ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA E GESTÃO DE LAMEGO
Permanent URI for this community
Browse
Browsing ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA E GESTÃO DE LAMEGO by Field of Science and Technology (FOS) "Ciências Sociais"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- A Avaliação do Desempenho nas Organizações Sociais: Estudo no concelho de ViseuPublication . Silva, Tatiana; Fonseca, SusanaOs recursos humanos têm cada vez mais, um papel relevante e valorizado nas organizações, atualmente é até aceite que estes são os elementos chave para o sucesso organizacional bem como a tábua para a sua sustentabilidade. A gestão do desempenho torna-se também extremamente importante para que certos requisitos sejam cumpridos a partir de uma avaliação do desempenho. No entanto, para além disso, permite-nos entender se as metas e objetivos previamente definidos estão a ser alcançados, podendo desta forma, existir uma readaptação de finalidades que permite manter os colaboradores empenhados e se tornarem em bons profissionais, bem como o incentivo ao desenvolvimento da sua carreira. Neste sentido, esta dissertação foi realizada sobre todas as organizações socias do concelho de Viseu, no âmbito do Mestrado em Gestão das Organizações Socias realizado na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego do Instituto Politécnico de Viseu. Desta forma, o objetivo desta dissertação é abordar o tema do Sistema de Avaliação do Desempenho em 74 organizações sociais do concelho de Viseu. Para a sua execução foi realizada uma fundamentação teórica, uma metodologia e uma análise e interpretação dos dados, os quais nos proporcionou resultados remetidos para o impacto sentido na existência ou inexistência deste sistema de avaliação. Para a recolha destes dados foi realizado um questionário redigido no Google Forms® e posteriormente enviado para as organizações sociais. Este questionário foi enviado durante um período de três meses, no entanto não nos foi possível obter a quantidade desejada de respostas devido à pandemia, pois tivemos uma taxa de resposta de apenas 18,9%. No entanto, as conclusões foram as esperadas, pois comprovamos que o SAD tem influência no desempenho e motivação dos colaboradores, bem como na sustentabilidade das organizações sociais. Concluímos que colaboradores motivados apresentam um melhor desempenho na execução do seu trabalho diário, e a organização por sua vez usufrui desse empenho, o qual, contribui para o seu bom funcionamento e sustentabilidade.
- Uma orientação para o mercado social: inovação, aprendizagem organizacional e desempenho: um Estudo nas Misericórdias PortuguesasPublication . Fonseca, Susana; Baptista, Alberto; Nogueira, FernandaA presente tese apresenta a caracterização da gestão e procura analisar a implementação do conceito de orientação para o mercado social e sua influência no desempenho das Misericórdias portuguesas. Especificamente, esta tese pretende estudar as relações entre a orientação para o mercado social, a aprendizagem organizacional, a inovação e o desempenho organizacional nas Misericórdias a nível nacional. Adicionalmente, caracteriza-se a gestão praticada por estas organizações. Optamos por métodos quantitativos e empregamos a metodologia associada aos modelos de equações estruturais para analisar as informações recolhidas de uma amostra de gestores / diretores das Misericórdias portuguesas, com o objetivo de verificar as hipóteses definidas no modelo em estudo. Os resultados do estudo empírico confirmam em parte o previsto na teoria, ou seja, uma organização cujos comportamentos se orientem para o mercado social apresentam um desempenho superior. Além disso, os dados sustentaram também a relação positiva existente entre a orientação para o mercado social e a aprendizagem organizacional, entre orientação para o mercado social e inovação organizacional e entre aprendizagem organizacional e inovação organizacional. Contudo, os resultados não encontraram suporte para a relação entre aprendizagem organizacional e desempenho e entre inovação organizacional e desempenho. Relativamente à gestão praticada pelas Misericórdias constatou-se que elas se encontram em mudança. Em termos práticos, os gestores das Misericórdias deverão reconhecer o quão importante é para um melhor desempenho a adopção de comportamentos orientados para o mercado social. A relação entre orientação para o mercado social e o desempenho no contexto não lucrativo não tem sido extensamente discutida na literatura. Assim, os resultados deste estudo fornecem evidências quantitativas que suportam esta associação em contexto não lucrativo. Além disso, esta pesquisa constitui uma base sobre o papel dos comportamentos orientados para o mercado social no desempenho, com a aprendizagem organizacional e a inovação organizacional como mediadoras dessa relação, apresentando desafios para estudos futuros.
- A representação do Alto-Douro Vinhateiro nos guias de viagem estrangeiros (1845-1974)Publication . Fernandes, Didiana; Garcia, João Carlos dos Santos; Ribeiro, Fernando BessaA representação do Alto-Douro Vinhateiro nos guias de viagem estrangeiros (1845- 1974) tem como finalidade estudar a forma como Portugal e, particularmente, o espaço duriense foram percecionados e divulgados ao longo do tempo, através dos guias de viagem estrangeiros (impressos e editados) e, conjuntamente, analisar as alterações sociais, culturais e da organização do espaço, associadas à viagem por este território. O motivo pelo qual se optou por estudar esta realidade prende-se com a clara perceção de uma insistente complexidade na criação de uma imagem sobre o Alto Douro. Este estudo procura reconstituir os momentos determinantes na cronologia de afirmação do Douro vinhateiro como espaço de visita e observar as alterações verificadas nas viagens pelo Alto Douro, determinadas pelo desenvolvimento tecnológico e industrial que permitiu o aparecimento e generalização de novos meios de transporte. Mas, mais do que o exame dos guias de viagem, a pesquisa procura analisar a representação estética da natureza e dos ângulos sociais e culturais mais expostos, deste território, nas reproduções narradas e, se possível, observar a reconstituição dos itinerários propostos aos viajantes nos guias consultados e a evolução da conceção do(s) espaço(s), ao longo do período cronológico definido.