ESEV - DPCE - Capítulo em obra internacional, como autor
Permanent URI for this collection
Browse
Recent Submissions
- A relação Professor-Criança como motor da EducaçãoPublication . Sargento, José; Oliveira, Sandra
- Infância: Ordem para BrincarPublication . Sargento, José; Oliveira, Sandra
- Segurança e proteção de crianças e jovens em âmbito escolar e comunitário: um estudo em cinco concelhos do centro de PortugalPublication . Campos, Edgar Correia; Xavier, Paula; Amante, Maria João; Fonseca, SusanaA segurança e proteção de crianças e jovens são valores transversais aos vários artigos da Convenção sobre os Direitos da Criança (1989). Defender a infância e a juventude, promovendo o desenvolvimento integral, é um dever cívico, institucional e político, que deve incluir dimensões como a educação, a saúde e a cidadania (Gersão & Sacur, 2021). A sociedade está longe de um pleno cumprimento dos direitos das crianças e jovens e urge continuar a trabalhar com esse propósito (Gonçalves, 2018). Com o objetivo de aferir o cumprimento dos direitos das crianças e jovens em Portugal e de implementar ações concretas nesse âmbito, a Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção de Crianças e Jovens (CNPDPCJ) criou o Projeto ADÉLIA (CNPDPCJ, s.d.). Na fase do diagnóstico do Projeto, foram disseminados questionários junto de crianças, jovens, entidades e famílias. Do questionário implementado junto de jovens de 5 concelhos da região centro de Portugal, resultaram os dados alvo de análise no presente trabalho.
- A coleção "Trinka e João": O grande fogo; o dia em que a terra tremeuPublication . Magalhães, Cátia; Sargento, José; Alves, Ana Berta; Carraça, Bruno; Rodrigues, FilipaA ocorrência de desastres naturais pode ser desafiante para crianças e educadores. É descrita uma experiência educativa que utiliza histórias como estratégia para lidar com o stress que estes acontecimentos podem despoletar. Neste âmbito, surge a experiência educativa da coleção ‘Trinka e João’, designadamente com os livros O Grande Fogo e O Dia em que a Terra Tremeu, que visa sensibilizar e capacitar pais e educadores e proporcionar o contacto e a utilização de recursos baseados na evidência e referenciados como boas práticas (APA; NCTSN; SAMHSA). Esta experiência educativa pretende facilitar conversas difíceis, mas importantes, e a prática de estratégias nos distintos contextos educativos. Adotou-se uma metodologia fundamentalmente qualitativa, que permitiu a análise de seis (6) depoimentos de profissionais que utilizaram este recurso em contexto não formal de educação. As histórias infantis, de livre acesso, editadas pela Piplo Productions, com o apoio da Fundação Irving Harris e da Rede de Tratamento de Trauma Precoce da Universidade da Califórnia e do Centro Nacional da Rede Nacional de Stress Traumático Infantil, da Administração de Serviços de Saúde Mental e Abuso de Substâncias, Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA, foram traduzidas e adaptadas para português por Magalhães et al. (2021; 2022), por se considerar relevante trazer para o nosso contexto recursos que permitem apoiar pais/educadores, profissionais e as crianças que atravessam momentos de maior desafio.
- Segurança e proteção de crianças e jovens em âmbito escolar e comunitário. Um estudo em cinco concelhos do centro de portugalPublication . Campos, Edgar Correia; Xavier, Paula; Amante, Maria João; Fonseca, SusanaA segurança e proteção de crianças e jovens são valores transversais aos vários artigos da Convenção sobre os Direitos da Criança (1989). Defender a infância e a juventude, promovendo o desenvolvimento integral, é um dever cívico, institucional e político, que deve incluir dimensões como a educação, a saúde e a cidadania (Gersão & Sacur, 2021). A sociedade está longe de um pleno cumprimento dos direitos das crianças e jovens e urge continuar a trabalhar com esse propósito (Gonçalves, 2018). Com o objetivo de aferir o cumprimento dos direitos das crianças e jovens em Portugal e de implementar ações concretas nesse âmbito, a Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção de Crianças e Jovens (CNPDPCJ) criou o Projeto ADÉLIA (CNPDPCJ, s.d.). Na fase do diagnóstico do Projeto, foram disseminados questionários junto de crianças, jovens, entidades e famílias. Do questionário implementado junto de jovens de 5 concelhos da região centro de Portugal, resultaram os dados alvo de análise no presente trabalho.
