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- O impacto da aplicação da aromaterapia na gravidezPublication . Inácio, Ilda Pêgo; Ferreira, Manuela Maria da ConceiçãoIntrodução: A gravidez é um estado em que frequentemente surgem diferentes desconfortos físicos e flutuações emocionais, no qual se verificam limitações ao recurso terapêutico (pouca diversidade farmacológica e/ou medos e crenças limitadoras da mulher). O impacto vivenciado pelas mulheres que usaram a aromaterapia, é essencial para transformar a assistência em saúde e capacitar os enfermeiros especialistas em enfermagem de saúde materna e obstétrica a tornar a experiência da gravidez positiva. Objetivos: Desenvolver competências necessárias à obtenção do título de Mestre e Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica; mapear a evidência científica existente acerca dos benefícios da aromaterapia nos desconfortos inerentes à gravidez e identificar o impacto da aplicação da aromaterapia durante a gravidez. Metodologia: Foram realizados diversos estágios nas várias áreas de Enfermagem de Saúde Materna, Obstétrica e Ginecológica, no cumprimento das experiências mínimas legalmente exigidas e aquisição das competências comuns e específicas do enfermeiro especialista. Na Parte II, realizámos dois estudos: uma scoping review com pesquisa nas bases de dados CINAHL, PubMed, Medline, WOS, BVS MTCI e Science Direct, utilizando os DECS “Aromatherapy” e “Pregnancy”, com recurso ao operador boleano “AND”, tendo sido incluídos 10 artigos científicos, que obedecem ao objetivo proposto e aos critérios de inclusão, após leitura na íntegra; e uma investigação qualitativa fenomenológica, onde foram realizadas 11 entrevistas a mulheres que usaram aromaterapia durante a gravidez, autorizado pela Comissão de Ética do Instituto Politécnico de Viseu e realizada análise de conteúdo através pelo programa NVIVO. Resultados: A elaboração prática de 5 diferentes áreas de estágio possibilitou a obtenção de competências comuns e específicas do enfermeiro especialista em enfermagem de saúde materna e obstétrica. Através da Scooping Review a aromaterapia foi identificada como recurso para evitar ou diminuir náuseas e vómitos, dor lombar, distúrbios do sono, prurido, stress, ansiedade e fadiga em mulheres grávidas. No segundo estudo, permitiu-nos identificar 5 categorias: “Utilização da aromaterapia”, “Aromaterapia na gravidez”, Método aromaterapia”, Experiência vivida” e “Perceção dos profissionais de saúde” no impacto da aromaterapia na gravidez. Conclusão: Após a realização do estágio cumprimos o número de experiências mínimas e a aquisição das competências necessárias à obtenção do título de Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica. Com a investigação desenvolvida conclui-se que os óleos essenciais utilizados foram eficazes, uma vez que reduziram os sintomas na maioria das grávidas que participaram nos estudos analisados e que houve um impacto positivo na aplicação da aromaterapia durante a gravidez. A aromaterapia na gravidez constitui-se assim, uma terapia a ser implementada pelos EEESMO durante a gravidez, com intuito de proporcionar uma gravidez salutar, positiva e feliz. Palavras-Chave: Gravidez; Aromaterapia; Desconfortos; Impacto; Enfermagem Obstétrica.
- Estratégia para ganhar: O Papel do Real Time Marketing, praticado no Instagram, sobre a perceção que o consumidor tem de uma marcaPublication . Silva, Inês Margarida Morais da; Matias, Ana MafaldaA passagem do Marketing Tradicional para o Marketing Digital trouxe consigo novos canais de difusão para os negócios. A ocupação inegável das redes sociais no quotidiano dos consumidores, leva as marcas a procuraem formas de, através delas, se destacarem entre a concorrência. Uma das estratégias que podem ser utilizadas para esse efeito é o Real Time Marketing, sendo esta uma forma de marketing que se baseia em assuntos do momento, com o intuito de gerar buzz e captar a atenção dos consumidores para que estes fiquem mais conscientes da marca. Neste sentido, a presente dissertação procura analisar o papel do Real lime Marketing. praticado na rede social Instagram. sobre a perco* que o consumidor tem de uma marca. Procurne também perceber se ha ou não mais interação com publicações que utilizam esta estratégia. bem como se o Real Time Marketing gera mais facilmente emoções no consumidor, sejam elas positivas ou negativas. como o contentamento, o descontentamento, o amor, o medo. entre outras. Para isso, foi realizada uma análise de conteúdo a publicações das marcas Control, licor beirão e lidl Portugal onde se tenta perceber se há ou não mais interação com as publicações que utilizam Real lime Marketing. Foi também aplicado trn inquérito por questionário, através da técnica de amostragem não probabilística 'bola de neve", para compreender as perceções dos consumidores relativas à estratégia. Deste modo, com base nos resultados obtidos, foi possível apurar que os consumidores têm tendência a interagir mais com publicações que utilizam esta estratégia, e que o Real Time Marketing pode influenciar a perceçâo que o consumidor tem da marca. transmitindo-lhes mais confiança.