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- Barreiras ao exercício da atividade: Auto perceções de docentes de Educação Especial da rede públicaPublication . Porto, Ana Rita dos Santos Cardoso; Martins, Emília; Mendes, FranciscoCompreender as autoperceções dos profissionais de Educação Especial constitui uma mais-valia para o enquadramento, consciencialização e reestruturação das práticas pedagógicas e institucionais promotoras de uma escola inclusiva. Atualmente, a consciencialização da mudança e da necessidade de valorizar as práticas está nas conversas diárias das equipas. Os obstáculos e a sensação de incapacidade, gerados pelos mais diversos motivos, parecem fazer com que os profissionais se sintam cansados e desmotivados. Mesmo assim, encontram-se formas de trabalhar com os escassos recursos existentes, tentando adequá-los aos casos particulares. Muito se poderia melhorar, alcançando-se, com maior facilidade, as prioridades, os interesses e motivações de cada aluno. Assim, este estudo exploratório enquadra-se no modelo de investigação mista, com recurso a duas abordagens, qualitativa e quantitativa, sendo os dados recolhidos através de entrevistas semiestruturadas e questionários e pretende clarificar as autoperceções, por parte de uma amostra de 34 profissionais de Educação Especial da rede pública, sobre os obstáculos sentidos no exercício das suas funções. Os resultados clarificam alguns dos obstáculos sentidos, ao nível legislativo, no que concerne ao desenvolvimento de algumas práticas, assim como ao nível da formação docente, sendo que a legislação não foi considerada um obstáculo, mas sim a sua operacionalização, sendo a falta de recursos humanos, o obstáculo mencionado como o mais significativo para colocar em prática o que a legislação regula e assim conseguir-se satisfazer as necessidades de todos os alunos.
- Eficácia Parental na Intervenção com Crianças com Perturbação do Espetro AutismoPublication . Fonseca, Marco Rodrigo dos Santos; Fernandes, Rosina; Martins, EmíliaO foco deste trabalho é a autoeficácia parental com crianças com Perturbação do Espectro do Autismo (PEA). Uma intervenção só se torna eficaz quando englobamos todo o universo que rodeia a criança. Assim, falaremos da instituição mais importante para a integração e apresentação à sociedade – família. A dinâmica que ocorre entre pais e filhos é importante estudar pois, dentro dela, existe um conceito que se torna essencial mencionar e dar-lhe especial atenção, a eficácia parental, que pode levar ao sucesso na intervenção. Realizou-se um estudo exploratório, em 10 mães e pais de crianças com PEA, que preencheram o Questionário de Dados Sociodemográficos; o Questionário de Sentimento de Competência Parental (PSOC-Port.) e o Questionário de Capacidades e Dificuldades (SQD-Por). Recorreu-se à análise de dados descritiva. De acordo com os resultados desta análise, constatou-se que a eficácia parental contribui para o sucesso da intervenção com crianças com PEA. Concluiu-se que os pais/mães, com melhor eficácia percebida, estão mais preparados para contribuir para o desenvolvimento psicossocial dos seus filhos/filhas (Dunn et al., 2012; Fonseca, 2018).