Browsing by Issue Date, starting with "2025-01-30"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Literacia Mediática no Ensino Superior: criação de um e-book como ferramenta para divulgar ciênciaPublication . Gonçalves, Mariana Pinto; Morais, Nídia Salomé; Martins, JoanaA presente dissertação procura a criação de um e-book sobre um projeto desenvolvido por investigadores do Instituto Politécnico de Viseu da Escola Superior de Educação no âmbito da Literacia Mediática, onde o principal objetivo deste trabalho é a explorar as potencialidades de um e-book como ferramenta para divulgar resultados. Assim sendo, esta dissertação parte da questão “Que características poderá ter um e-book para a divulgação de ciência, nomeadamente dos resultados do projeto sobre Literacia Mediática no Ensino Superior?”, essas características passam por transformar contextos à partida mais complexos em dados mais simples para uma compreensão mais fácil por parte do público. Desta forma, a investigação procura compreender como é que os e-books podem ser utilizados para divulgar ciência, organizando a informação de forma acessível e compreensível ao público em geral. Na revisão da literatura, aborda-se o papel dos meios de comunicação na divulgação de ciência, com destaque para os e- books, que oferecem interatividade, acessibilidade e flexibilidade. Além disso, são discutidos os desafios da comunicação de ciência, bem como a complexidade dos conteúdos. A metodologia adotada apoia-se na Design-Based Research (DBR), sendo o projeto prático centrado na elaboração de um e-book, onde são divulgados os resultados e as conclusões que foram obtidas no âmbito do projeto desenvolvido sobre Literacia Mediática no Ensino Superior. A tipologia framework-to-innovation orientou o desenvolvimento do e-book, incorporando o feedback de alguns especialistas selecionados para participar no trabalho. O estudo foi desenvolvido em quatro fases: desde um primeiro esboço – onde foram dados os primeiros passos no design do e-book, passando por testes com os especialistas, para a implementação das sugestões recebidas, até à apresentação da proposta final que resultou num design mais coerente, atrativo e profissional. Com a elaboração desta dissertação, conclui-se que os e-books são uma ferramenta atual e útil no que diz respeito à divulgação de ciência, tornando o conteúdo mais acessível e compreensível a todos. Assim, este projeto reforça a importância de adaptar ferramentas digitais na divulgação de conhecimento, aumentando o acesso e facilitando a compreensão de temas científicos mais complexos.