ESSV - UECA - Artigo em revista científica, não indexada ao WoS/Scopus
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESSV - UECA - Artigo em revista científica, não indexada ao WoS/Scopus by Subject "Alunos"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Transição para a vida adulta de alunos com necessidades educativas especiais : as perceções dos professoresPublication . Campos, Sofia; Martins, Rosa; Marques, OliviaIntrodução: Um plano de transição para a vida adulta, elaborado e delineado para o indivíduo deve, necessariamente, dotar o jovem com Necessidades Educativas Especiais (NEE) de competências fundamentais para o exercício da sua vida quotidiana, no sentido de perspetivar a sua plena inclusão . Objetivo: Analisar a perceção dos professores, de um Agrupamento de Escolas, relativamente ao desenvolvimento do processo de transição para a vida adulta (TVA) de alunos com NEE. Metodologia: É uma investigação de natureza quantitativa, transversal e descritiva. O instrumento de recolha de dados utilizado, agrega três secções: A secção A visa proceder a uma caracterização dos participantes; a secção B objetiva o conhecimento e a opinião dos professores, centrados nas suas práticas, relativamente ao processo de TVA; e a secção C procura identificar a perceção dos professores e as opções de mudança, no que concerne ao desenvolvimento do processo de transição dos alunos com NEE. A amostra é constituída por 48 professores. Resultados: A amostra é constituída principalmente por indivíduos do sexo feminino, a média de idades é de 41,52 anos, todos com licenciatura, existindo 25% com formação especializada no âmbito da educação especial. A TVA é percecionada como um processo contínuo ao longo do percurso escolar do aluno, principalmente destinada aos que têm Currículo Específico Individual (CEI), procurando assegurar, o desenvolvimento de competências pessoais, sociais e laborais . O Programa Educativo Individual (PEI) e o Plano Individual de Transição (PIT) são considerados os principais documentos norteadores. São destacadas como dificuldades de maior relevância, a oferta de emprego, a falta de empresas para receberem os alunos, parcos recursos humanos e parcerias insuficientes. Conclusão: As perceções apresentadas revelam um número significativo de barreiras no Agrupamento, ao desenvolvimento e à operacionalização dos processos de transição, colocam em causa o adequado desenvolvimento de saberes e experiências válidos que permitam, quando saem da escola, corresponder às exigências que lhes são colocadas pela sociedade.