Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

A relevância da Educação Artística na Educação Pré-Escolar

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
528-Relatorio final-4813-1-4-20250630.pdf4.31 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente projeto de investigação desenvolveu-se no âmbito da unidade curricular da Prática de Ensino Supervisionada no 1.º Ciclo do Ensino Básico e na Educação Pré-Escolar, e na unidade curricular de Seminário da Investigação sobre as Práticas. Tem como título de “A relevância da Educação Artística na Educação Pré-Escolar”, a partir do qual se estabeleceu, como questão-problema: Qual o contributo da Educação Artística no desenvolvimento da criatividade das crianças? Este estudo foi realizado no ano letivo de 2021/2022 em um jardim de infância do Agrupamento de Escolas Infante D. Henrique, Escola Básica Aquilino Ribeiro, localizada em Viseu. Para dar resposta à questão foram delineados os seguintes objetivos: i) Observar o impacto da Educação Artística no quotidiano das crianças no Jardim de Infância, individualmente ou em grupo; ii) Compreender de que forma as expressões artísticas contribuem para o desenvolvimento da criatividade das crianças e iii) Refletir sobre qual o papel das artes para o desenvolvimento da criatividade da criança. A metodologia utilizada assentou no paradigma qualitativo de caráter exploratório, onde se recolheu dados através dos registos escritos e fotográficos, mais concretamente através da observação participante onde foi possível observar os comportamentos, conversas e ações das crianças, durante a realização das atividades, bem como nos momentos de brincadeira. Concluiu-se que, através de uma análise cuidada dos comportamentos, conversas, registos escritos e fotográficos ao longo das semanas iniciais, foi percetível o grande interesse que as crianças demonstravam em relação às artes. Este envolvimento espontâneo com os materiais, que muitas vezes tinham de pedir a um adulto, levou à criação de um novo espaço na sala: o cantinho das artes. Este cantinho foi uma forma de oferecer às crianças um ambiente ainda mais motivador e estimulante, especialmente no âmbito da Educação Artística. Desta forma, com os materiais ao seu dispor, as crianças passaram a utilizar em diversos momentos para explorar a sua criatividade.
This research project was developed within the scope of the curricular unit Supervised Teaching Practice in the 1st Cycle of Basic Education and Pre-School Education, and the curricular unit Research Seminar on Practices. Its title is “The relevance of Art Education in Pre-School Education”, from which the problem question was established: What is the contribution of Art Education to the development of children's creativity? This study was carried out in the 2021/2022 school year in a kindergarten of the Infante D. Henrique School Group, Aquilino Ribeiro Basic School, located in Viseu. In order to answer this question, the following objectives were outlined: i) To observe the impact of Art Education on children's daily lives in Kindergarten, individually or in groups; ii) To understand how artistic expressions contribute to the development of children's creativity and iii) To reflect on the role of the arts in the development of children's creativity. The methodology used was based on the exploratory qualitative paradigm, where data was collected through written and photographic records, more specifically through participant observation where it was possible to observe the children's behavior, conversations and actions while carrying out the activities, as well as in moments of play. It was concluded that, through a careful analysis of behaviors, conversations, written and photographic records over the initial weeks, the children's great interest in the arts was noticeable. This spontaneous involvement with materials, which they often had to ask an adult for, led to the creation of a new space in the classroom: the art corner. This corner was a way of offering the children an even more motivating and stimulating environment, especially in the field of Art Education. This way, with the materials at their disposal, the children were able to use them at various times to explore their creativity.

Description

Keywords

educação artística criatividade arte educação pré-escolar art education creativity art pre-school education

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License

Without CC licence