Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Processos de estudo, sucesso, envolvimento e satisfação académica.

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Publicacao_Engagement-Processos_estudo.pdf6.52 MBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

O sucesso académico, na literatura uma variável complexa e multifatorial, integra quatro dimensões, também elas multifacetadas: alunos, docentes, currículo e instituição. Na dimensão aluno, encontramos variáveis muito díspares: condições familiares e socioeconómicas, integração social, gestão e adequação de métodos e processos de estudo (PE) e envolvimento em atividades extracurriculares (AEC). Num estudo quantitativo exploratório, pretendeu-se identificar em estudantes do ensino superior das áreas de formação em desporto e educação social, a relação entre as duas últimas variáveis e o sucesso e satisfação académica, nas suas vertentes institucional, curso e socio-relacional. Participaram 197 estudantes dos três anos das áreas de Educação Social (57.4%) e Desporto (42.6%), 66% femininos, idade média de 21.37(4.96, a maioria (71.1%) sem reprovações anteriores, com média de acesso de 13.19(1.19 e em que 35% estuda com regularidade e 65% só para os momentos de avaliação. Apenas 10.2% participa em atividades extracurriculares (desportivas e académicas) e 7.6% tem funções associativas. Utilizou-se o Questionário de Processos de Estudo (motivo e estratégia profundos; motivo e estratégia superficiais) e o Questionário de Satisfação Académica (institucional, curso e socio-relacional). À medida que avança o ano de curso e a idade, aumenta o motivo e estratégia profundos dos PE, que por sua vez se correlacionam positivamente com a satisfação académica. Também os que estudam com regularidade apresentam mais motivo e estratégia profundos, com superficialidade superior nos que estudam apenas para as avaliações. O envolvimento em AEC é diferenciador da satisfação com a instituição e sociorelacional. Os resultados evidenciam bons níveis de satisfação académica relacionada com os PE e envolvimento em AEC, mas participações reduzidas em AEC e baixas de estudo regular. Cabe às instituições de ensino superior fomentar essa participação, preocupando-se, igualmente, com o investimento em métodos e processos de gestão do estudo, criando ou reforçando estruturas de apoio para esse efeito

Description

Keywords

Processos de Estudo Satisfação Académica, Envolvimento Académico

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Ediciones de la Universidad de Castilla-La Mancha

CC License