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- "Assessment of nutritional status and dietary intake of institutionalized older adults: A multidisciplinary approach in a population of residents in Viseu (center of Portugal)" (PT: ”Avaliação do estado nutricional e de ingestão alimentar de idosos institucionalizados: uma abordagem multidisciplinar numa população de Viseu (centro de Portugal)”)Publication . da Costa Ferreira Oliveira Caçador, Catarina IsabelA população idosa em Portugal, em 2021, representava 23,4% de toda a população e as projeções apontam para um aumento neste número, sendo a Região Centro uma das áreas mais envelhecidas. A má nutrição causada por excesso ou deficiência de nutrientes é uma condição que afeta os idosos de forma alarmante, principalmente aqueles que vivem em lares. Até ao momento, os estudos publicados que caracterizam o estado nutricional e a dieta de idosos institucionalizados são escassos. Assim, é imperativo retratar a situação atual para potenciar a implementação de medidas adequadas de combate à má nutrição e prevenir estas situações no futuro, melhorando a qualidade de vida. Assim, esta tese de doutoramento teve como principal objetivo avaliar o estado nutricional e o consumo alimentar de idosos institucionalizados em Portugal (concelho de Viseu), tendo sido feita uma abordagem multidisciplinar destes mesmos idosos.A revisão sistemática, realizada no âmbito deste trabalho de doutoramento, revelou que um melhor estado nutricional está correlacionado com uma melhoria das capacidades funcionais e cognitivas. Neste trabalho estiveram envolvidos 214 participantes, com uma média de idades de 82,3±6,1 anos, sendo 72% do sexo feminino. A maioria apresentava baixa escolaridade (94,8%) e eram viúvos, separados ou divorciados (74,3%). A aplicação do Mini Nutritional Assessment (MNA) mostrou que 28% da população idosa estudada estava em risco de má nutrição e 57,9% apresentavam excesso de peso (de acordo com o Índice de Massa Corporal – IMC). A má nutrição estava relacionada com um défice de ingestão energética total e de nutrientes sendo as mulheres as mais afetadas. Verificou-se que 75,2% dos idosos apresentaram uma ingestão de proteínas desadequada (39,7% abaixo das recomendações). Também a ingestão de lípidos se revelou desajustada em 30,3%, com 19,6% dos idosos apresentando consumo excessivo. Já relativamente à ingestão dos hidratos de carbono, a maioria (66,8%) está dentro das recomendações. Uma diferença estatisticamente significativa (p<0,05) foi encontrada quando se comparou a ingestão energética das mulheres com risco de má nutrição com as que apresentavam estado nutricional normal (1621,2±326,0Kcal/dia vs 1747,3±294,5Kcal/dia, respetivamente). As mulheres sob risco de desnutrição também apresentaram menor ingestão de proteínas, lípidos, fibras, água, tiamina, ácido fólico, vitamina B12, ácido ascórbico, magnésio, zinco, sódio, potássio e fósforo (p<0,005).Em média, os homens apresentaram perímetro abdominal superior ao das mulheres (101,9±10,0 cm vs 94,6±10,5 cm). Os valores do IMC variaram de 16,0 kg/m2 a 43,3 kg/m2, com 7,5% dos indivíduos abaixo do peso (IMC <22 kg/m2) e 57,9% acima do peso (IMC >27 kg/m2). Os valores do Índice de Barthel (IB) indicaram que a maioria dos participantes no estudo (69,6%) era minimamente dependente nas atividades da vida diária. Um total de 84 (39,3%) participantes apresentou défice cognitivo, com base no Mini-Exame do Estado Mental (MEEM). Foi possível demonstrar que o risco de má nutrição (avaliado pelo MNA) está relacionado com menores capacidades funcionais e mentais (segundo o IB e o MEEM) (p<0,001). Este estudo também destacou que o IMC se correlacionou com o risco nutricional (avaliado segundo o MNA) (r=0,28, p<0,001), demonstrando-se a importância da utilização conjunta do IMC e do MNA para a correta avaliação nutricional do adulto mais velho. Este trabalho demonstrou, ainda, que os idosos com maiores níveis de dependência também apresentaram maior probabilidade de défice cognitivo (r=0,35, p<0,0001). A polifarmácia e a medicação potencialmente inapropriada (MPI) também são preocupações entre os idosos. Os participantes no estudo tomaram, em média, 7,6±3,3 medicamentos por dia. A polifarmácia foi identificada em 97,9% dos idosos, dos quais 80,8% tomavam 5 ou mais medicamentos por dia e 79,3% dos participantes apresentaram pelo menos uma MPI. Os idosos que tomavam cinco ou mais fármacos por dia ou que tomavam fármacos do foro psiquiátrico, gastrointestinal ou antidiabéticos orais (independentemente de serem considerados potencialmente inapropriados ou não) apresentaram uma maior probabilidade de apresentarem défice cognitivo (p<0,05). Em conclusão, foi possível destacar que uma avaliação do estado nutricional e de ingestão alimentar dos idosos institucionalizados é essencial para preservar a sua saúde e qualidade de vida; que programas de intervenção multidimensionais devem ser priorizados, dada a inter-relação que podemos verificar entre o estado nutricional, o estado cognitivo, autonomia e independência dos idosos, especialmente os institucionalizados; que devem ser consideradas intervenções não-farmacológicas de modo a atingir níveis mais elevados de independência e autonomia; e que uma estratégia global destinada a controlar as perturbações do bem-estar deve incluir a avaliação regular e individualizada dos riscos de desnutrição e seu o diagnóstico precoce.
- O recurso a materiais didáticos no ensino da matemática em contexto de Educação Pré-EscolarPublication . Marques, Tatiana Matias; Gomes, Helena; Ribeiro, AntónioO relatório final de estágio desenvolve-se no âmbito do Mestrado em Educação PréEscolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este contempla uma reflexão crítica no que toca às unidades curriculares de Prática de Ensino Supervisionada (II e III), em contexto de estágio, no 1.º Ciclo do Ensino Básico e na Educação Pré-Escolar, assim como apresenta uma investigação centrada num tema associado à área de conteúdo da Matemática. Para a concretização da primeira parte do relatório, foram usados diversificados materiais criados e implementados ao longo das PES I e II, bem como autores de referência, com o intuito de fundamentar todo o trabalho desenvolvido. No que diz respeito à segunda parte do relatório final de estágio foi executada uma investigação de caráter qualitativo, que teve como principal finalidade compreender de que forma o recurso a materiais didáticos, em momentos de aprendizagem na sala de atividades, em contexto de Educação Pré-Escolar, influencia a aprendizagem da Matemática, abrangendo um tema em específico: medida. Deste modo, foram desenvolvidas várias atividades, que tinham por base desafios, para perceber quais as noções matemáticas que as crianças já mobilizavam, assim como quais as dificuldades que estas sentiam no desenvolvimento das mesmas, e quão importante foi o recurso a materiais didáticos não estruturados para a superação de tais obstáculos.