ESSV - UECA - Artigo em revista científica, não indexada ao WoS/Scopus
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- Ajudar a desenvolver hábitos alimentares saudáveis na infânciaPublication . Aparício, GraçaAs doenças relacionadas com a alimentação são hoje consideradas um grave problema de saúde pública, cujas causas e consequências têm sido amplamente estudadas. A aprendizagem do comportamento alimentar inicia-se na infância, tendo a família e todo o contexto sociocultural onde as refeições ocorrem, um papel determinante no processo de formação dos hábitos alimentares da criança, tendo estes grande probabilidade de prevalecerem na vida adulta. Com este artigo pretendeu-se, através duma revisão da literatura, reflectir sobre a alimentação no período infantil, seus determinantes e processo de aprendizagem, com base nas várias evidências dos autores, bem como definir algumas linhas orientadoras para uma boa prática de promoção da saúde alimentar no ambiente familiar.
- Amamentação e Covid-19: contributos para práticas segurasPublication . Galvão, Dulce; Batoca Silva, ErnestinaIntrodução: A amamentação do bebé de mães com COVID-19 pode associar-se a riscos de transmissão do vírus através do leite materno, justificando-se a adoção de práticas seguras. Objetivos: Identificar as recomendações da OMS sobre amamentação e Covid-19. Métodos: Revisão integrativa da literatura realizada em março de 2020 no sítio web da OMS, utilizando-se os descritores “breastfeeding”, “pregnancy”, “childbirth”, “health knowledge, attitudes, practice” e “COVID-19”. Resultados: Existe evidência em sete documentos da OMS que em mulheres com COVID-19 a amamentação deve ser aconselhada, uma vez que o vírus não foi encontrado em amostras do líquido amniótico ou do leite materno, contudo é primordial apoiar a mãe a amamentar com segurança e com medidas de higiene respiratória, lavar as mãos antes e depois de tocar o bebé e higiene das superfícies com que contacta. Conclusões: O conhecimento científico disponível sobre COVID-19 e amamentação encontra-se em constante evolução, devendo os profissionais de saúde apoiar a amamentação e gerir as dificuldades, tomando todas as precauções no sentido de prevenir e controlar o risco de infeção
- Direitos e valores fundamentais no início da vida humanaPublication . Silva, Ernestina Maria; Silva, Daniel Marques daCom o aumento dos conhecimentos sobre a vida intra-uterina, ao permitir visualizar, avaliar e intervir durante esse tempo da vida humana, hoje é possível uma melhor protecção dos direitos humanos desde o seu início. Reconhecem-se hoje os direitos da criança desde o período germinal, período embrionário e fetal. Vivemos também um período de crescimento de toda uma cultura que valoriza a relação mãe/filho desde o início da gestação. Aparentemente, os resultados do progresso dos conhecimentos e da tecnologia seriam para defender a vida humana de agressões lesivas da sua própria humanidade. Porém, na realidade, o conhecimento antecipado de que ele sofre de doenças graves ou que corre riscos de nascer prematuro permitirá algumas vezes a sua cura ou encaminhamento da mãe para centros diferenciados, mas noutros casos permitirá reconhecer a sua inviabilidade ou que possui uma deficiência definitiva e irremediável que poderá provocar sentimentos de ambivalência nos pais sendo angustiante a decisão de abortar ou não. Entendemos que os pais, por vezes, enfrentam dilemas éticos de difícil resolução e que no uso da sua autonomia e após ter sido fornecido o consentimento informado, é a eles que cabe a decisão dos caminhos a traçar. Neste sentido, pretendemos sensibilizar os profissionais de saúde para o respeito da autonomia e dignidade dos pais, mas ao mesmo tempo motivar para a defesa e salvaguarda dos Direitos e valores subjacentes à vida humana seja do embrião, feto, recém-nascido – CRIANÇA
- Ensino clínico na formação em enfermagemPublication . Silva, Daniel Marques da; Silva, Ernestina MariaNo currículo dos cursos superiores de enfermagem existem estágios – ensinos clínicos – que se realizam em instituições de saúde ou na comunidade, em diferentes contextos da actividade profissional do enfermeiro. Este ensino clínico, vulgarmente designado por estágio, é, na perspectiva de Martin (1991:162), “um tempo de trabalho, de observação, de aprendizagem e de avaliação, em que se promove o encontro entre o professor e o aluno num contexto de trabalho”. Para Vasconcelos (1992:28) “os estágios destinam-se a complementar a formação teórico-prática, nas condições concretas do posto de trabalho de uma organização que se compromete a facultar a informação em condições para isso necessárias”.
