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- Comunidade Energética Renovável v.s. Autoconsumo Individual - Casos de EstudoPublication . Costa, Manuel Lameirinhas; Santos, Vasco Eduardo Graça dosDurante os últimos anos, a descarbonização tornou-se um dos temas centrais do setor energético. A necessidade de reduzir as emissões de gases com efeito de estufa, aliada ao impacto crescente das alterações climáticas, fez com que surgissem novas formas de produção e consumo de energia. Nesse contexto, as comunidades energéticas renováveis aparecem como uma alternativa inovadora do autoconsumo individual. Para além disso, a partilha de energia entre os consumidores normalmente resultam em ganhos bilaterais, o que resulta numa implementação mais eficaz dos recursos renováveis. No entanto, a escolha entre autoconsumo individual e participação numa comunidade energética não é trivial, pois envolve fatores técnicos, financeiros e regulatórios que devem ser cuidadosamente analisados. O principal objetivo desta dissertação é comparar essas duas abordagens quando aplicadas a um caso específico. Para isso, foi realizado um estudo detalhado que inclui o dimensionamento e cálculo da produção de sistemas fotovoltaicos, a simulação de perfis de consumo e uma análise económica aprofundada. Foram também avaliadas, duas configurações distintas para a comunidade energética renovável aplicada ao caso específico, de modo a identificar qual a mais benéfica. Em última análise, este estudo pode ter utilidade no entendimento das oportunidades e ameaças trazidas por essas duas abordagens e podendo servir de base lógica na tomada de decisões na esfera da transição energética e da sustentabilidade.
- Efeitos da sobrelotação dos serviços de urgência nos resultados das pessoas internadas : Uma revisão sistemática de etiologia e riscoPublication . Agostinho, Joana Raquel Martins; Santos, EduardoObjetivo: Determinar os efeitos da sobrelotação do serviço de urgência (SU) nos resultados dos doentes internados: mortalidade, tempo de permanência (TP) no hospital, tempo para antibiótico, tempo para trombólise e tempo para analgésico. Métodos: Revisão sistemática de etiologia e risco, incluindo pessoas adultas, com 18 anos ou mais, admitidos em SU, que foram expostos a sobrelotação. A estratégia de pesquisa foi realizada na MedicLatina, CINAHL Complete, MEDLINE Complete, Cochrane Central Register of Controlled Trials, SciELO, Banco de teses da CAPES, RCAAP e OpenGrey. A avaliação do risco de viés, a extração de dados e a síntese foram realizadas por dois revisores de forma independente. Resultados: Dos 3500 registos, 30 artigos cumpriram os critérios de inclusão. Os resultados dos estudos mostram que a sobrelotação dos SU contribui para um aumento da mortalidade, um maior TP hospitalar e atrasos na administração de antibióticos e analgésicos. Não foram encontradas evidências de que a sobrelotação influencie o tempo de trombólise. No entanto, sete dos estudos incluídos concluíram que a sobrelotação não estava associada a um aumento da mortalidade. Conclusões: A sobrelotação dos SU tem um impacto negativo nos resultados dos doentes internados, destacando-se a sua influência na qualidade dos cuidados prestados neste contexto. Em investigações futuras, é importante compreender quais os fatores que contribuem para a sobrelotação, de modo a criar estratégias para ultrapassar este problema de saúde pública. Palavras-chave: Cuidados críticos, Aglomeração, Serviços médicos de emergência, Avaliação de resultados, Segurança do paciente
- A relevância da Educação Artística na Educação Pré-EscolarPublication . Almeida, Marta Lúcia Coutinho; Cavadas, RicardoO presente projeto de investigação desenvolveu-se no âmbito da unidade curricular da Prática de Ensino Supervisionada no 1.º Ciclo do Ensino Básico e na Educação Pré-Escolar, e na unidade curricular de Seminário da Investigação sobre as Práticas. Tem como título de “A relevância da Educação Artística na Educação Pré-Escolar”, a partir do qual se estabeleceu, como questão-problema: Qual o contributo da Educação Artística no desenvolvimento da criatividade das crianças? Este estudo foi realizado no ano letivo de 2021/2022 em um jardim de infância do Agrupamento de Escolas Infante D. Henrique, Escola Básica Aquilino Ribeiro, localizada em Viseu. Para dar resposta à questão foram delineados os seguintes objetivos: i) Observar o impacto da Educação Artística no quotidiano das crianças no Jardim de Infância, individualmente ou em grupo; ii) Compreender de que forma as expressões artísticas contribuem para o desenvolvimento da criatividade das crianças e iii) Refletir sobre qual o papel das artes para o desenvolvimento da criatividade da criança. A metodologia utilizada assentou no paradigma qualitativo de caráter exploratório, onde se recolheu dados através dos registos escritos e fotográficos, mais concretamente através da observação participante onde foi possível observar os comportamentos, conversas e ações das crianças, durante a realização das atividades, bem como nos momentos de brincadeira. Concluiu-se que, através de uma análise cuidada dos comportamentos, conversas, registos escritos e fotográficos ao longo das semanas iniciais, foi percetível o grande interesse que as crianças demonstravam em relação às artes. Este envolvimento espontâneo com os materiais, que muitas vezes tinham de pedir a um adulto, levou à criação de um novo espaço na sala: o cantinho das artes. Este cantinho foi uma forma de oferecer às crianças um ambiente ainda mais motivador e estimulante, especialmente no âmbito da Educação Artística. Desta forma, com os materiais ao seu dispor, as crianças passaram a utilizar em diversos momentos para explorar a sua criatividade.
