ESTGL - DGAT - Artigo em ata de evento científico internacional
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESTGL - DGAT - Artigo em ata de evento científico internacional by Subject "Conhecimento subjetivo"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Efeito de género na procura de informação e na motivação para comprar vinho: o papel do conhecimento subjetivoPublication . Marques, Carlos; Guia, AnaO processamento de informação e as motivações para a compra e consumo de vinho dependem de diversos fatores relacionados com o comprador e com a situação de uso. O género do comprador tem sido apresentado como um dos fatores com influência determinante no processo de compra de vinhos, nomeadamente no tipo e na quantidade de informação utilizada e nas dimensões de motivação. Este artigo introduz uma formulação alternativa dos efeitos de género, considerando-os indiretos, i.e. mediados pelo conhecimento subjetivo do comprador. A validação desta formulação foi efetuada com dados empíricos obtidos numa amostra de 523 compradores entrevistados no ato de compra em grandes superfícies retalhistas da Grande Lisboa e do Grande Porto. Os resultados obtidos atestam o papel mediador do conhecimento subjetivo, rejeitando o efeito direto do género sobre as referidas variáveis. A autoconfiança e eficácia na decisão que aparecem associadas a elevados níveis de conhecimento subjetivo justificam que os homens se sintam mais motivados para o consumo e procurem menos informação sobre o vinho para efetuar a compra