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O papel da comunicação sustentável no distanciamento da reputação Fast Fashion, por parte de uma marca: Estudo de caso Zara

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Abstract(s)

A temática da sustentabilidade quer nos processos de produção, quer no negócio como um todo é cada vez mais valorizada pelo consumidor. A indústria da moda, uma das mais criticadas pela consumo de recursos naturais, está sob enorme pressão por parte de organizações ambientais, consumidores e leis governamentais, para que tomem ações que visem diminuir o seu impacto ambiental. O presente estudo visa abordar o papel da comunicação sustentável tem tido como meio para atingir estas exigências, e alterar a imagem percebida pelo consumidor, distanciando-se da sua reputação fast fashion. A investigação decorre através de três analises, começando pelo estudo do website da marca Zara, mais concretamente a secção dedicada à extensão de marca. De seguida, é efetuada a análise da página da marca, na rede social Instagram, onde após uma análise das publicações "verdes", efetuadas ao longo de dois anos (2021 e 2022), se realizou uma comparação. Os resultados obtidos permitem concluir que apesar dos alargados esforços efetuados pela marca, esta não efetua investimentos significativos na sua comunicação, através da rede social Instagram. Por fim, e de forma a entender a perceção do consumidor, em relação à comunicação sustentável, foi aplicado um questionário, estudando a imagem inicial e final de uma marca fast fashion, após a exposição ao chamado "marketing verde'. É também, através dos resultados obtidos que se verifica que, apesar de a sustentabilidade ser algo que capta o consumidor e a uma temática a que este dá valor, não constitui uma prioridade quando é efetuada a decisão de compra. Conclui-se então, que as marcas deveram investir na comunicação dos seus esforços sociais e ambientais de forma a dar a conhecer os mesmos ao seu público e destacar o seu produto.

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Comunicação Sustentabilidade Fast Fashion Marketing Verde Comunicação Sustentável Moda Zara

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