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- Preservação do Meio Ambiente: Análise comparativa entre as perspetivas de Professores do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Marques, Rafaela Neves; Novais, Anabela; Mendes, CristianaO presente documento, Relatório Final de Estágio, subordinado ao tema “Preservação do Meio Ambiente: Análise comparativa entre as perspetivas de Professores do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico”, surge no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico, cujos objetivos espelham todo o percurso formativo durante as Práticas de Ensino Supervisionadas, tendo como base as orientações exigíveis para a presente formação especializada. Como tal, este relatório é o culminar de uma reflexão sobre o percurso formativo, onde a teoria e a prática se conjugaram. A primeira parte refere-se às práticas realizadas ao longo das Práticas de Ensino Supervisionadas e compreende a contextualização dos estágios realizados e uma apreciação crítica das competências desenvolvidas. Na segunda parte apresenta-se o estudo de investigação, que teve como objetivo verificar de que modo as atividades práticas investigativas no 1.º e no 2.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) podem contribuir para a educação ambiental. Trata-se de uma investigação qualitativa, que teve como participantes três professoras de escolas de 1.º CEB e três professoras de escolas de 2.º CEB de agrupamentos do concelho de Viseu e três professoras de escolas de 1.º CEB e três professoras de escolas de 2.º CEB de agrupamentos do concelho de Ovar. Para a recolha de dados, optou-se por uma entrevista semiestruturada, com posterior análise de conteúdo das unidades de registo das participantes. Os resultados evidenciam que as entrevistadas atribuem importância à educação ambiental, uma vez que permite formar cidadãos mais conscienciosos dos problemas ecológicos graves que ameaçam cada vez mais a harmonia entre o Homem e a Natureza, bem como formar cidadãos proativos na construção de uma sociedade ambientalmente equilibrada. No entanto, apresenta ainda constrangimentos, tais como tempo insuficiente, falta de algum material de laboratório para realizar experiências na escola, de contentores próprios para a recolha seletiva dos resíduos na escola, excesso de burocracias, dificuldade em mobilizar algumas famílias para continuarem o trabalho feito na escola e escola pouco proativa na área.