Browsing by Issue Date, starting with "2024-03-20"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Novos desafios do marketing para dinamizar a procura do Cinema PortuguêsPublication . Costa, Joana Alice Lopes Madeira; Antunes, Joaquim GonçalvesA elaboração desta dissertação visa analisar a relação entre o cinema e o mundo audiovisual através da satisfação e consequente fidelização dos clientes nesta área. Assim, o foco estará na desconstrução do problema evidente que o cinema nacional enfrenta, acentuado com a pandemia e as consequências associadas que isso trouxe. Se os números de adesão e de bilheteira já são baixos com os filmes norte-americanos, com o cinema português, os números são devastadores e apresentam consequências graves para quem trabalha e queira fazer do cinema português uma profissão. Desencoraja as pessoas de seguirem um sonho por não verem concretizados os seus esforços e a sua dedicação numa arte que está com dificuldades, que padece de soluções e investimento para inverter esta tendência do desinteresse do público. Havendo uma escassez de abordagem nesta área, serve este estudo para entender o motivo das pessoas não estarem tão conectadas com a sétima arte produzida em português e a sua consequente dificuldade na fidelização dos espetadores. A metodologia assentou num estudo quantitativo exploratório com uma amostra não probabilística, por conveniência, que consistiu na análise e interpretação dos resultados de um inquérito online que contou com a participação de 123 indivíduos. Estes dados foram analisados com recurso à análise de estatística descritiva e análise fatorial. As questões colocadas no inquérito são perguntas diretas, com respostas abertas e fechadas, relacionadas com a presença dos portugueses nas salas de cinema. Os resultados ajudam a evidenciar as lacunas e as carências apresentadas do cinema português. Os números obtidos nesta amostra são importantes para estudar hipotéticas soluções e formas onde o marketing pode interferir para uma notória e necessária evolução do setor cinematográfico. Para que as soluções apresentadas ajudem a quebrar a calamidade do cinema português, é necessário estudar as motivações da sociedade portuguesa, quais as suas preferências e de que forma pode uma obra portuguesa ajudar as pessoas a ganhar interesse pelo talento português nesta área, que é inegável.
- Cardo MáximoPublication . Barracosa, Paulo