- Investigation of the Level of Knowledge in Different Countries about Edible Insects: Cluster SegmentationPublication . Guiné, Raquel P. F.; Florença, S. G.; Costa, Cristina Amaro Da; Correia, Paula; Ferreira, Manuela; Cardoso, Ana Paula; Campos, Sofia; Anjos, Ofélia; Chuck-Hernández, C.; Sarić, M. M.; Djekic, I.; Papageorgiou, M.; Baro, J. M. F.; Korzeniowska, M.; Černelič-Bizjak, M.; Bartkiene, E.; Tarcea, M.; Boustani, N. M.; Klava, D.; Damarli, E.This study aimed to investigate the level of knowledge about edible insects (EIs) in a sample of people from thirteen countries (Croatia, Greece, Latvia, Lebanon, Lithuania, Mexico, Poland, Portugal, Romania, Serbia, Slovenia, Spain, and Turkey). Data collection was based on a questionnaire survey applied through online tools between July and November 2021. For data analysis, techniques such as factor analysis, cluster analysis, and chi-square tests were used, with a significance level of 5%. A total of 27 items were used to measure knowledge on a five-point Likert scale. Applying factor analysis with principal components and Varimax rotation, a solution that explains about 55% of variance was obtained. This accounts for four factors that retained 22 of the 27 initial items: F1 = Sustainability (8 items), F2 = Nutrition (8 items), F3 = Production Factors (2 items), and F4 = Health Concerns (4 items). Internal consistency was evaluated through Cronbach’s alpha. The cluster analysis consisted of the application of hierarchical methods followed by k-means and produced three clusters (1—‘fearful’, 2—‘farming,’ and 3—‘ecological’ individuals). The characterisation of the clusters revealed that age did not influence cluster membership, while sex, education, country, living environment, professional area, and income all influenced the composition of the clusters. While participants from Mexico and Spain were fewer in the ‘fearful’ cluster, in those from Greece, Latvia, Lebanon, and Turkey, the situation was opposed. Participants from rural areas were mostly in cluster 2, which also included a higher percentage of participants with lower income. Participants from professional areas linked with biology, food, and nutrition were mostly in cluster 3. In this way, we concluded that the level of knowledge about EIs is highly variable according to the individual characteristics, namely that the social and cultural influences of the different countries lead to distinct levels of knowledge and interpretation of information, thus producing divergent approaches to the consumption of insects—some more reluctant and measuring possible risks. In contrast, others consider EIs a good and sustainable protein-food alternative.
- Cognitive abilities and physical activity in community-dwelling elderlyPublication . Martins, Emília; Fernandes, Rosina; Mendes, Francisco; Felizardo, Sara; Pocinho, R.; Margarido, C.; Santos, R.; Marques, L.; Trindade, B.; Silva, S.; Gordo, S.There is evidence of the protective role of the regular practice of physical activity (PA) in relation to the aging cognitive decline. A non-exper- imental quantitative study was developed to explore the relationship between physical activity and cognitive abilities in community-dwelling elderly, ana- lysing the relevance of sociodemographic and health related variables. The convenience sample included 546 participants, aged between 63 and 94 years (72.85+6.55), mostly female (69.6%), from the inland of the country (79.5%) and rural areas (68.2%). For data collection, in addition to the sociodemographic questionnaire, the Montreal Cognitive Assessment (MoCA) and the Modified Baecke Questionnaire were used. Statistical analyses (p<.05) were performed using the SPSS-IBM 27. The results point to a positive and significant relationship between the global scores of MoCA and Baecke (r,- 138, p<.02). Self-perception of health was also positively associated with both the MoCA and Baecke global scores (r,- 23 2» p<.001 and r =.204, p<.Oil) and age showed a negative relationship with those two variables (r,- -.294, p<.001 and r,-- *1 3, p<.001). In the association between MoCA and Baecke, the contrast between genders was quite sharp, with males not show ing any statistical relevance (p>.05) in contrast to females (rs=.182, p<.05). Household (living alone or accompanied) showed significant differences in the MOCA, favourable to those living accompanied (U=-3.96, p>.001). In Baecke, only the gender contrast was statistically significant, favourable to females (U= 25395, pt.05). These data are reinforced by scientific evidence and point to policies that promote the practice of physical activity in elderly.
