Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

O recurso a materiais didáticos no ensino da matemática em contexto de Educação Pré-Escolar

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
249-Relatório final-2529-1-4-20230801.pdf2.52 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O relatório final de estágio desenvolve-se no âmbito do Mestrado em Educação PréEscolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este contempla uma reflexão crítica no que toca às unidades curriculares de Prática de Ensino Supervisionada (II e III), em contexto de estágio, no 1.º Ciclo do Ensino Básico e na Educação Pré-Escolar, assim como apresenta uma investigação centrada num tema associado à área de conteúdo da Matemática. Para a concretização da primeira parte do relatório, foram usados diversificados materiais criados e implementados ao longo das PES I e II, bem como autores de referência, com o intuito de fundamentar todo o trabalho desenvolvido. No que diz respeito à segunda parte do relatório final de estágio foi executada uma investigação de caráter qualitativo, que teve como principal finalidade compreender de que forma o recurso a materiais didáticos, em momentos de aprendizagem na sala de atividades, em contexto de Educação Pré-Escolar, influencia a aprendizagem da Matemática, abrangendo um tema em específico: medida. Deste modo, foram desenvolvidas várias atividades, que tinham por base desafios, para perceber quais as noções matemáticas que as crianças já mobilizavam, assim como quais as dificuldades que estas sentiam no desenvolvimento das mesmas, e quão importante foi o recurso a materiais didáticos não estruturados para a superação de tais obstáculos.
The final internship report is developed within the framework of the master’s degree in Pre-School Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education. This report includes a critical reflection regarding curricular units of Supervised Teaching Practice (II and III), in the context of an internship, in the 1st Cycle of Basic Education and in PreSchool Education, as well as it presents an investigation centered on a theme associated within the area content of Mathematics. To carry out the first part of the report it was used diversified materials created and implemented throughout PES I and II, as well as reference authors to corroborate the work developed. When it comes to the second part of the final internship report, a qualitative investigation was carried out, whose main purpose was to understand how the use of didactic materials, in moments of learning in the activity room, within the context of Pre-School Education, influences the learning of Mathematics while covering a specific theme: measure. In order to achieve this, several activities were developed based on challenges aiming to understand which mathematical notions the children already had as well as the difficulties they felt in their development and how important the use of unstructured teaching materials was to overcome such obstacles.

Description

Keywords

Materiais didáticos aprendizagem da matemática Educação PréEscolar Brincar Medida Teaching Materials Mathematics Learning Pre-School Education Play Measure

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue