Departamento de Gestão, Administração e Turismo (DGAT)
Permanent URI for this community
Browse
Browsing Departamento de Gestão, Administração e Turismo (DGAT) by Field of Science and Technology (FOS) "Ciências Sociais"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- DETERMINANTSOF E-WALLETS CONTINUED USAGE INTENTIONPublication . Fragata, Anabela; Pinto, Diana; Gonçalves Oliveira Valente da Cruz-Lopes, Luísa Paula; Oliveira, Carla; Cunha, Madalena; Abrantes, José Luís; Magalhães, Cátia; Correia, Paula; Lousado, José Paulo; Almeida, Ricardo; Mota, MauroRESUMO Introdução: As carteiras eletrónicas agilizam as transações para os consumidores, consolidando cartões de crédito, dinheiro e várias plataformas de pagamento num único dispositivo conveniente, pelo que estas transações de pagamento sem contacto registaram um aumento notável em Portugal nos últimos anos. Objectivo: O objectivo deste artigo é examinar empiricamente os determinantes que influenciam a intenção de uso continuado de um consumidor que utilize carteiras digitais em Portugal. Métodos: Os dados foram analisados através de análises exploratórias e confirmatórias e foi obtido um Modelo de Equações Estruturais, depois de obtidas respostas de 185 inquiridos portugueses. Resultados: Os dados revelaram que a expectativa de desempenho, a expectativa de esforço, as condições facilitadoras e a confiança percebida são determinantes importantes da intenção comportamental das carteiras digitais e terão um impacto positivo na intenção de uso continuado das mesmas. A reputação percebida e a segurança percebida também são determinantes da confiança percebida. Conclusão: A melhoria contínua nestas áreas é imperativa, para melhorar o desempenho da carteira digital e torná-la competitiva em relação às transações alternativas eletrónicas.
- Uma orientação para o mercado social: inovação, aprendizagem organizacional e desempenho: um Estudo nas Misericórdias PortuguesasPublication . Fonseca, Susana; Baptista, Alberto; Nogueira, FernandaA presente tese apresenta a caracterização da gestão e procura analisar a implementação do conceito de orientação para o mercado social e sua influência no desempenho das Misericórdias portuguesas. Especificamente, esta tese pretende estudar as relações entre a orientação para o mercado social, a aprendizagem organizacional, a inovação e o desempenho organizacional nas Misericórdias a nível nacional. Adicionalmente, caracteriza-se a gestão praticada por estas organizações. Optamos por métodos quantitativos e empregamos a metodologia associada aos modelos de equações estruturais para analisar as informações recolhidas de uma amostra de gestores / diretores das Misericórdias portuguesas, com o objetivo de verificar as hipóteses definidas no modelo em estudo. Os resultados do estudo empírico confirmam em parte o previsto na teoria, ou seja, uma organização cujos comportamentos se orientem para o mercado social apresentam um desempenho superior. Além disso, os dados sustentaram também a relação positiva existente entre a orientação para o mercado social e a aprendizagem organizacional, entre orientação para o mercado social e inovação organizacional e entre aprendizagem organizacional e inovação organizacional. Contudo, os resultados não encontraram suporte para a relação entre aprendizagem organizacional e desempenho e entre inovação organizacional e desempenho. Relativamente à gestão praticada pelas Misericórdias constatou-se que elas se encontram em mudança. Em termos práticos, os gestores das Misericórdias deverão reconhecer o quão importante é para um melhor desempenho a adopção de comportamentos orientados para o mercado social. A relação entre orientação para o mercado social e o desempenho no contexto não lucrativo não tem sido extensamente discutida na literatura. Assim, os resultados deste estudo fornecem evidências quantitativas que suportam esta associação em contexto não lucrativo. Além disso, esta pesquisa constitui uma base sobre o papel dos comportamentos orientados para o mercado social no desempenho, com a aprendizagem organizacional e a inovação organizacional como mediadoras dessa relação, apresentando desafios para estudos futuros.
- A representação do Alto-Douro Vinhateiro nos guias de viagem estrangeiros (1845-1974)Publication . Fernandes, Didiana; Garcia, João Carlos dos Santos; Ribeiro, Fernando BessaA representação do Alto-Douro Vinhateiro nos guias de viagem estrangeiros (1845- 1974) tem como finalidade estudar a forma como Portugal e, particularmente, o espaço duriense foram percecionados e divulgados ao longo do tempo, através dos guias de viagem estrangeiros (impressos e editados) e, conjuntamente, analisar as alterações sociais, culturais e da organização do espaço, associadas à viagem por este território. O motivo pelo qual se optou por estudar esta realidade prende-se com a clara perceção de uma insistente complexidade na criação de uma imagem sobre o Alto Douro. Este estudo procura reconstituir os momentos determinantes na cronologia de afirmação do Douro vinhateiro como espaço de visita e observar as alterações verificadas nas viagens pelo Alto Douro, determinadas pelo desenvolvimento tecnológico e industrial que permitiu o aparecimento e generalização de novos meios de transporte. Mas, mais do que o exame dos guias de viagem, a pesquisa procura analisar a representação estética da natureza e dos ângulos sociais e culturais mais expostos, deste território, nas reproduções narradas e, se possível, observar a reconstituição dos itinerários propostos aos viajantes nos guias consultados e a evolução da conceção do(s) espaço(s), ao longo do período cronológico definido.