- Processos de estudo, sucesso, envolvimento e satisfação académica.Publication . Fernandes, Rosina; Mendes, Francisco; Martins, Emília; Martínez, Isabel; Veiga, Feliciano HenriquesO sucesso académico, na literatura uma variável complexa e multifatorial, integra quatro dimensões, também elas multifacetadas: alunos, docentes, currículo e instituição. Na dimensão aluno, encontramos variáveis muito díspares: condições familiares e socioeconómicas, integração social, gestão e adequação de métodos e processos de estudo (PE) e envolvimento em atividades extracurriculares (AEC). Num estudo quantitativo exploratório, pretendeu-se identificar em estudantes do ensino superior das áreas de formação em desporto e educação social, a relação entre as duas últimas variáveis e o sucesso e satisfação académica, nas suas vertentes institucional, curso e socio-relacional. Participaram 197 estudantes dos três anos das áreas de Educação Social (57.4%) e Desporto (42.6%), 66% femininos, idade média de 21.37(4.96, a maioria (71.1%) sem reprovações anteriores, com média de acesso de 13.19(1.19 e em que 35% estuda com regularidade e 65% só para os momentos de avaliação. Apenas 10.2% participa em atividades extracurriculares (desportivas e académicas) e 7.6% tem funções associativas. Utilizou-se o Questionário de Processos de Estudo (motivo e estratégia profundos; motivo e estratégia superficiais) e o Questionário de Satisfação Académica (institucional, curso e socio-relacional). À medida que avança o ano de curso e a idade, aumenta o motivo e estratégia profundos dos PE, que por sua vez se correlacionam positivamente com a satisfação académica. Também os que estudam com regularidade apresentam mais motivo e estratégia profundos, com superficialidade superior nos que estudam apenas para as avaliações. O envolvimento em AEC é diferenciador da satisfação com a instituição e sociorelacional. Os resultados evidenciam bons níveis de satisfação académica relacionada com os PE e envolvimento em AEC, mas participações reduzidas em AEC e baixas de estudo regular. Cabe às instituições de ensino superior fomentar essa participação, preocupando-se, igualmente, com o investimento em métodos e processos de gestão do estudo, criando ou reforçando estruturas de apoio para esse efeito
- Intervenção psicomotora e desenvolvimento de capacidades motoras e comportamentais em crianças com perturbações de aprendizagem específicas.Publication . David, Isabel; Martins, Emília; Mendes, Francisco; Fernandes, Rosina; Martínez, Isabel; Veiga, Feliciano HenriquesLearning disabilities reflect a biopsychosocial disharmony of the child’s global development, which often involves factors inherent to a psychomotor profile disorganization. This project aimed to understand the impact of a psychomotor intervention on motor and behavioral skills development in children with Specific Learning Disabilities (SLD). The objectives of the study were to identify the motor and behavioral difficulties of 5 children from the 1st cycle of basic education diagnosed with SLD; to design an intervention plan according to the needs, abilities and interests of each child; and to characterize the evolution of their motor and behavioral skills during a psychomotor intervention. This is an action research study, supported by different data collection techniques, including document analysis, semi-structured interviews with teachers, naturalistic and systematic observation of student behavior during the intervention, and also the Vítor da Fonseca Psychomotor Battery. The intervention and post-test were affected by the successive COVID-19 confinements. Nevertheless, when the impact of the intervention was assessed, improvements were registered for a certain factor in some students, contrary to the results obtained for the others, a situation that can be explained by the fact that, although they all have the same diagnosis, they are at different development stages for the same factor. Despite the impossibility of generalizing the results, there are some patterns of improvement in spatialtemporal structuring, body awareness, global and fine praxis, memory, practical reasoning and attentional factors in different students. These data corroborate some studies and prove that, between advances and setbacks in students’ psychomotor skills, any progress, however small, is a major achievement in psychomotor skills. Finally, it is important to emphasize the need to expand the sample, as well as to ensure the continuity and duration of the intervention, thus strengthening the results now obtained.
- Infância, Tecnologias e SustentabilidadePublication . Araújo, Catarina Liane; Faria, Ádila; Ramos, AltinaNuma sociedade em que o fenómeno das Tecnologias de Informação e comunicação (TIC) aumenta e se cruza com uma cultura preocupada com as questões de sustentabilidade, torna-se fundamental que as crianças desde cedo contactem com esta nova realidade. Face à pertinência destas temáticas é nosso objetivo averiguar na literatura o conhecimento científico disponível acerca das TIC, sustentabilidade na infância. De que forma pode ser feita esta integração e estará a escola e o jardim de infância preparados para estes desafios. Por fim, daremos alguns exemplos de práticas pedagógicas com as TIC, sustentadas pela dinâmica da rede, de promoção e incentivo à sustentabilidade na infância. Espera-se que estes recursos possam servir de reflexão e incentivo à criação de diferentes projetos em diferentes contextos.