ESEV - DCL - Artigo em revista científica, indexada ao WoS/Scopus
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Browsing ESEV - DCL - Artigo em revista científica, indexada ao WoS/Scopus by Subject "Cidadania"
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- Práticas pedagógicas no ensino superior: uma abordagem a partir da unidade curricular de Iniciação à Leitura e à EscritaPublication . Balula, João Paulo; Melão, DulceNeste artigo refletimos sobre o papel de estudantes e de docentes no século XXI, à luz das práticas pedagógicas desenvolvidas, ao longo de dez anos, no âmbito da unidade curricular de Iniciação à Leitura e à Escrita da licenciatura em Educação Básica. Partindo de um enquadramento teórico que contempla a pedagogia para a autonomia e a importância da leitura e da escrita no seu âmbito, traçamos os seguintes objetivos: i) refletir sobre a relação estabelecida entre os conteúdos programáticos da unidade curricular de Iniciação à Leitura e à Escrita e a sua articulação com as práticas pedagógicas implementadas; ii) indagar o contributo da literatura para a infância no âmbito da construção de uma pedagogia para a autonomia, nomeadamente no que concerne ao conciliar do trabalho autónomo dos estudantes com o trabalho desenvolvido em sala de aula. Concluímos que os percursos realizados nos possibilitaram escutar, de forma crescente, os estudantes, sendo a investigação levada a cabo no âmbito dos itinerários percorridos um auxílio importante para a renovação das nossas práticas pedagógicas. Em tal renovação, destacaram-se os percursos de leitura propostos, procurando, em permanência, reconstruí-los enquanto partilha que possibilitasse, aos estudantes e aos docentes, habitar, de modo renovado, exercícios de cidadania cada vez mais complexos.
- Topografias da sobrevivência em poemas de guerraPublication . Melão, DulceEste artigo apresenta uma proposta de mapeamentos do espaço em poemas de guerra, procurando indagar os modos como se reconfigura, por via dos veios temáticos que os poemas conglomeram. Para dar cumprimento a tal objetivo, parte-se de um referencial teórico que privilegia uma perspetiva experiencial do espaço e do lugar, em articulação com a geocrítica. A análise realizada lança luz sobre o cariz inóspito, subversivo, e provisório dos espaços vivenciados, expondo a sua relevância para a construção de topografias da sobrevivência nos poemas de guerra, enquanto precário refúgio da paz ansiada.