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Enoturismo: A Região do Dão e o Trabalho em Rede

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Ao longo do tempo, o Enoturismo tem-se expressado como um veículo de desenvolvimento económico das regiões. Na ótica dos turistas, as regiões mais afamadas em Portugal são o Douro e o Alentejo. Contudo, também outras regiões vitivinícolas iniciam o caminho para a sua projeção além-fronteiras, como é o caso da Região do Dão (RD). É neste contexto que nos deparamos com o imprescindível trabalho em rede desenvolvido pelas Rotas de Vinhos; centrado não só na dinamização do infindável mundo dos vinhos, bem como no posicionamento diferenciador num mercado cada vez mais competitivo. A presente Dissertação de Mestrado é desenvolvida no âmbito do Projeto de Investigação TWINE - “Co-creating sustainable Tourism & WINe Experiences in rural areas”. Esta investigação surgiu da necessidade de preencher algumas lacunas detetadas na revisão de literatura sobre o Enoturismo na RD e para perceber os benefícios subsequentes do trabalho em rede acordado entre os aderentes da Rota dos Vinhos do Dão (RVD) e a relação entre estes últimos e outros players do mercado, no sentido de ampliar o valor da RD. Além da revisão de literatura sobre enoturismo e trabalho em rede, esta investigação recai sobre a análise de 42 entrevistas semi-estruturadas dirigidas aos aderentes da RVD. Aliada a esta abordagem, as respetivas páginas web e redes sociais serão examinadas através de um conjunto de indicadores assentes na revisão de literatura. Este trabalho de investigação permitirá analisar o estado de evolução do enoturismo na RD e observar o trabalho em rede desenvolvido entre os aderentes. Concluiu-se que a maioria dos aderentes apenas partilha a informação base sobre a sua entidade nas suas páginas web, não apresentando grande informação sobre a RD. Após a avaliação dos resultados das várias variáveis pode afirmar-se que grande parte dos aderentes trabalha por si e para si, não existindo grande cooperação em rede.
ABSTRACT: Over time, wine tourism has been expressed as a link to the economic development of wine regions. From the perspective of tourists, the most famous regions in Portugal are the Douro and the Alentejo. However, other wine regions also begin the path to their projection across borders, such as the Dão Region (DR). In this context, we are met with the essential networking developed by the Wine Routes; focused not only on the dynamic of the endless world of wines, as well as in the differentiating positioning in an increasingly competitive market. This Master's Thesis is developed within the scope of the TWINE Research Project - "Co-creating sustainable Tourism & WINe Experiences in rural areas". This research arose from the need to fill some gaps detected in the literature review on Wine Tourism in the DR and to realize the subsequent benefits of the networking agreed between the adherents of the Dão Wine Route (DWR) and the relationship between the latter and other market players, in order to increase the value of DR. In addition to the literature review on wine tourism and networking, this investigation focuses on the analysis of 42 semi-structured interviews directed at DWR adherents. Combined with this approach, the respective web pages and social networks will be examined through a set of indicators based on the literature review. This research work will allow us to analyse the evolution of wine tourism in DR and observe the networking developed among the adherents. It was concluded that the majority of the adherents only share the basic information about their entity on their web pages, not presenting much information about DR. After evaluating the results of the various variables it can be stated that most of the adherents work for themselves and for themselves, there is no cooperation in network.

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Enoturismo Região do Dão Trabalho em Rede Rota dos Vinhos do Dão Agentes da Oferta

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