Percorrer por data de Publicação, começado por "2025-12-05"
A mostrar 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de ordenação
- Olhar e Ver como experiência estética na disciplina de Educação VisualPublication . Arantes, Madalena Borges da Silva; Pereira, JoséO Relatório Final de Estágio insere-se no âmbito do Mestrado em Ensino de Educação Visual e Tecnológica no Ensino Básico e estrutura-se em duas partes complementares: uma componente prática e uma vertente investigativa. A primeira parte compreende uma análise e reflexão crítica sobre as Práticas de Ensino Supervisionadas I, II e III, desenvolvidas em contextos de ensino, onde se analisam experiências formativas, desafios, estratégias pedagógicas e a evolução de competências profissionais. Esta trajetória prática permitiu uma inserção progressiva na docência, fomentando a construção de saberes pedagógicos, didáticos e relacionais, fundamentais para o exercício das funções docente. A segunda parte do relatório consiste no projeto de investigação intitulado “Olhar e Ver como experiência estética na disciplina de Educação Visual”, que se propôs analisar a relevância dos processos de Olhar e Ver na experienciação estética dos alunos e na apreensão do conhecimento. Através de uma abordagem qualitativa e quantitativa, enquanto metodologia, com recurso a questionários a docentes das disciplinas e entrevistas a alunos, procurou-se compreender o contributo da Educação Visual na construção do saber Olhar e Ver, articulando a dimensão estética com o conhecimento e a experiência educativa. Os resultados apontam para um reconhecimento e valorização dos processos de Olhar e Ver na prática pedagógica, não deixando de se estabelecer uma conexão com a atualidade educativa e com a ambiência tecnológica ao entorno dos alunos, e como potenciadores da integração da experiência estética enquanto meio para a aquisição de conhecimento, valorando, consequentemente, a arte como experiência formativa, e posicionando o Olhar e o Ver como elementos estruturantes no ensino da Educação Visual.
- Impactos da Educação Visual e Educação Tecnológica no Desenvolvimento da Criança do 2º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Lopes, Ana Beatriz Queirós Pinto; Pereira, JoséO presente Relatório Final de Estágio encontra-se organizado em duas partes: a primeira dedicada à Prática de Ensino Supervisionada, realizada em três fases – PES I, PES II e PES III – e a segunda referente ao Projeto de Investigação. Este Projeto de Investigação tem como objetivo geral compreender de que forma as disciplinas de Educação Visual e Educação Tecnológica contribuem para o desenvolvimento cognitivo, social e emocional das crianças do 2.º Ciclo do Ensino Básico. Partindo de uma revisão teórica que abrange conceitos como o desenvolvimento infantil, o desenvolvimento da criatividade e a educação pela arte, foi possível fundamentar a relevância destas disciplinas enquanto espaços de expressão, reflexão crítica e crescimento integral. A investigação assumiu uma natureza mista, combinando abordagens quantitativas e qualitativas. Recorreu-se à aplicação de questionários a professores que lecionam as disciplinas de Educação Visual e Tecnológica, complementados por um grupo focal com alunos, permitindo recolher dados que espelham as perceções e experiências de ambos os intervenientes. De forma mais específica, pretende-se analisar como estas disciplinas promovem o pensamento crítico, a criatividade e a resolução de problemas; compreender o papel da expressão criativa e emocional no desenvolvimento pessoal dos alunos; e identificar o impacto destas aprendizagens noutras áreas do conhecimento. Os resultados evidenciam que professores e alunos reconhecem nas disciplinas de Educação Visual e Educação Tecnológica um espaço privilegiado para estimular a autonomia, o trabalho colaborativo, a sensibilidade estética e a capacidade de enfrentar desafios de forma criativa, confirmando a sua relevância para uma educação mais humanista, reflexiva e transformadora.
- Inspirada na Arteterapia – uma estratégia para o bem-estar emocional em Educação VisualPublication . Bizarro, Erica Oliveira; Maravilha, MaraO presente relatório final de estágio, desenvolvido no âmbito do Mestrado em Ensino de Educação Visual e Tecnológica no Ensino Básico, inclui uma reflexão crítica sobre as práticas pedagógicas em contexto, bem como um projeto de investigação intitulado “Inspirado na Arteterapia – Uma Estratégia para o Bem-Estar Emocional na Educação Visual”. Ao longo da Prática de Ensino Supervisionada I, II e III, realizada em diferentes contextos escolares, foram concebidas e implementadas unidades didáticas interdisciplinares, centradas na expressão artística, na criatividade e no desenvolvimento das competências técnicas, relacionais e socioemocionais dos alunos. A investigação envolveu alunos com idades entre os 9 e os 12 anos, centrando-se neste grupo etário, e procurou compreender de que forma metodologias inspiradas na Arteterapia, aplicadas no âmbito da disciplina de Educação Visual, poderiam contribuir para o bem-estar emocional, a autoestima, a autoexpressão e a melhoria das interações sociais. Os resultados obtidos revelam impactos positivos ao nível do envolvimento emocional e do clima relacional na sala de aula, reforçando a importância da arte como meio de autoconhecimento, comunicação e equilíbrio emocional. Este relatório defende, assim, uma prática pedagógica mais humana, sensível e centrada no aluno, destacando o potencial da Educação Visual como espaço privilegiado para a promoção da saúde emocional nas escolas, através de estratégias inspiradas na Arteterapia.
- Toxoplasma Gondii In Shepherds and Cheesemakers – A Case-Control Study on Sheep-Associated Occupational Exposure in Central PortugalPublication . Moreira, Guilherme; Almeida, Daniela; Cruz, Rita; Nóbrega, Carmen; Arede dos Santos, Carla Sofia; Coelho, Catarina; Mega, Cristina; Pereira, Maria; Esteves, Fernando; Vala Correia, Helena Maria; Cardoso, Luís; Lopes, Ana P.; Coelho, Ana C.; Mesquita, João R.Objectives: The primary objective of this study was to determine if workers occupationally exposed (WOE) to sheep, specifically shepherds and cheesemakers in central Portugal, are more likely to be seropositive for anti-Toxoplasma gondii IgG compared to the general population. Additionally, the study aimed to explore potential differences in seropositivity between shepherds and cheesemakers, while evaluating age, gender, and activity as possible risk factors for T. gondii infection. Methods: A total of 96 WOE, including 21 shepherds and 75 cheesemakers, were tested for anti-T. gondii IgG using a commercial enzyme-linked immunosorbent assay (ELISA). The control group consisted of 192 sera samples from blood donors matched by age, gender, and residence. Chi-square tests with Yates correction were used to compare seroprevalence between WOE and the general population, and between shepherds and cheesemakers. Univariate and multivariable logistic regression analyses were performed to evaluate potential associations between T. gondii seropositivity and factors such as activity, gender, and age. Results: The overall seroprevalence was 63.5% in the WOE and 52.6% in the general population, with no statistically significant difference (p = .101). Among WOE, 52.4% of shepherds and 66.7% of cheesemakers were seropositive, with no significant difference between the two groups (p = .344). Univariate and multivariable analyses indicated neither activity, age, nor gender were significant risk factors for seropositivity in the case population. Conclusion: The study did not find a significant increased risk of T. gondii seropositivity among shepherds and cheesemakers compared to the general population. While high seroprevalence was observed in both groups, other factors unrelated to occupational exposure may be influencing the risk of T. gondii infection. More research is needed, particularly focusing on cheesemakers, to further explore potential occupational health risks related to T. gondii.