- Estratégias de Desenvolvimento Humano: a escola e os professoresPublication . SILVA, Daniel; SILVA, Ernestina; ANDRÉ, SuzanaCondensamos algumas ideias e reflectimos sobre o papel da Escola no desenvolvimento de valores humanos e sociais dos estudantes. Interrogamo-nos e lançamos pistas para reflexão mais alargada à volta das seguintes questões: Será que a escola se constitui como um espaço eficaz de promoção e desenvolvimento pessoal, social e ético dos estudantes? Que valores queremos promover nos estudantes? Será que a qualidade do ensino e o sucesso dos estudantes, se traduz na transformação da pessoa como ser em construção? Será que os professores, para além de se preocuparem com os conteúdos, se preocupam com as metodologias e estratégias pedagógicas? Será que os professores se têm preocupado em encontrar espaços de debate, levando os estudantes a reflectir sobre o que aprendem?
- Hábitos alimentares na adolescência: implicações no estado de saúdePublication . Bica, Isabel; Cunha, Madalena; Costa, José; Rodrigues, Vítor; Santos, Margarida Reis; Montero, JavierA alimentação variada e equilibrada é garantia de um estado nutricional adequado, necessário para manter um bom nível de saúde geral e oral na população. Neste sentido propusemo-nos analisar o conteúdo da dieta e a frequência de ingestão de alimentos e a sua relação com determinantes sócio demográficos, com o valor do Índice de Dentes Cariados, Perdidos e Obturados (CPOD), Índice de Placa Simplificado (IPS) e Índice de Massa Corporal (IMC). Este é um estudo observacional e transversal, realizado numa amostra aleatória de 661 adolescentes com idades entre 11 e 17 anos, com média de 13.22 anos (Dp=1.139), da zona Centro de Portugal. A caracterização sócio demográfica, o conteúdo da dieta e a frequência de ingestão de alimentos foram obtidos através de um questionário auto-preenchido pelos adolescentes, e o registo do Índice CPOD, por observação da cavidade oral. A avaliação da higiene oral foi obtida pelo índice de placa. O índice de massa corporal foi obtido através da avaliação do peso e da estatura dos adolescentes. A média do índice CPOD foi de 2.23 (Dp=2.484). Os resultados relativos ao perfil antropométrico real evidenciam que 68.1% dos adolescentes apresentam um Percentil de IMC ente P 5 e P< 85. Da amostra, 67,9% dos adolescentes referiu que considera ter uma alimentação saudável, com a ingestão de 5 a 6 refeições por dia. A maioria dos adolescentes (81,7%) ingere refrigerantes e os rapazes bebem mais refrigerantes que as raparigas (85,5% Vs 78,8). O consumo de refrigerantes tem influência (apresenta evidências significativas) no índice de CPOD dos adolescentes (t=-2,224, p=0,028). Os adolescentes que apresentam melhores hábitos alimentares são os mais novos (r=-0.155; p 0.000) e com um IMC menor (r=-0.079; p=0.046).
