimento. Posteriormente, foi apresentado um plano de intervenção, propondo a concretização de vários projetos, incluindo um de investigação-ação com recurso à arte-terapia, a par da colaboração nas iniciativas do contexto. Seguiu-se o desenvolvimento dessas ideias e a última fase foi de reflexão e estudo dos resultados obtidos. Durante todo o estágio houve contacto direto com crianças em risco/perigo e com as respetivas famílias, através de visitas domiciliares e escolares, além da intervenção na Casa de Acolhimento Residencial. Os resultados obtidos especificamente no projeto de investigação-ação, reforçam a importância da arte-terapia, mostrando ser uma vantagem para a promoção de competências pessoais e sociais, ideia defendida por outros estudos analisados ao longo do processo que defendem também ser uma mais-valia para o controlo e exposição de sentimentos e emoções. Em síntese, salienta-se a importância de todas as aprendizagens desenvolvidas durante o percurso de estágio para o desenvolvimento de competências profissionais no âmbito da intervenção psicossocial com crianças e jovens em risco.
- As Potencialidades da Musicoterapia na Perturbação do Espectro do Autismo: Um estudo de casoPublication . Rodrigues, Ana Carolina Lemos; Fernandes, Rosina; Aguiar, CristinaEste estudo pretende explorar os benefícios da Musicoterapia no desenvolvimento de competências comunicacionais, relacionais e comportamentais de uma criança com Perturbação do Espectro do Autismo (PEA). É importante salientar que os indivíduos com PEA revelam especial interesse pela música, sendo este o principal motivo do sucesso das técnicas musicoterapêuticas na intervenção nesta perturbação (Freire, 2014). Ainda de acordo com este autor, a musicoterapia estimula as suas habilidades comunicacionais e/ou sociais, bem como promove a redução de comportamentos estereotipados. O presente estudo recorreu a uma metodologia qualitativa, especificamente ao estudo de caso único, em que o caso de investigação é uma criança com PEA, do sexo masculino, com 6 anos de idade. Para avaliar as suas capacidades e dificuldades, bem como a sua evolução ao frequentar as sessões musicoterapêuticas, foram realizadas entrevistas a dois técnicos que trabalham com a criança, o Musicoterapeuta e a Terapeuta da Fala, e à Encarregada de Educação. Para além das entrevistas, foram efetuadas oito observações naturalistas das sessões de musicoterapia. De forma a analisar todos os dados obtidos através destes instrumentos de investigação, recorreu-se à análise de conteúdo. Os resultados obtidos permitem concluir que, na perspetiva dos participantes, a Musicoterapia é fundamental para potenciar as capacidades e minimizar as dificuldades desta criança com PEA, principalmente ao nível da comunicação e da interação social. Através das sessões musicoterapêuticas observadas, também se verificaram estes benefícios. Ainda assim, revela-se fundamental continuar a acompanhar a evolução do caso, visto que será necessário mais tempo de intervenção para que estas mudanças se tornem mais significativas.