Browsing by Issue Date, starting with "2025-07-21"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Efeitos do isolamento na hospitalização de adolescentes com anorexia nervosa : Scoping reviewPublication . Sousa, Carolina Fonseca de; Cordeiro, Manuel PereiraEnquadramento: O presente relatório reflete o caminho percorrido na procura de mais conhecimentos e aquisição de competências. Neste âmbito, os enfermeiros devem priorizar a compreensão das experiências únicas de cada adolescente e as suas necessidades emocionais, promovendo um ambiente de apoio. Objetivos: Relatar a trajetória formativa ao longo dos diversos estágios clínicos, refletindo de maneira crítica sobre as atividades realizadas para o desenvolvimento das competências gerais e específicas do Enfermeiro Especialista em Saúde Infantil e Pediátrica. Mapear a evidência científica disponível sobre os efeitos do isolamento da hospitalização de adolescentes com anorexia nervosa; Analisar o trajeto de aprendizagem com base nos referenciais teóricos que sustentam a prática da enfermagem; Expor as atividades efetuadas e as competências adquiridas ao longo do processo; Fazer uma reflexão crítica sobre o percurso de aprendizagem, tendo como referência as competências gerais e específicas do Enfermeiro Especialista em Saúde Infantil e Pediátrica. Metodologia: Foi desenvolvida uma Scoping Review, seguindo as diretrizes do Joanna Briggs Institute, cuja seleção de artigos seguiu o modelo Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses Extension for Scoping Reviews, envolvendo uma pesquisa exaustiva e sistemática da literatura relacionada com os efeitos do isolamento da hospitalização de adolescentes com anorexia nervosa. Obteve-se um total de 60 artigos que foram exportados para o software de gestão de seleção Rayyan. Resultados: Dos 6 estudos que cumpriram os critérios de elegibilidade, todos são unânimes que o internamento de adolescentes com anorexia nervosa deve contemplar um trabalho em parceria com a família e não fazer isolamento exclusivo do adolescente Conclusão: O estudo revela que a família raramente está envolvida no tratamento quando o adolescente com anorexia nervosa é hospitalizado, o que requer uma alteração de paradigma e o Enfermeiro Especialista em Saúde Infantil e Pediátrica pode ser um elemento da equipa multiprofissional de destaque de forma a alterar esta realidade, promovendo o envolvimento da família no percurso terapêutico, através de abordagens centradas na família, estratégias de capacitação parental e acompanhamento contínuo, contribuindo para uma intervenção mais integrada e eficaz na recuperação do adolescente Palavras-chave: Cuidados de saúde; Adolescente; Anorexia; Hospitalização, Enfermagem pediátrica.
- Avaliação do efeito bioativo de extratos botânicos de Ficus carica L. e Opuntia ficus-indica (L.) Mill. sobre Phthorimaea absoluta Meyrick e Macrolophus pygmaeus (Rambur)Publication . Santos, Sérgio Miguel Alves dos; Costa, Cristina Amaro da; Wessel, Dulcineia Maria de Sousa FerreiraA procura por estratégias alternativas e métodos adequados à proteção das culturas agrícolas é essencial ao reforço dos objetivos de uma agricultura que se pretende gradativamente mais sustentável. Nas últimas décadas tem sido produzido um número considerável de estudos que corroboram o potencial inseticida de constituintes químicos derivados do metabolismo secundário das plantas, cuja utilização é sugerida como ferramenta alternativa aos pesticidas de síntese empregues frequentemente na gestão de pragas agrícolas. O trabalho que se apresenta foi efetuado no âmbito do Projeto “InovFarmer.MED - Melhorar a cadeia de abastecimento do Mediterrâneo através de modelos de negócios agroalimentares inovadores para fortalecer a competitividade dos pequenos agricultores, com o figo-da-índia e figo como estudo de caso” e tem por finalidade a avaliação do potencial bioativo de extratos botânicos para o possível desenvolvimento de uma alternativa ecológica para a proteção das culturas. Neste contexto, o presente estudo investigou o teor em compostos fenólicos totais e a atividade antioxidante de extratos obtidos a partir de folhas e de cladódios, das espécies Ficus carica L. e Opuntia ficus-indica (L.) Mill., respetivamente. Foram realizadas extrações etanólicas a 70% e 96% para folhas, a 70% para cladódios e, adicionalmente, uma extração salina de cladódios com NaCl 0,15M. Os resultados demonstraram que o extrato etanólico a 70% (EF01) foi o mais rico em compostos fenólicos nas folhas de figueira (7,2 ± 0,6 mg EAG/g), enquanto nos cladódios, o extrato salino (EC04) apresentou os maiores valores (51,8 ± 2,4 mg EAG/g). A relação entre o teor fenólico e a atividade antioxidante não foi linear, com o extrato etanólico a 90% (EF02), a apresentar maior atividade antioxidante (ABTS 50,0 ± 6,2 g TE/g e DPPH 37,0 ± 8,0 g TE/g) em relação ao extrato EF01. Os extratos foram posteriormente testados quanto ao seu potencial inseticida em lagartas de terceiro instar de Phthorimaea absoluta Meyrick por contacto e ingestão, pelo método de imersão de folhas. Os efeitos secundários dos mesmos extratos foram testados no mirídeo zoofitófago Macrolophus pygmaeus (Rambur), que pode desempenhar um papel importante no controlo biológico daquela praga. Para determinação de toxicidade sobre estes insetos, foi utilizada a metodologia de exposição à superfície contaminada. Os resultados obtidos sugerem que os extratos testados não exibiram o nível de toxicidade esperado em lagartas de terceiro instar de P. absoluta, ainda que o tratamento efetuado com o extrato etanólico de folhas a 70% (v/v) tenha diferido significativamente do grupo de controlo (p < 0,05). Por sua vez, na avaliação ecotoxicológica dos extratos em M. pygmaeus, verificou-se que nenhuma das formulações botânicas diferiu significativamente do controlo negativo (p > 0,05).
