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- Viabilidade para adoção da tecnologia blockhain na gestão de contratos e de dados na construção civil integrado ao BIMPublication . Andreata, Willian Murilo; Rouxinol, Gilberto Antunes Ferreira; Romano, Cezar AugustoConsiderando a escassa aplicação de novas tecnologias na área da Engenharia Civil, que possam ajudar a melhorar os processos de registos de dados, auditabilidade de etapas da construção e aperfeiçoar a qualidade dos serviços entregues, nomeadamente, desenvolvimento de projetos, gestão do canteiro de obras, cronogramas etc.., a tecnologia blockchain é trazida à luz da comunidade científica para evidenciar as possibilidades da sua utilização. Trata-se de uma ferramenta para auxiliar os processos de gestão na construção civil. Verifica-se uma crescente procura por opções que possam trazer mais transparência e confiabilidade entre as partes interessadas nos processos de gestão da construção. O trabalho tem assim como principal objetivo analisar de que forma a tecnologia blockchain pode contribuir na gestão de contratos integrados com Building Information Modelling (BIM) e responder à pergunta de investigação seguinte: Como pode a tecnologia blockchain contribuir no contexto de segurança dos dados na indústria da construção civil? Para responder à questão realiza-se uma análise comparativa à revisão bibliográfica e o estudo de caso de uma empresa na área da construção civil que trabalha com a tecnologia blockchain, possibilitando o confronto de informações através da análise de dados primários, obtidos pela aplicação de questionário no estudo de caso e dados secundários, através da investigação da literatura. Desse modo os resultados são analisados, comparados e comentados através da triangulação dos dados, oferecendo um panorama das fontes de evidencias permitindo concluir que as características da tecnologia blockchain podem ser uteis e viáveis no setor da construção civil.
- O papel da comunicação sustentável no distanciamento da reputação Fast Fashion, por parte de uma marca: Estudo de caso ZaraPublication . Saraiva, Beatriz Margarida Loureiro; Ferreira, SóniaA temática da sustentabilidade quer nos processos de produção, quer no negócio como um todo é cada vez mais valorizada pelo consumidor. A indústria da moda, uma das mais criticadas pela consumo de recursos naturais, está sob enorme pressão por parte de organizações ambientais, consumidores e leis governamentais, para que tomem ações que visem diminuir o seu impacto ambiental. O presente estudo visa abordar o papel da comunicação sustentável tem tido como meio para atingir estas exigências, e alterar a imagem percebida pelo consumidor, distanciando-se da sua reputação fast fashion. A investigação decorre através de três analises, começando pelo estudo do website da marca Zara, mais concretamente a secção dedicada à extensão de marca. De seguida, é efetuada a análise da página da marca, na rede social Instagram, onde após uma análise das publicações "verdes", efetuadas ao longo de dois anos (2021 e 2022), se realizou uma comparação. Os resultados obtidos permitem concluir que apesar dos alargados esforços efetuados pela marca, esta não efetua investimentos significativos na sua comunicação, através da rede social Instagram. Por fim, e de forma a entender a perceção do consumidor, em relação à comunicação sustentável, foi aplicado um questionário, estudando a imagem inicial e final de uma marca fast fashion, após a exposição ao chamado "marketing verde'. É também, através dos resultados obtidos que se verifica que, apesar de a sustentabilidade ser algo que capta o consumidor e a uma temática a que este dá valor, não constitui uma prioridade quando é efetuada a decisão de compra. Conclui-se então, que as marcas deveram investir na comunicação dos seus esforços sociais e ambientais de forma a dar a conhecer os mesmos ao seu público e destacar o seu produto.