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- Marketing Desportivo: Estágio na Lusitano Futebol ClubePublication . Cunha, Inês Filipa; Pinheiro, Paula Sofia Neta VasconcelosNo âmbito do 2º ano do Mestrado em Marketing, do Instituto Politécnico de Viseu, da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu foi realizado um estágio no Lusitano Futebol Clube de Vildemoinhos. O período de estágio foi de seis meses, iniciou-se a 29 de setembro de 2022 até 29 de março de 2023. O desporto é algo que culturalmente é muito importante pois tem um impacto gigante na sociedade. O desporto é para todos, independentemente do género, da língua, da região, das condições económicas, o desporto é universal. Face à crescente influência do desporto surgiram nesta área novas oportunidades de negócio, tornando-se um setor da economia bastante competitivo, surgindo assim a necessidade de expandir as ferramentas do marketing para a área do desporto. Os adeptos desempenham, nos tempos de hoje, um papel fundamental para a sobrevivência dos pequenos e grandes Clubes. É importante saber envolver os adeptos em todos os processos. Para os Clubes de pequena dimensão, com um poder financeiro menor, ainda mais importante é saber comunicar com os seus adeptos e saber o que eles procuram. Estes devem tirar proveito das ferramentas gratuitas para promover a constante comunicação entre a comunidade desportiva. Face a isto, neste presente relatório, para além da apresentação do Clube e da revisão da literatura, são apresentadas as tarefas desenvolvidas por mim, tendo por base a intenção de reforçar a relação com os atuais adeptos e simpatizantes do Clube, alcançar novos adeptos, patrocinadores e aumentar a sua visibilidade.
- The Influence of User-Generated Content on Tourism Organizations - The Case of Portuguese Center RegionPublication . Vasconcelos, Maria de Almeida; Santos, Sara; Ferreira, SóniaÀ Internet alterou o panorama da comunicação e levantou desafios significativos em várias áreas de atividade, incluindo a do turismo e hospitalidade. Devido à abundância de destinos turísticos disponíveis atualmente, a competição é notória. Por conseguinte, os destinos turísticos devem conceber estratégias para se destacarem, construírem, e reforçarem a familiaridade e ligação do cliente com a marca. As plataformas digitais, especialmente as redes sociais, são hoje veículos eficazes para a comunicação, atingindo milhões de utilizadores. Como tal, é fundamental que os conteúdos partilhados sejam relevantes e educativos. Além disso, o advento da Web 2.0 proporcionou aos utilizadores a oportunidade de se transformarem de espectadores passivos para criadores, facilitando a troca de pensamentos e conteúdos com outros utilizadores. Conceitos como “conteúdo gerado pelo utilizador” e “boca a boca online” são particularmente significativos neste contexto. Estes são muitas vezes reconhecidos pelos turistas como fontes de informação fiáveis e fidedignas, por vezes mais do que conteúdo criado pela empresa. Estes podem influenciar a decisão de visita de um potencial turista, o que os torna fundamentais para os destinos. Este estudo assume como orientação metodológica a investigação correlacional, com abordagem mista, quanto à natureza dos dados. Como parte do método qualitativo, foi realizado um inquérito por entrevista com a Chefe do Núcleo Comunicação, Imagem e Relações Públicas do Turismo Centro de Portugal, Adriana Rodrigues. Adicionalmente, foi realizado um focus group para melhor compreender a opinião dos turistas da Região Centro de Portugal relativamente às variáveis estudadas nesta investigação. No âmbito da abordagem quantitativa, foi aplicado um inquérito por questionário aos turistas e potenciais turistas da Região Centro de Portugal, constituindo-se uma amostra de 515 participantes. Os dados recolhidos foram submetidos a análise estatística utilizando para este propósito o software Smart PLS 3.3.2. Os resultados obtidos sugerem a influência do conteúdo gerado pelos utilizadores na perceção e na qualidade percebida do destino, bem como na intenção de visita. Esta última, por sua vez, influencia o envolvimento dos turistas nas redes sociais. Este estudo “demonstrou também que o boca-a-boca online influencia todas as dimensões do valor da marca do destino.