- Homem, a ciência e a bioéticaPublication . Nogueira, João Rui; Loureiro, Rui Pedro; Silva, Ernestina MariaO Homem actual continua com a (e pela) ciência, a gozar das inovações que quase diariamente ela lhe proporciona, a acreditar no seu potencial benéfico, a investir no seu fomento, a aceitá-la como indiscutível e dogmático factor do seu próprio desenvolvimento. Mas o uso de algumas descobertas científicas, vieram demonstrar que a ciência nem sempre se faz a favor, mas algumas vezes contra o Homem. A ficção tornou-se realidade e ao Homem parece nada ser impossível. Os únicos limites apontados à ciência são os que ela própria encerra, decorrentes de conhecimentos ainda não plenamente desenvolvidos e capacidades ainda não totalmente dominadas. Mas estes limites intrínsecos à ciência afinal são sempre provisórios e ultrapassáveis. É neste progresso desenfreado que urge dominar, orientar o seu desenvolvimento, o que exige o estabelecimento prioritário de limites nas área de investigação a empreender. O problema do aparente irreprimível progresso científicotecnológico vem a ser travado pela bioética, entendida então primariamente como um meio de imposição de limites à ciência, através da criação de orientações diversas de pensamento e de acção que determinam modos de pensar e agir, de interpretar e de intervir, às vezes bem distintos entre si, e de normas que regulamentam algumas intervenções. O problema que se evidencia então como prioritário é o de defender a dignidade do Homem, de preservar a sua identidade face ao perigo eminente da sua artificialização. Exige-se assim uma reflexão sobre a especificidade do ser Homem que venha a possibilitar, com uma legitimidade acrescida fundada na identidade do Homem, o estabelecimento de parâmetros para a intervenção científico-tecnológica. Esta só se justificará na medida em que promova as condições de realização do Homem, que contribua para a perfectibilidade do seu modo de ser e de existir.
- Indicadores de Saúde Oral em AdolescentesPublication . Bica, Isabel; Marinho, Catarina; Cordinhã, Patrícia; Cunha, Madalena; Rodrigues, Vitor; Reis-Santos, MargaridaOs indicadores da saúde oral permitem mensurar o estado de saúde e higiene da boca. O presente, estudo de natureza descritiva e cariz transversal, foi realizado numa amostra constituída por 189 adolescentes com idades compreendidas entre os 11 e 17 anos, com uma média de idades de 13 anos (Dp=1.17), do concelho de Sátão, distrito de Viseu. A pesquisa teve como finalidade avaliar o Índice de Dentes Cariados, Perdidos e Obturados (CPOD), o Índice de Placa Bacteriana Simplificado e caracterizar as práticas de higiene oral dos adolescentes. Para o efeito, a avaliação dos indicadores de saúde oral foi efetuada por observação clínica. Em face dos resultados inferiu-se que os adolescentes apresentam saúde oral precária, com 34,9% de dentes cariados, a maioria apresenta placa bacteriana reveladora de deficientes práticas de higiene oral.Os resultados reforçam que o planeamento das intervenções de educação para a saúde em adolescentes devem considerar os valores dos indicadores de saúde oral.
- Learning Performance and School Dropout in Higher EducationPublication . Ferreira, Manuela; Cabral, L.; Campos, Sofia; Duarte, João; Margarida Correia Balula Chaves, Cláudia; Guiné, Raquel
- Medical paternalism or parental autonomy in decision making : a Portuguese study in premature newbornsPublication . Silva, Ernestina Maria Batoca; Osswald, WalterHealth care providers and parents may have distinctive roles in the decision-making process regarding the care and treatment of premature babies. In this paper, we explore the process of decision making among doctors, nurses, and parents in premature care units (neonatal intensive care unites, NICUs) located in the central region of Portugal. Forty-one semistructured interviews with doctors, nurses, and mothers were conducted and analyzed. There is evidence that the medical teams provide a considerable amount of information to parents of premature babies, although sometimes unfavorable prognostic data are omitted. Mothers showed a high degree of confidence in the skill and knowledge of the medical professionals and accepted the latter’s role in making decisions regarding the care and treatment of their premature babies. Only when invasive procedures or surgery were serious possibilities was something resembling written informed consent obtained. Ethics committees were seldom consulted. The results show that in the region surveyed, parents neither are invited nor appear to demand a role in making medical decisions that affect their babies. No conflicts between medical providers and parents were detected, suggesting that informed consent and the participation of parents in medical decisions regarding the care and treatment of their babies are not considered necessary or useful in this particular area by the respective parties, in contrast with the tenets of autonomy-based ethics.
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