Browsing by Issue Date, starting with "2025-01-21"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- O impacto da inteligência Artificial na esfera do TurismoPublication . Caldeira, Bruna Vanessa Teixeira; Antunes, Joaquim Gonçalves; Malva, Maria Madalena de FreitasAtualmente deparamo-nos com transformações de paradigmas que impulsionam constantes mudanças na nossa sociedade, no setor industrial e nas estratégias de marketing. Esta tecnologia tem um impacto significativo no comportamento dos consumidores alinhando as suas preferências e necessidades de uma maneira mais rápida. Na indústria no turismo, a implementação da IA representa tanto uma vantagem competitiva, como de igual forma conduz a uma redefinição das estratégias de marketing dentro das empresas, permitindo uma comunicação mais clara e eficiente junto dos consumidores. O principal objetivo desta dissertação foi desenvolver conhecimento empírico sobre as opiniões de profissionais e não profissionais do setor turístico relativamente à utilização da inteligência artificial, com um foco particular nos seus impactos positivos e negativos no setor turístico e no ambiente de trabalho das empresas. A metodologia adotada consistiu numa abordagem quantitativa materializada num inquérito online, que constou com uma amostra de 162 indivíduos. Os resultados foram submetidos a testes estatísticos para validar as conclusões de investigação. Os resultados revelaram que, apesar de alguns receios relacionados com a substituição de postos de trabalho, a maioria dos participantes reconheceu que a implementação desta tecnologia oferece benefícios para os setores económicos. Destaca-se no conjunto dos impactos positivos, a melhoria de personalização das ofertas turísticas e o aumento da eficiência nas campanhas de marketing. A inteligência artificial também é reconhecida como uma ferramenta para aprimorar a acessibilidade no planeamento territorial dos destinos turísticos, tornando-os os espaços mais acessíveis para responder de forma mais eficaz a necessidade de grupos específicos de visitantes, como pessoas com mobilidade reduzida ou turistas com necessidades especiais. Este estudo pretende enfatiza o impacto da inteligência artificial no setor turístico e no ambiente laboral, evidenciando os desafios e oportunidades da sua implementação. Além de aumentar a competitividade das empresas, a IA tem como objetivo criar experiencias mais personalizadas e eficientes aos consumidores.