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- A importância atribuída pelos Encarregados de Educação às disciplinas de Educação Visual e Educação TecnológicaPublication . Gonçalves, Liliana Andreia Carvalho Leite; Melo, Ana Luísa Pinto De SoutoO presente Relatório Final de Estágio enquadra-se no Mestrado em Ensino de Educação Visual e Tecnológica no Ensino Básico, que confere habilitação profissional para lecionar no 2.º Ciclo do Ensino Básico. Este relatório encontra-se subdividido em duas partes. A primeira parte, referese à reflexão crítica sobre as práticas em contexto, isto é, são apresentados os contextos onde decorreram as Práticas de Ensino Supervisionadas I, II e III ao longo de três semestres, bem como a apreciação crítica das mesmas. Para elaboramos uma reflexão crítica das Práticas de Ensino Supervisionadas I, II e III, recorremos a documentos orientadores e autores que nos fizeram refletir sobre o trabalho realizado. A segunda parte diz respeito ao trabalho de investigação, ou seja, é apresentado o estudo teórico e empírico denominado: “A importância atribuída pelos Encarregados de Educação às disciplinas de Educação Visual e Educação Tecnológica”. No estudo empírico, foi realizada uma investigação de abordagem qualitativa e quantitativa, que teve como técnica privilegiada de recolha de dados o inquérito por questionário, aplicado aos Encarregados de Educação, com educandos no 2.º Ciclo do Ensino Básico do Agrupamento de Escolas de Airães, do Concelho de Felgueiras. Por meio da análise dos dados, podemos verificar, que todos os Encarregados de Educação, participantes, consideraram que as disciplinas de Educação Visual e Educação Tecnológica eram importantes para o desenvolvimento do seu educando.
- Dos media como próteses aos novos media: o primado da técnicaPublication . Barroso, PauloDesde as premonições de McLuhan, há mais de 60 anos, o modelo comunicacional está em transformação. Com o surgimento dos self-media, ascende a figura do sujeito-objeto ou sujeito-meio, mas dá-se o apagamento do recetor. É uma inversão de papéis entre, por exemplo, o jornalista e o público. Antes, o primeiro era o único produtor de informações e o segundo era o recetor passivo das mesmas; agora, o segundo se autonomiza no papel de produtor de informações disponibilizadas na Internet, apagando o papel do primeiro. Uma inversão comparável a uma revolução coperniciana na comunicação: o primado do cidadão-jornalista ou homo-medium. Seguindo uma estratégia teórico-conceptual, o objetivo deste texto é problematizar os usos e os efeitos dos novos media tecnológicos.
- O Ensino de Fotografia na Disciplina de Educação Tecnológica como uma Linguagem e Ferramenta Artística e TecnológicaPublication . Lopes, Isabel Maria Leal Baptista; Pereira, JoséO presente relatório de final de estágio constitui uma parte determinante do Mestrado em Ensino de Educação Visual e Tecnológica no Ensino Básico, pela Escola Superior de Educação de Viseu. Encontra-se organizado em duas partes, sendo que a primeira integra uma contextualização dos estágios desenvolvidos, seguida da análise crítica das aprendizagens realizadas no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada. A segunda parte encerra a investigação desenvolvida no âmbito da disciplina de Educação Tecnológica sobre o ensino da fotografia e as suas potencialidades como uma linguagem e ferramenta artística e tecnológica, numa abordagem de ensino do “saber pelo fazer”. Deste modo, pretende-se usá-la como um recurso oportuno no ensino da Educação Tecnológica. Com o desenvolvimento da tecnologia, surgem a cada dia progressos significativos impossíveis de dissociá-los do ensino/aprendizagem. Procurou-se auscultar a opinião dos professores de Educação Tecnológica, a nível nacional, sobre esta temática. Para o desenvolvimento desta pesquisa, foi fundamental a revisão de literatura na especialidade sobre a temática em estudo, a partir de livros, artigos e publicações. Relativamente à componente experimental levada a cabo com uma turma do 5.º ano, foi abordada uma metodologia de natureza qualitativa, na medida em que não se procura generalizar nem quantificar os dados obtidos. Foi uma atividade enriquecedora, tendo os alunos utilizado o smartphone como ferramenta pedagógica na sala de aula e aprendido a tirar fotografias digitais com maior qualidade e vicissitudes associadas à linguagem fotográfica.