ESEV - DCDM - Artigo em ata de evento científico nacional
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESEV - DCDM - Artigo em ata de evento científico nacional by Subject "Desporto Escolar"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- O contributo dos Jogos Desportivos Escolares no processo sócio-desportivo de crianças e jovens em idade escolarPublication . Simão, Paulo; Saavedra, Francisco; José Miranda Gonçalves, FranciscoO Desporto Escolar, atividade de complemento curricular tem potencialidades educativas que permitem a crianças e jovens atingir caminhos de identificação coletiva, afirmação desportiva e diversidade social. O presente estudo nasce da preocupação em comprovar se os Jogos Desportivos Escolares assumem um papel preponderante no processo de socialização entre alunos de diferentes escolas; averiguar se os Jogos Desportivos Escolares funcionam, como instrumento para um aumento da sociabilidade dos alunos; saber se os Jogos Desportivos Escolares contribuem para uma melhor prestação dos alunos nas aulas de Educação Física. Através de uma metodologia quantitativa, de caráter descritivo, elaborouse um questionário, como, entre as fases regionais dos 2º e 3º ciclos, das escolas que participaram na Edição XXVI dos Jogos Desportivos Escolares. Concluiu-se que os Jogos Desportivos Escolares contribuem para o processo de socialização dos alunos em larga medida, com 99.6% dos mesmos a responder favoravelmente e a afirmar que formaram novas amizades. Verificou-se uma melhoria na capacidade dos alunos socializarem entre si, visto que 96% dos inquiridos afirmam aprimorar a sua capacidade de socializar e interagir. Concluiu-se que 97% dos alunos destacam a importância da sua participação na transferência positiva direta para o desenvolvimento de capacidades na disciplina de Educação Física.
- Estrutura e Organização do Desporto (em Idade) Escolar: Análise do Modelo de Barcelona e seu Contributo para a Realidade PortuguesaPublication . Avelar-Rosa, BrunoA análise realizada baseia-se na experiência do autor como Técnico Superior do Institut Barcelona Esports do Ajuntament de Barcelona (Pelouro do Desporto da Câmara Municipal de Barcelona) entre 2006 e 2009 e assume como objectivo observar a realidade estrutural do Desporto (em idade) Escolar, perspectivando a contribuição e papel de clubes, escolas e autarquias no estabelecimento de uma rede de desenvolvimento da prática desportiva nos jovens em idade escolar. Para tal, o modelo da cidade de Barcelona (e sua inserção na estrutura catalã) é utilizado como referência crítica relativamente à realidade portuguesa.