Browsing by Issue Date, starting with "2024-07-22"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- A Teologia Coaching e Teologia da Prosperidade no TikTokPublication . Santana, Maria Jaqueline de; Lobo, Juliana CamposEsta dissertação aborda a evolução das estratégias de comunicação no campo religioso, especialmente no contexto das redes sociais, com foco na análise de conteúdo dos líderes religiosos e influencers digitais Deive Leonardo e Tiago Brunet no TikTok. Para o alcance do objetivo proposto, lança-se mão de uma metodologia predominantemente qualitativa, a análise de conteúdo, que constitui um campo teórico-metodológico composto por um conjunto de técnicas de análise das comunicações. Para a definição do corpus de análise, levou-se em consideração dois critérios norteadores para entender as estratégias de comunicação utilizadas na rede social TikTok, no âmbito religioso, a saber: 1. Seleção de modo intencional de dois líderes religiosos que representam o discurso da Teologia Coaching e da Teologia da Prosperidade, com grande número de seguidores, na rede social digital Tik Tok, Deive Leonardo e Tiago Brunet; 2. Definição de categorias de análise para entender a construção das estratégias de comunicação a partir dos conteúdos disponibilizados nas respetivas redes sociais. Os resultados alcançados apontam que as principais estratégias de comunicação são: opção por linguagem simples, sempre com sentido positivo; mensagens com conteúdos que suscitam interesse por parte dos seguidores, ou seja, mensagens espirituais, de inspiração e motivação, desenvolvimento pessoal, com dicas de sucesso e superação; utilização de vídeos curtos e dotados de elementos que estimulam a atenção e a emoção, como música instrumental, recursos oferecidos pela rede social TikTok. Vale ressaltar que esse tipo de mediatização nas redes sociais, potencializado pelos discursos coaching e da prosperidade, alcança cada vez mais adeptos, tendo em vista o anseio por sucesso e visibilidade.
- Uso da Plataforma TikTok pelos Estudantes da Escola Superior de Educação de ViseuPublication . Lopes, Cláudia Cristina Tavares Oliveira; Morais, Nídia SaloméO TikTok é uma plataforma baseada em vídeos curtos, que ao longo dos anos, ganhou popularidade entre os mais jovens. As redes sociais tornaram-se uma parte central na vida dos jovens. Esta influência pode ser tanto positiva quanto negativa, dependendo de diversos fatores, incluindo o uso que os jovens fazem das plataformas, o tipo de conteúdo que consomem e as interações que têm. Neste sentido, a presente dissertação visa explorar o uso do TikTok pelos estudantes do Instituto Politécnico da Escola Superior de Educação de Viseu (ESEV), tendo em conta a rede social mais utilizada pelos estudantes, os tipos de conteúdo consumidos e partilhados, as motivações que levam ao uso da mesma, o alcance do estado de flow e a existência de um sentimento de pertença nos estudantes. A presente investigação é um estudo de caso recorrendo a uma metodologia mista, com recurso a entrevistas e a um inquérito por questionário a estudantes da ESEV. Foram obtidas 125 respostas válidas, através de uma amostra por conveniência e foram realizadas entrevistas estruturadas a 6 estudantes da ESEV. Este estudo fornece evidências que comprovam que a rede social mais utilizada pelos estudantes da ESEV é o Instagram. Relativamente à utilização do TikTok os estudantes dão preferência ao consumo e não tanto à partilha de conteúdos, sendo motivados sobretudo pelo entretenimento e pela diversão que a plataforma lhes proporciona. Ao utilizarem o TikTok, perdem muitas vezes a noção de tempo, entrando num estado de flow, sentindo-se por vezes viciados na plataforma, no entanto os estudantes não se sentem membros da comunidade TikTok.