- Influência de diferentes resíduos agroalimentares nas emissões de amoníaco e gases com efeito de estufa provenientes da compostagemPublication . Costa, Telma Lisete Almeida; Pereira, José LuísA crescente produção de resíduos orgânicos, incluindo no setor agroalimentar, tem tornado a compostagem uma solução eficiente para a gestão dos resíduos orgânicos. Apesar dos benefícios reconhecidos neste processo, o mesmo não está isento de impactos ambientais. Nesse sentido, o objetivo do presente estudo foi avaliar as emissões de NH₃ e gases com efeito de estufa (N₂O, CO₂ e CH₄) provenientes da compostagem de resíduos agroalimentares de oliveira, sabugueiro e uva. Pretendeu-se ainda avaliar a qualidade do composto resultante. Foram testadas três condições experimentais: mistura de palha com folhas de oliveira, com engaço de sabugueiro e com engaço de uva. No tratamento controlo foi utilizada exclusivamente palha. Durante 150 dias, foram medidas as emissões de gases e determinada a composição das misturas (resíduos agroalimentares com palha) e dos compostos finais. Os resultados mostraram que as emissões de NH₃ e CH₄ foram reduzidas em 48% e 29% nos tratamentos Oliveira e Sabugueiro, enquanto no tratamento Uva apenas houve redução do NH₃ (24%). As emissões de N₂O e o CO₂ e o potencial de aquecimento global foram reduzidos, respetivamente, em 46%, 32% e 34% pelo tratamento da Oliveira, essas reduções não se verificaram nos tratamentos Sabugueiro ou Uva. Pode concluir que os resíduos das folhas de oliveira podem efetivamente reduzir as emissões de NH₃ e o potencial de aquecimento global, enquanto os resíduos de sabugueiro e de uva só são eficazes na redução do NH₃. Relativamente à qualidade dos compostos finais, os resultados obtidos nos compostos finais resultantes dos diferentes tratamentos demonstraram índices de germinação superiores a 95%, e os valores de Escherichia coli e Salmonella sp. tal como os valores de pH encontram-se dentro dos limites definidos pela legislação em vigor. Os resultados obtidos permitem afirmar que a adição dos resíduos agroalimentares estudados parece ser uma estratégia de mitigação promissora para reduzir as emissões gasosas ocorridas durante o processo de compostagem.
- O Faz-de-Conta na Educação Pré-escolarPublication . Silva, Mariana Ribeiro; Maravilha, Mara; Cavadas, RicardoO presente Relatório Final de Estágio surge no âmbito da Prática de Estágio Supervisionada, no contexto da última prática na Educação Pré-escolar. O relatório apresenta evidências críticas e reflexivas sobre as aprendizagens desenvolvidas ao longo destes dois anos de ciclo de estudo, durante a prática do 1.º Ciclo do Ensino básico e durante a prática da Educação Pré-escolar. Esta primeira parte diz respeito a ambas as práticas, apresentando a contextualização dos estágios e o seguimento para a apreciação crítica das competências desenvolvidas. Juntamente, a segunda parte centra-se em compreender como se revela o faz-de-conta na educação pré-escolar, organizada em quatro capítulos. No primeiro capítulo é feito o enquadramento teórico com foco central para a investigação, focalizado em tópicos essenciais para a temática do estudo, onde se inicia com uma abordagem ao contexto da educação pré-escolar e como se associa o faz-de-conta e o brincar nesse contexto. Os tópicos de enquadramento teórico articulam-se, em simultâneo, direcionando-se para entender a temática. A partir de brincadeiras observadas, pretende-se dar resposta à problemática de estudo “O que é que caracteriza a brincadeira de faz-de-conta em contexto da educação préescolar”. Assim, a investigação realizada faz referência a autores que sustentam as questões abordadas, onde também estão presentes registo fotográficos que refletem as brincadeiras. O segundo capítulo, refere-se às estratégias metodológicas do estudo que tem a natureza qualitativa. Os instrumentos utilizados apresentam-se através da observação participante, apoiada com o diário de bordo que contém episódios e registos de brincadeiras, com a pesquisa documental e, por fim, com a técnica de incidentes críticos. O terceiro e quarto capítulo inclui a apresentação e discussão dos resultados, com a análise comparativa dos episódios descritos do diário de bordo, a fim dos objetivos delineados e a problemática serem respondidos e atingidos. Neste seguimento concluo, na parte final, que as brincadeiras evidenciadas proporcionaram perceber como se caracterizam, como surgem, pela forma como as crianças se organizam e estabelecem papéis, pela forma como procuram o espaço e a sua influência no brincar ao faz-de-conta, tomando consciência que uma brincadeira de faz-de-conta se caracteriza sob estes aspetos descritivos.
