ESEV - DPCE - Capítulo em obra internacional, como autor
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESEV - DPCE - Capítulo em obra internacional, como autor by contributor "Martínez, Isabel"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Intervenção psicomotora e desenvolvimento de capacidades motoras e comportamentais em crianças com perturbações de aprendizagem específicas.Publication . David, Isabel; Martins, Emília; Mendes, Francisco; Fernandes, Rosina; Martínez, Isabel; Veiga, Feliciano HenriquesLearning disabilities reflect a biopsychosocial disharmony of the child’s global development, which often involves factors inherent to a psychomotor profile disorganization. This project aimed to understand the impact of a psychomotor intervention on motor and behavioral skills development in children with Specific Learning Disabilities (SLD). The objectives of the study were to identify the motor and behavioral difficulties of 5 children from the 1st cycle of basic education diagnosed with SLD; to design an intervention plan according to the needs, abilities and interests of each child; and to characterize the evolution of their motor and behavioral skills during a psychomotor intervention. This is an action research study, supported by different data collection techniques, including document analysis, semi-structured interviews with teachers, naturalistic and systematic observation of student behavior during the intervention, and also the Vítor da Fonseca Psychomotor Battery. The intervention and post-test were affected by the successive COVID-19 confinements. Nevertheless, when the impact of the intervention was assessed, improvements were registered for a certain factor in some students, contrary to the results obtained for the others, a situation that can be explained by the fact that, although they all have the same diagnosis, they are at different development stages for the same factor. Despite the impossibility of generalizing the results, there are some patterns of improvement in spatialtemporal structuring, body awareness, global and fine praxis, memory, practical reasoning and attentional factors in different students. These data corroborate some studies and prove that, between advances and setbacks in students’ psychomotor skills, any progress, however small, is a major achievement in psychomotor skills. Finally, it is important to emphasize the need to expand the sample, as well as to ensure the continuity and duration of the intervention, thus strengthening the results now obtained.
- Processos de estudo, sucesso, envolvimento e satisfação académica.Publication . Fernandes, Rosina; Mendes, Francisco; Martins, Emília; Martínez, Isabel; Veiga, Feliciano HenriquesO sucesso académico, na literatura uma variável complexa e multifatorial, integra quatro dimensões, também elas multifacetadas: alunos, docentes, currículo e instituição. Na dimensão aluno, encontramos variáveis muito díspares: condições familiares e socioeconómicas, integração social, gestão e adequação de métodos e processos de estudo (PE) e envolvimento em atividades extracurriculares (AEC). Num estudo quantitativo exploratório, pretendeu-se identificar em estudantes do ensino superior das áreas de formação em desporto e educação social, a relação entre as duas últimas variáveis e o sucesso e satisfação académica, nas suas vertentes institucional, curso e socio-relacional. Participaram 197 estudantes dos três anos das áreas de Educação Social (57.4%) e Desporto (42.6%), 66% femininos, idade média de 21.37(4.96, a maioria (71.1%) sem reprovações anteriores, com média de acesso de 13.19(1.19 e em que 35% estuda com regularidade e 65% só para os momentos de avaliação. Apenas 10.2% participa em atividades extracurriculares (desportivas e académicas) e 7.6% tem funções associativas. Utilizou-se o Questionário de Processos de Estudo (motivo e estratégia profundos; motivo e estratégia superficiais) e o Questionário de Satisfação Académica (institucional, curso e socio-relacional). À medida que avança o ano de curso e a idade, aumenta o motivo e estratégia profundos dos PE, que por sua vez se correlacionam positivamente com a satisfação académica. Também os que estudam com regularidade apresentam mais motivo e estratégia profundos, com superficialidade superior nos que estudam apenas para as avaliações. O envolvimento em AEC é diferenciador da satisfação com a instituição e sociorelacional. Os resultados evidenciam bons níveis de satisfação académica relacionada com os PE e envolvimento em AEC, mas participações reduzidas em AEC e baixas de estudo regular. Cabe às instituições de ensino superior fomentar essa participação, preocupando-se, igualmente, com o investimento em métodos e processos de gestão do estudo, criando ou reforçando estruturas de apoio para esse efeito